quarta-feira, fevereiro 05, 2020

Vigilância Sanitária municipal determina interdição da água mineral Ipanema em galão de 20 litros


A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, da Secretaria municipal de Saúde, determinou a interdição cautelar da água mineral da marca Ipanema, vendida em galão de 20 litros, de responsabilidade da Aqua Glass Indústria e Comércio de Água Mineral Ltda. A empresa fica localizada em Rio Bonito (RJ). A decisão — válida para o município do Rio — tomou como base o laudo de análise 828.1P.0/2020, emitido pelo Laboratório Municipal de Saúde Pública, que considerou o resultado insatisfatório.

Segundo o órgão, havia presença de bactérias (coliformes totais e pseudomonas), indícios da falta adequada de higiene dos galões e, por consequência, contaminação do produto. A interdição cautelar afeta os lotes fabricados desde 22 de janeiro.


A ação da Vigilância foi organizada a partir de queixa recebida por meio da Central 1746. O problema ganhou visibilidade com a denúncia de um consumidor que comprou um galão de água num estabelecimento em Botafogo, na Zona Sul do Rio, e percebeu que tinha cor amarelada e cheiro forte. A informação foi divulgada à época pela BandNews FM.

De acordo com a Vigilância, no local, a equipe apreendeu 15 unidades do produto, com cinco galões mantidos no estabelecimento para a contraprova e dez levados para o laboratório localizado em São Cristóvão.

"Essas bactérias são oportunistas e podem causar infecções em pessoas com baixa resistência. Por isso, como medida de prevenção aos riscos à saúde do consumidor, adotamos a interdição cautelar até que todo o processo seja encerrado", explicou a médica-veterinária Aline Borges, coordenadora de Alimentos da Vigilância do Rio.

Vale lembrar que o galão é uma embalagem reutilizada com validade de três anos.

Empresa será notificada

Nesta quarta-feira, a Vigilância vai notificar a Aqua Glass Indústria e Comércio de Água Mineral Ltda., que terá até dez dias para solicitar defesa e perícia de contraprova. "Como a empresa fica em outro município, a Vigilância Sanitária do estado será acionada para que a inspeção seja realizada na fonte", informou o órgão.

Os estabelecimentos comerciais que vendem a marca deverão retirar o produto das prateleiras, até que a comercialização seja liberada ou os galões sejam definitivamente recolhidos pelo distribuidor. As informações constam da Portaria 527, publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (dia 5).

Quem descumprir a determinação estará sujeito a penalidades (apreensão, suspensão ou proibição de venda, propaganda ou fabricação do produto, multa, interdição ou cassação de registro ou licenciamento).

Ainda de acordo com a portaria. agentes de fiscalização sanitária deverão inspecionar os estabelecimentos para verificar o cumprimento da determinação.

O EXTRA ainda não conseguiu contato com um responsável pela empresa.

Orientações da Vigilância

- O produto deve ser armazenado em local fresco e ventilado. Se a luz solar incidir diretamente sobre o produto, pode causar alteração na coloração, influenciando na qualidade do material de embalagem e podendo facilitar a contaminação por agente externo.

- A água não pode ser armazenada perto de produtos como detergentes e outros usados para a higienização domiciliar ou em locais que comercializem produtos voláteis, como postos de gasolina.

- Nos estabelecimentos comerciais, o produto deve estar exposto ou armazenado sobre prateleiras ou pallets, nunca sobre o piso.

- O consumidor deve sempre verificar a rotulagem e o prazo de validade.

- Se o consumidor identificar sabor ou odor na água adquirida, deve fazer o registro na Central 1746 e guardar a embalagem com o produto para que a Vigilância possa rastrear o fornecedor e os lotes.

Fonte: Jornal Extra






 CLIQUE  na Imagem abaixo e será   direcionado para o WhatsApp!!!

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)