terça-feira, novembro 08, 2011




A Rede Cegonha, lançado pela presidente Dilma neste ano (foto) será o tema do encontro que acontece nesta segunda e terça-feira ( 8 a 9 de novembro), das 8h as 17 horas, no Hotel Pedras Negras, em Rio Bonito.


Reportagem: Denilson Santos


Vários profissionais de saúde dos municípios da Região Metropolitana II estarão reunidos no Hotel Pedras Negras, em Rio Bonito, nos dias 8 e 9 de novembro, com objetivo de realizar oficinas de trabalho para planejamento da operacionalização da fase 3 da implantação da Rede Cegonha nas cidades e região. Os problemas identificados pelo Ministério da Saúde e que influenciaram na elaboração do programa vão desde o elevado número de gravidez indesejada, dificuldade de muitas mulheres de terem acesso aos exames de pré-natal de qualidade, práticas inadequadas de parto, além da costumeira peregrinação de gestantes, geralmente da periferia das grandes cidades, em busca de uma maternidade. No país, 25% dos óbitos infantis ocorrem no primeiro dia de vida. Os dados de 2009 apontam que nessas cidades 4.619 óbitos neonatais por ano, o que representa 15,72% do total de óbitos neonatais ocorridos no país em 2009. Os números apontam, não para falta de acesso ao pré-natal, mas para uma falta de qualidade no exame, problema que vem preocupando o governo.

De acordo com a secretária de Saúde de Rio Bonito, Maria Juraci Dutra, a Rede Cegonha foi inspirado no Cegonha Carioca, lançado pela Prefeitura do Rio de Janeiro no ano passado. O programa prevê a vinculação do pré-natal ao parto, com acompanhamento de cada fase da gestação. Para as mães assíduas aos exames de pré-natal, o programa oferece enxoval completo, ambulância na porta de casa e visita prévia para conhecer a maternidade onde será feito o parto.


Fonte:

P.M.R.B.

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)