O DIA EM QUE O SENADOR FOI “A” LUA…
Bom dia meus amigos e amigas,
Quem foi lá no “Lona na Lua” na ultima sexta-feira (23/05) fez parte do movimento democrático do nosso Estado, tal como no evento anterior do outro candidato. Zeca Novais abriu o espaço e sua iniciativa está dando frutos, pois o povo está participando, ainda uma participação tímida, mas já é de grande ajuda.
Pelo andar da carruagem podemos mesmo supor que as eleições serão decididas aqui (internet) e em encontros como o que aconteceu na sexta, devem ser repetidos com os outros candidatos, pois é assim que se conscientiza uma cidade, uma região, um estado, uma nação.
ORÇAMENTO TERRITORIALIZADO
Quem não conseguiu ir realmente perdeu, mas eu vou lhes repassar as coisas que ouvi e gostei, principalmente porque não percebi promessas mirabolantes e sim intenções de muito trabalho. Uma delas, a ORÇAMENTO TERRITORIALIZADO, ou seja, a DESCENTRALIZAÇÃO do orçamento, isso é de suma importância para qualquer cidade como a nossa, dividir o Estado em regiões e a cada região ser direcionado um orçamento é tudo que nosso Estado necessita, pois ninguém melhor que nós para sabermos nossas dificuldades. Eu irei dar um exemplo de como seria, percebemos o asfalto colocado em cima de paralelos em nossa cidade, enquanto isso diversas ruas sem calçamento e ou asfalto, ou seja, no chão, com a descentralização o povo irá escolher não o Estado, isso é bom para as prefeituras e ótimo para o povo. Por outro lado, penso que seria uma forma de manter uma boa atuação das prefeituras, pois as mesmas só seriam contempladas com os repasses das verbas solicitadas, mediante o cumprimento de suas metas de governo, mediante o grau de satisfação da população, e de um contínuo desempenho público realmente inovador e progressista.
ESCOLA INTEGRAL
Outra coisa que gostei de ouvir foi sobre o retorno da escola integral. Todos então podem pensar que será igual aos CIEPs, e sim, a idéia inicial foi o sonho de Darcy Ribeiro, mas esta ação reciclada e voltada para nossa atualidade, manterá os jovens nas salas de aula, motivados, construindo o seu futuro, longe do caos das ruas. Na escola eles terão realmente cultura, educação e tecnologia. Obviamente, o Estado terá que dar um salto quântico em relação a bons salários aos professores, boas condições instrumentais para as aplicações pedagógicas e constante nivelamento e reciclagem dos mesmos para manter a qualidade do ensino. Para ter bons alunos, os professores têm de estar satisfeitos, habilitados e conscientes de seu papel. Nada mais de greves e ausências não justificadas, nada de reclamações sobre falta de material, nada mais de desrespeito e frustração de metas. Idéias antigas como as de Darcy Ribeiro associadas à competente gerenciamento profissional voltado para os resultados, sem mais delongas e rapapés.
Interessante é que o Senador Lindberg Farias parecia não querer mais sair de dentro do espaço do “Lona”. Ele ficou maravilhado com o projeto, afirmou que em cada bairro deste Estado poderia ser erguida uma lona igual a que temos, pois isso leva cidadania e principalmente constrói futuros pensadores e formadores de opiniões.
Até o momento, ainda não tenho candidato ao governo do Estado, mesmo porque ainda não ouvi todas as propostas e espero poder ouvir, tal como ouvi ontem, do mesmo modo como ouvi dias atrás do outro candidato. Tomara que venham ao “Lona” o atual governador Pezão, o Ministro Crivella e outros, pois necessitamos nos politizar. É nosso direito participar, é nosso dever fazer a nossa parte.
Alex Hudson
0 comentários:
Postar um comentário