Alguém já disse que “um povo sem memória é um povo sem história”. Baseado nesta premissa é que o jornalista Alexandre Nóbrega montou e está lançando o site “Álbum de Memórias de Silva Jardim” (www.albumdememorias.com.br) que tem por objetivo recuperar e reunir num acervo virtual a disposição do público antigas imagens de pessoas, pontos e situações, entre outros aspectos do Município. Assim como contribuir para a preservação da memória histórico-documental da cidade. Segundo ele, que também é webmaster da Subsecretaria municipal de Comunicação Social, o portal é dividido em submenus por décadas (a princípio dos anos 10 aos 70) e documentos (digitalizados, datilografados/manuscritos e recortes de jornais, entre outros). Depois terá, também, dos anos 80 em diante.
Entre as muitas imagens estão as de filhos ilustres do Município, como o patrono da cidade, Antônio da Silva Jardim; a atriz Zezé Macedo e o jogador de futebol Jorge Mendonça; além de antigos atletas do União F.C., e políticos a exemplo de Santinho André. Nos documentos há certidões de nascimento (batismo) de Antônio da Silva Jardim e seus irmãos, conseguidos junto à Paróquia local (Nossa Senhora da Lapa); assim como um recibo de compra e venda da escrava Josefa, em 1856. Também fotos de prédios, eventos e outros acontecimentos em diferentes épocas. Embora tenha um caráter de utilidade pública em geral, o trabalho é uma iniciativa particular.
O autor da página busca parcerias com o empresariado local para ajudar na manutenção e solicita e aceita colaborações de munícipes que disponham de fotos e documentos antigos e queiram ceder (emprestar e/ou doar) para que sejam digitalizados e colocados no site e devolvidos em seguida. Os materiais saem com o crédito (nome) de quem os cedeu ou emprestou. As empresas que prestarem apoio financeiro também terão direito a veicularem banners publicitários na página principal do site como forma de contrapartida aos patrocínios.
O idealizador do site já conseguiu inclusive cópias de fotos e documentos através do
Departamento de Cultura da Secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), disponibilizadas do acervo do mesmo, por meio da diretora Carmem Valéria Freitas de Castro. Entre esses, o recibo de venda da escrava, as certidões de Antônio da Silva Jardim e fotos de Zezé Macedo. O acervo do site poderá, ainda, servir de base para futuras exposições temporárias e permanentes até mesmo no Centro Cultural Capivari que está sendo construído no prédio da antiga delegacia de polícia, no Centro da cidade.
Para capturar as fotos e documentos de seu interesse basta as pessoas colocá-los em modo de “slides-show” e clicarem em cima deles que será aberta outra janela do navegador através da qual elas podem mandar “salvar imagem” com a tecla direita do mouse. Alexandre solicita a quem souber as datas e nomes de pessoas que aparecem em fotos, assim como as origens dos documentos que lhe informem a respeito a fim de que ele também possa fazer a identificação das mesmas no site. O site está no ar desde o último dia 11/11/11. Maiores contatos para empréstimo e/ou doação de materiais podem ser feitos pelos telefones (22) 9761-8037 e 2668-2087.
Evaldo Peclat Nascimento
Fonte:
Nova Saquarema/Jornal Poiésis
0 comentários:
Postar um comentário