Por Renata Nery Foto Sandro Giron
Já está em funcionamento a mais nova Farmácia Popular do Brasil. Itaboraí ganhou a sua unidade na última sexta-feira (16) e disponibilizará gratuitamente remédios para tratamento da hipertensão e do diabetes, além de oferecer cerca de 108 medicamentos, com redução de até 90% comparado com os preços oferecidos por farmácias e drogarias particulares. A iniciativa beneficiará cerca de 200 mil pessoas. Esta é a 45º unidade implantada no Estado. Em todo país o programa já conta com 572 Farmácias Populares.
O prefeito Sérgio Soares, acompanhado do vice-prefeito, Rafael Vitorino, e do vereador Valdir Batista, lembrou do trabalho desenvolvido pela Prefeitura quando foi encaminhado ao Ministério da Saúde o pedido de instalação da unidade na cidade. “Mostramos que Itaboraí tinha o perfil para receber uma Farmácia Popular e realizamos todos os trâmites para que este momento (inauguração) chegasse. Espero que em 2012 possamos fazer muito mais e melhor pela saúde de nossa cidade”, discursou. O programa beneficia pessoas com dificuldades financeiras para manter o tratamento da doença em razão dos preços dos medicamentos no mercado. O secretário de Saúde, Cézar Alonso, discursou sobre as vantagens que o povo terá com a abertura da Farmácia Popular. “Medicamentos costumam pesar no bolso no final do mês. A Farmácia Popular vai facilitar o acesso a medicamentos necessários por um preço quase simbólico”; disse.
A inauguração da Farmácia Popular do Brasil em Itaboraí é fruto de uma parceria do município com o Governo Federal e proporcionará ao usuário um atendimento humanizado e acolhedor. “Este programa, somado a Farmácia Básica Municipal, que continua distribuindo gratuitamente medicamentos à população, vai atender a todos os públicos que, muitas vezes, não podem continuar seu tratamento por causa do preço dos remédios”, afirma o farmacêutico e coordenador da unidade, Maxwell Velasco. Seguindo o padrão do programa, o estabelecimento está equipado com aparelho de televisão e DVD para a exibição de campanhas do Ministério da Saúde. Todas as unidades têm estrutura adaptada à realidade regional, além de farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.
Para ter acesso a Farmácia Popular do Brasil, basta o interessado se dirigir a unidade com receita médica ou odontológica prescrita por profissionais da rede pública ou particular. Essa exigência busca evitar a automedicação, que pode causar intoxicação ou mascarar sintomas de doenças importantes. A Farmácia Popular do Brasil fica na Rua Vereador Hermínio Antunes Moreira, nº 129, no Centro (localizada entre o Conselho Tutelar e a Junta Militar). O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. Para obter informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos, a população pode acessar http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/elencoRP150611.pdf
Renata Nery Foto Sandro Giron
Fonte:
P.M.I.
0 comentários:
Postar um comentário