EM RIO BONITO SE VOCÊ NÃO TIVER PLANO DE SAÚDE ESTÁ MORTO
É, meus amigos e amigas,
Sofri na pele o que o povo da nossa cidade está sofrendo. Para quem não sabe, no inicio da noite de sábado (02/11), meu pai foi vitima de um AVC e no caminho de Boa Esperança até o Centro da Cidade ele teve uma parada cardíaca e graças ao meu amigo e vizinho ANTONIO CARLOS, enfermeiro na unidade do SAMU, meu pai ainda está vivo. Este profissional a todo momento fazendo massagem cardíaca em meu querido pai, e também não posso esquecer do motorista que fez tudo para levá-lo o mais rápido possível para o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV).
Lá chegando, porém, foi um verdadeiro terror para minha família. Se não bastassem os problemas com a saúde do meu pai, ainda tivemos que lidar com um camarada que se dizia segurança e/ou atendente, completamente despreparado para situações de emergência e ainda se fazendo de dono da verdade. Quase perdi as estribeiras com este individuo, que com certeza não demonstrou conhecer sua função de orientar e agilizar o atendimento, só conseguiu atrapalhar e enervar a todos nós, já extremamente estressados com a situação.
Minha irmã estava junto ao meu pai e de repente veio o tal segurança falando grosserias, para ela sair de onde estava e acalmar a minha mãe e se não bastasse esta pessoa que se mostrou tão inconveniente, ainda apareceu um ortopedista que todos dizem ser um verdadeiro CAVALO, dizendo que era para acalmar a minha mãe que ela já estava passando dos limites. Qual seria mesmo o limite? Qual limite mesmo que ele queria que fosse aceito, se a família, se todos nós estávamos nos sentindo reféns da decadência e inoperância do hospital frente um quadro gravíssimo, sem aparelhos, sem pessoas especializadas para tais ocasiões, e ao contrário, só pessoas sem profissionalismo que só estavam ajudando apenas a conturbar o ambiente?
Deixando esta parte de lado e indo direto às condições do nosso HRDV, que é lamentável. Segundo informações, os repasses da PMRB estão chegando, SUS e até recursos próprios e segundo pessoa ligada ao atual governo, o repasse da Prefeitura (recurso próprio) aumentou. Porém o que se vê chega às raias da irresponsabilidade. O tomógrafo está QUEBRADO, e olha que é alugado, nestes casos, geralmente há um serviço conjunto de reparos, mas não é o que ocorre. O aparelho para eletroencefalograma também está QUEBRADO. PIOR AINDA, nem mesmo respirador o hospital tinha, o tubo para respirador muito menos, se não fosse a do SAMU meu pai estaria morto. Com pode isso? Como chegar a este ponto de sucateamento????
Se não bastasse todos os problemas, ainda há outra pendências. Por exemplo, em toda e qualquer birosca de nossa cidade, frequentada por homens e mulheres tem dois banheiros, sendo um masculino e outro feminino, mas no HRDV há um banheiro coletivo, como disse o rapaz no corredor “O BANHEIRO É UNISEX”. Chega a ser irreal esta coisa e tudo mais, inacreditável, mas pior é que está acontecendo mesmo. È uma VERGONHA tudo isso!
AGRADECIMENTOS SÂO NECESSÁRIOS!
Quero agradecer ao ANTONIO CARLOS e seu companheiro (motorista) da unidade do SAMU, que infelizmente esqueci o nome.
Ao Dr.º Emerson que foi sincero e direto conosco, ou seja, ali não tinha condições dele ajudar meu pai, pois ali se permanecesse, meu pai viria a óbito. Além da sinceridade, ele foi além de profissional um GRANDE SER HUMANO, reconheceu e respeitou nossa dor, dando noticias a todo o momento.
À atendente Dayana que além de realizar seu trabalho com competência, ainda nos confortou na hora da dor, fez seu papel e demonstrou que nem todos os funcionários são como o tal segurança e o tal ortopedista CAVALO.
ALERTA PARA A PREFEITA:
- Senhora Prefeita,desde 2010 o Governo Federal determinou que todas as unidades móveis do SAMU tivessem desfibrilador. Porque as de Rio Bonito não têm?
- A senhora está com mania de desapropriação, clubes, fazendas e outros. Se a senhora quer desapropriar, então antes de tudo desaproprie o HRDV e salve o povo desta cidade, pois do jeito que está a coisa só vai piorar, faça do mesmo um Hospital Municipal, mas que este funcione de fato.
- Fiscalize o dinheiro que está sendo enviado para o HRDV, veja onde ele está sendo investido/gasto.
ALERTA PARA O DEPUTADO
Não adianta apenas destinar verbas Deputado Marcos Abrahão, o senhor tem que participar, tem que cobrar, pois além de ter sido eleito pelo voto dos riobonitenses, o senhor também é morador desta cidade. Como disse ano passado eu digo hoje, "Por onde andas Marcos Abrahão?".
ALERTA PARA ADMINISTRAÇÃO DO HRDV:
- Como eu já tinha dito antes eu volto a repetir, não adianta ter bons caçadores se os cachorros não prestam, trabalhem dentro das dificuldades, mas não deixe a população sem saber destas dificuldades, ter a população ao lado de vocês é o que necessitam neste momento, mas preferem fechar-se como uma noz, preferem o silêncio, preferem esconder o que anda de errado no hospital. Revejam os contratos de prestação de serviço, observem as cláusulas, quem locar um aparelho tem que ter no mínimo dois destinados a mesma locação, isso é um principio primário em qualquer ato comercial, principalmente pelo alto risco que é ter um equipamento quebrado em um hospital.
IMPORTANTE - Do faxineiro à diretoria, o que passa é um total despreparo. Estão sem qualquer condição de atender o publico, principalmente atendimento em casos como relato acima. Se possuem gravações da portaria, percebam o que anda ocorrendo, se as tem realmente, prestem atenção nas gravações de até duas semanas atrás, porque eu ouvi outras reclamações. O DESPREPARO É VISIVEL, meu pai finalmente foi atendido por uma UTI MÓVEL, quem veio buscá-lo e levou mais de uma hora para chegar. Ao chegarem reclamaram que ele não havia recebido qualquer preparo para o resgate e a transferência necessária para um local com condições de atendê-lo, isto é, durante o tempo de espera não fizeram absolutamente nada. Isto é LAMENTÀVEL e DECEPCIONANTE!
Alex Hudson
Rio Bonito - RJ
0 comentários:
Postar um comentário