sexta-feira, dezembro 23, 2011

Relatório indicou deficiência no projeto e preços superfaturados

Rio - A Linha 3 do metrô, que fará ligação de Niterói a Itaboraí até 2014, está com o repasse de verba federal suspenso. A decisão foi tomada ontem, após votação de parlamentares da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, no Congresso Nacional, em Brasília.

O projeto apresentou deficiência e sobrepreço (superfaturamento) na aquisição de produtos e serviços, segundo apontou o relatório do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves.

Segundo o estado, o custo da Linha 3 seria de R$ 1,5 bilhão. O transporte terá capacidade para 350 mil passageiros diariamente e irá beneficiar 1,7 milhão de habitantes.

Apesar da suspensão, os repasses poderão ser retomados caso as irregularidades sejam sanadas. Para isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) deve comunicar a solução dos problemas à Comissão Mista de Orçamento, que poderá autorizar os pagamentos por decreto legislativo.

Em nota, o estado afirmou que a obra foi licitada em 2001 e que, ano passado, o TCU fez questionamentos sobre o projeto básico. A Secretaria de Obras afirma que teve reuniões com o TCU e que fez os detalhamentos solicitados. Afirmou ainda que continua confiante na liberação da obra no início de 2012.


Fonte:

Jornal O Dia

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)