CHUVAS E MOSQUITOS DA DENGUE - ESTOU PREOCUPADO
Bom dia, meninos e meninas
Acordei hoje preocupado com as possíveis consequências do que venho percebendo em nossa cidade. Há muito lixo, galhos, entulhos, mato entre muitas outras coisas espalhadas pela nossa cidade. A Matilde (minha máquina fotográfica) não aguenta mais tantas fotos destas irregularidades, não é exclusividade apenas de determinada rua, local, tais problemas são diariamente percebidos em toda cidade.
A tal empresa "vermelhinha”, a qual o povo diz ser de Paulo Melo, nem sei se é mesmo dele, mas há questões que nos faz acreditar que a mesma pertence a ele ou algum amigo do Deputado, pois as placas dos veículos são de Saquarema . O que vem acontecendo é que eles fazem o que querem, pois até mesmo o Encarregado de limpeza anda reclamando, assim como os Secretários e os Vereadores da base aliada, mas nada muda, ou seja, a empresa não está adequada à realização de um serviço de qualidade. Este DESgoverno está na mão deste senhor - todos nós sabemos - e nós a mercê dos serviços desta empresa que parece não ter qualquer experiência com este tipo de trabalho, nem dá sinal de querer habilitar-se a isto.
Anteriormente havia gari todos os dias em minha rua, agora o gari só aparece por aqui no máximo duas vezes ao mês e olhe lá, faltam trabalhadores(as) para realização deste trabalho, que é de suma importância para a cidade.
Quanto à coleta de entulhos, galhos de poda e outros, a Prefeitura por sua vez não vem realizando o trabalho como deveria, isso podemos perceber nas calçadas e terrenos baldios da nossa cidade. Então, estando tudo isso junto e misturado, poderemos ter a noção que as chuvas e o mosquito da dengue irão provocar em nossa cidade uma verdadeira calamidade publica. O vírus da dengue vem se comportando de forma diferenciada. Além dos quatro tipos conhecidos, há pouco tempo foi verificado que originou-se na Malásia um quinto tipo. Sabemos hoje que com a globalização, e as pessoas tenho acesso a vários lugares do mundo o tempo todo, facilitam a disseminação de diferentes microrganismos. Com relação aos vírus e bactérias que sofrem frequentes mutações, é necessário muita cautela por parte dos órgãos oficias de Saúde Pública.
Em relação à população, não se acomodem se todos na família já tiveram dengue, achando que estão imunes, e assim já não precisam tomar tanto cuidado. Bebês e idosos ao redor de suas residências podem não estar imunes, e assim cada um deve estar cuidando de todos para uma verdadeira ação em Saúde Coletiva. E principalmente, com as mutações, nunca se sabe se a pessoa está realmente imune ou não a um novo surto de dengue. Cada um já deve ter ouvido e visto na televisão quais são os cuidados relativos a evitar a proliferação do mosquito da dengue.
A partir do dia 3 de fevereiro haverá uma ação contra dengue, vamos ver com será a mesma, e se haverá competência das comissão organizadora para que tal campanha seja efetiva. Na página da Prefeitura o anúncio se atém aos dias onde as localidades serão visitadas, mas não avisam como, quais as ações pretendem fazer. Apenas dizem que vão “ planejar a ação, que tem como objetivo implementar atividades de conscientização e de combate aos focos mosquito Aedes Aegypt”. Para mim isto está muito lúdico e inócuo. Nada vi sobre equipes destruindo focos, aspergindo inseticida, removendo entulhos, multando pessoas e empresas, distribuindo panfletos, falando às crianças. Será apenas um dia, no bairro tal e tal? E o que mais??
O governo municipal precisa ver que ações conjuntas e constantes são necessárias, pois é melhor impedir o fogo do quem apagar incêndios. Não queremos epidemias por aqui.
Alex Hudson
Rio Bonito - RJ
0 comentários:
Postar um comentário