O governador Sérgio Cabral e o vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão, entregaram à população de Silva Jardim, na Baixada Litorânea, o 36º Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Na inauguração, que aconteceu na última terça-feira (30/4), também estavam presentes o secretário Gustavo Tutuca e o presidente da Faetec, Celso Pansera, além de diversas autoridades regionais.
De acordo com o governador Sérgio Cabral, a nova unidade dará novas perspectivas de emprego e renda para aproximadamente 25 mil habitantes que fazem parte do município.
– Com uma boa capacitação, aumentam-se as chances de ganhar melhor. As profissionalizações oferecidas pela Faetec irão facilitar o ingresso no mercado de trabalho e poderão ainda atrair moradores das cidades vizinhas. Toda essa oferta irá assegurar a dignidade da população da região – ressaltou o governador.
Fotos: Bruno Barreto / Faetec
A unidade tem capacidade para formar 1.400 alunos por ano em cursos profissionalizantes gratuitos, com duração de 10 e 20 semanas. São eles: Operador de Computadores; Montagem e Manutenção de Computadores; Auxiliar em Administração de Redes; Pedreiro de Alvenaria; Aplicador de Revestimento Cerâmico; Encanador Instalador Predial; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Modelista; Costureiro, Bordado e Customização e Operador de Máquina de Corte de Roupas.
– Estamos entregando o 36º CVT do Estado, que quer crescer e se desenvolver com qualidade. Precisamos atrair os investimentos, investir em infraestrutura, atrair as empresas, mas também qualificar o cidadão. O Governo do Estado vem enfrentando esse desafio, melhorando a qualidade do Ensino Médio e também o problema da capacitação profissional – disse o secretário Gustavo Tutuca.
Em abril deste ano, a Rede abriu a segunda rodada de cursos de Formação Inicial e Continuada, ofertando 216 vagas para o novo CVT. As aulas começarão no dia 13 de maio. E a expectativa é de que em junho já sejam oferecidas 600 novas oportunidades na unidade.
– Quase não há mão de obra especializada para as áreas de Informática, Construção Civil e Moda, o que justifica a entrada deste novo CVT que irá alavancar a economia do município. É um investimento estratégico, que visa identificar o potencial crescente de empregabilidade nesta e em outras áreas – garante o presidente da Rede Faetec, Celso Pansera.
Com investimento de R$1.477.374,02, a moderna unidade tem área total de 1.173,92 m². De ampla estrutura, o espaço conta com laboratórios de ponta e oficinas para o desenvolvimento tecnológico e profissional dos alunos. O CVT Silva Jardim fica localizado na rua Padre Antônio Pinto, lotes 9 e 10, quadra A, Santo Expedito, 1º Distrito, em Silva Jardim.
Fonte:
FAETEC
0 comentários:
Postar um comentário