Evaldo Peclat Nascimento
Aproximadamente duas mil pessoas já viajaram nas linhas de ônibus do Serviço Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), “Expresso Capivari”, lançado no último sábado (17/12) em rápida solenidade pelo Prefeito Marcello Zelão, no ponto final de embarque, na Praça Amaral Peixoto. Segundo o diretor do SMTU, Leonam Tobias Costa, nas dez linhas existentes, só na última terça-feira (20) circularam cerca de 800 pessoas. Os usuários estão satisfeitos com o lançamento do serviço. O preço da passagem é R$ 1,00 para todos os percursos.
Os coletivos (nos modelos microônibus e convencionais) fazem os itinerários do Centro de Silva Jardim para as localidades de Lagoa de Juturnaíba, Mato Alto, Caxito (via Imbaú), Aldeia Velha, Bananeiras, Gaviões, Pirinéus, Cesário Alvim (Via Varginha) e Goiabal (Via Coqueiro), além da linha Circular (Centro, Cidade Nova e Fazenda Brasil). De acordo com o assessor operacional de Tráfego, Wladimir Delphino da Silva, a linha que apresenta o maior movimento até agora é a Silva Jardim—Cesário Alvim (Via Varginha). Os carros fazem ponto final no trecho da Rua Silva Jardim junto à Praça Amaral Peixoto e ao Bar do Gilson, no Centro.
Os veículos circulam até as 19 horas, mas, seguindo sugestão do prefeito Marcello Zelão, em ocasiões de festas também deverão rodar durante a madrugada a fim de atender as pessoas que participarem delas. O prefeito, por sinal, é um dos mais entusiasmados com o novo serviço e sempre que pode vai até o ponto de embarque conversar com os usuários sobre a implantação. Como nas empresas particulares, no SMTU também é mantido o direito às gratuidades. Nos microônibus, por exemplo, depois que as duas vagas regulamentares são ocupadas, os demais que também tenham direito (idosos e portadores de necessidades especiais, entre outros) entram e saem pela porta traseira, sem limite de quantidade.
As viagens inaugurais do SMTU foram para as localidades de Gaviões, Aldeia Velha, Bananeiras, Mato Alto, Cesário Alvim, Caxito e Pirinéus além da Circular. Elas começaram a rodar às 12h30min de sábado (17).
As opiniões
A massoterapeuta Silvana Dias Batista, residente em Fazenda Brasil, é uma das que estão contentes com o novo serviço. Segundo ela, o município há muito tempo precisava dele. Ela é natural de Campos dos Goytacazes e reside em Silva Jardim há 14 anos. Silvana achou interessante, ainda, o valor da passagem que é bem acessível à maioria dos usuários.
Já a doméstica Maria Cândida Gouvêia, de 55 anos, moradora em Varginha, disse que o lançamento do serviço “foi uma bênção”, pois até então ela e outras pessoas tinham de pagar R$ 6,00 na empresa particular sempre que queriam se deslocar até o Centro da cidade e vice-versa. “Quem trabalha, ganha pouco e precisa viajar todos os dias, então, não tinha como arcar com essa despesa”, analisou.
A implantação também está beneficiando e agradando o comércio local, já que a circulação dos coletivos vem aumentando o fluxo de pessoas no Centro da cidade. “Agora, até as pessoas que moram em Cesário Alvim e Caxito, por exemplo, que achavam mais fácil ir direto a Rio Bonito fazer compras, aproveitando a viagem e a passagem na outra empresa, já podem vir para o Centro de Silva Jardim”, observou o comerciante Gilson, do Bar Sr. Alfredo. Tanto que as primeiras estatísticas do tráfego apontam as referidas linhas como as que apresentam maior volume de passageiros até o momento.
O que é o SMTU
O SMTU é uma autarquia municipal com personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira próprias. Seu objetivo fundamental é proporcionar a prestação direta de serviços de transporte a pessoas e bens nas áreas urbanas. Ao empossar o economista Leonam Costa no cargo de presidente, no último dia 13/05, o prefeito Zelão destacara que a criação cumpre mais uma de suas promessas de campanhas.
Na ocasião o prefeito lembrara que este é o segundo organismo desta natureza no Município (o primeiro é o Instituto de Previdência de Silva Jardim -- IPSJ), e que vai resolver o grande problema de transporte da cidade, principalmente para o interior. O vice-prefeito, Fernando Augusto, destacara que a implantação também desafogará o serviço de transporte escolar, que vinha conduzindo os passageiros até agora.
Leonam lembrara que já dispunha de um levantamento, feito pela Secretaria Municipal de Transportes, apontando que o município conta com uma demanda de oito mil passageiros por mês; e que a aceitação do cargo representa um desafio para ele. A princípio, o SMTU deverá contar com um ônibus para cada distrito, fazendo uma média de três viagens por dia. “Zelão me disse que quer a maior mobilidade das pessoas, assim como a melhoria da qualidade de vida dos munícipes; e vi nisso uma grande oportunidade de fazermos um trabalho diferente, para o qual esperamos contar com a colaboração de todos os secretários”, ressaltara.
Zelão observara que não ia pedir a colaboração, mas sim “exigir” que todos colaborem e façam o SMTU funcionar e virar modelo na Região, como já tem acontecido com outras iniciativas adotadas no município. E frisou que a criação do SMTU é a realização de um sonho, que se alongava desde 2005, época a partir da qual a cidade não contava com transporte coletivo.
Além de facilitar de modo geral a vida dos usuários, a implantação do SMTU também incentivará o desenvolvimento da economia local, pois colaborará com o deslocamento das pessoas aos centros comerciais para suas compras. Facilitará, ainda, o comparecimento aos serviços médicos e para a resolução de outras questões diárias.
Enquanto não obtém a sua sede própria, o SMTU ficará sediado na Secretaria Municipal de Transportes (Semtran), no bairro Fazenda Brasil. O patrimônio da Autarquia será constituído dos bens e direitos transferidos pelo Município de acordo com sua dotação orçamentária e dos que ela própria adquirir. Sua administração será formada por, além do presidente, uma Assessoria Jurídica, Gerente Operacional e Assessoria Operacional. A criação do SMTU, constante da Lei nº 1.554/2011, foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 20 de abril passado.
Evaldo Peclat Nascimento
Fonte:
P.M.S.J.
0 comentários:
Postar um comentário