Por Renata Nery / Foto: Sandro Giron
O Rotary Club ficou lotado na noite desta quarta-feira (30) para a solenidade de formatura da segunda edição do Programa Nacional de Inclusão dos Jovens (ProJovem Urbano) oferecido pela Prefeitura de Itaboraí, em parceria com o Governo Federal. Além dos 219 alunos, estiveram presentes familiares, professores e os coordenadores pedagógico e executivo do projeto, Sheila Darci Marinho Monteiro e Roselena Dias da Mata.
Os estudantes ingressaram no Programa em abril do ano passado. Durante o ProJovem, eles assistiram aulas curriculares do ensino fundamental nas escolas municipais Genésio da Costa Cotrim (Reta Nova); Guilherme de Miranda Saraiva (Ampliação); Antônio Joaquim da Silva (Manilha) e Prof.º Pedro Alves de Araújo (Itambi) e participaram de práticas iniciais de qualificação profissional nas áreas de Administração, Turismo e Hospitalidade, Telemática e Participação Cidadã.
Angélica Linhares, moradora de Venda das Pedras e mãe de três filhos, participou do arco de Telemática. “Agora vou preparar meu currículo para as empresas que estão vindo para Itaboraí por conta do Comperj. Não posso perder as oportunidades que estão sendo oferecidas. No próximo ano, vou cursar o Ensino Médio. Agora, não posso mais parar”, destaca.
Em seu discurso, o prefeito Sérgio Soares afirmou que os alunos entenderam que o ProJovem Urbano era uma oportunidade que não poderiam deixar passar. “A educação é a base que forma uma sociedade e, por isso, minha gestão prioriza e investe nesta área. Acho que vocês devem estar com a sensação do dever cumprido. Mas não pensem que já acabou. Todos são capazes de avançar mais, cursar o ensino médio e até uma faculdade”, destacou.
O ProJovem Urbano possibilita que jovens entre 18 e 29 anos concluam o Ensino Fundamental e tenham uma iniciação profissional em 18 meses de estudo. Além disso, os estudantes recebem uma bolsa auxílio no valor de R$100,00 mensais durante o projeto.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, o objetivo é recuperar a cidadania, inserir os alunos na sociedade e capacitá-los para o mercado de trabalho. “Vocês são vitoriosos por chegarem até aqui. Com a ajuda de seus familiares, vocês podem ir muito mais longe. Agradeço ao Prefeito Sérgio Soares pelo empenho na área da educação e quero aplaudir os professores e diretores, que se dedicaram e abriram as portas da escola para que o ProJovem fosse realizado”, afirmou.
Fonte:
Texto e foto: P.M.I.
0 comentários:
Postar um comentário