sábado, março 24, 2012

A população de Maricá tem razão em temer a construção do emissário do Comperj. Porque atrelado a ele, o governo do estado do Rio de Janeiro pretende investir aproximadamente 5,5 bilhões de reais.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, o empreendimento Terminais Ponta Negra (TPN), que será instalado na Praia de Jaconé, em Maricá, pela empresa DTA Engenharia, pode ser chamado de Porto do Pré-Sal, já que é destinado à tancagem do óleo a ser produzido naquela região.

Este porto funcionará para escoar todo o óleo obtido pelo Comperj, em Itaborái, além de abrigar de volta os derivados petroquímicos obtidos pelo refino.

O porto terá capacidade para receber 850 mil barris de petróleo por dia, o equivalente a 40% da atual produção do país, e há a promessa que vai contar com uma nova tecnologia contra vazamento de óleo.

Atrelado a esse projeto grandioso, além da infraestrutura portuária e terminais de armazenagem de combustíveis, o terminal vai contar também com um estaleiro de reparos offshore, baseando-se que as condições naturais propiciam a recepção de embarcações com calado de até 30 metros, substituindo a utilização do Tebig, o terminal da Petrobrás em Angra dos Reis, liberando a atividade de petróleo de Ilha Grande. O que para mim, em outras palavras vai despir um santo para vestir outro.

Só mesmo com uma tecnologia de tolerância zero na margem de erros e derrames, vai salvar aquele paraíso natural de uma grande deteriorização.



Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)