CONHECIDOS OS PRIMEIROS CAMPEÕES INDIVIDUAIS DOS JOGOS ESTUDANTIS
12 alunos vencedores nas modalidades Badminton e Tênis de Mesa irão representar o Rio de Janeiro na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, no fim do ano
Torcida vibrante, algumas lágrimas e muitas vitórias. Estes foram alguns dos ingredientes das competições de badminton e tênis de mesa, que aconteceram neste sábado (15/06), na sede do América Futebol Clube, na Tijuca, Zona Norte do Rio. As modalidades individuais foram as primeiras que já revelaram os representantes do Rio de Janeiro na disputa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A vaga é assegurada ao campeão e ao segundo colocado nas disputas simples (individuais). Ao todo, 12 atletas conquistaram a vaga durante os Jogos Estudantis, principal competição entre escolas públicas de privadas do estado. O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, André Lazaroni, acompanhou algumas partidas, premiou atletas e conversou com alguns deles.
- O estado do Rio de Janeiro já promove os Jogos Estudantis há algum tempo. Neste ano, temos uma maior participação no número de alunos e escolas. O objetivo é implementar cada vez mais participantes nos Jogos Estudantis. É importante, pois será daqui que sairão dos campeões estaduais que irão representar o Rio de Janeiro nos jogos nacionais. Temos alguns jovens atletas que são promessas para 2016 e já estão participando das competições nacionais. Os Jogos Estudantis visam à integração social, traz o fair play e ensina o jovem a ganhar e perder. A gente produz talentos não só para 2016, mas também talentos para a vida – ressaltou o secretário André Lazaroni.
Secretário André Lazaroni entrega as medalhas aos campeões do Badminton / Fotos: Marcelo Santos
Neste sábado, apenas a categoria A (feminina e masculina) do badminton entrou em quadra. Por dois sets a um, Claudia Macedo venceu Thaís Ferreira e se consagrou campeã. Estudante da Escola Municipal Sobral Pinto, na Praça Seca, Claudia, de apenas de 13 anos mostrou tranquilidade durante as partidas iniciais, o que a ajudou a chegar à final. Já na disputa do masculino, quem jogou melhor foi Jonathan Santos ao vencer, na final, Donnians Lucas, por dois sets a zero. Jonathan, aluno da Escola Professora Felicidade Moura Castro, na Taquara, tem 13 anos e, ao fazer dupla com o Donnians no Panamericano Jr (2010 e 2011), conquistou o bronze e a prata, respectivamente.
- Eu não conhecia nada sobre badminton. Um amigo me levou para jogar uma vez, gostei e comecei a praticar. Estou feliz por ter vencido, pois me concentro muito durante a partida. Tem que ter muito preparo físico mesmo. Mas faz parte. Não levo o badminton só como um esporte, mas também como uma profissão. Quero ser campeão mundial, na Olimpíada, em tudo – afirma o jovem atleta. – É muito trabalho e esforço. O segredo é entrar com objetividade e ter uma meta para seguir – falou o segundo colocado, Donnians, de 12 anos e aluno do Pedro II (São Cristóvão) e conquistou a medalha de bronze no campeonato Panamericano Jr. (2008), na Guatemala e no de 2010, na Republica Dominicana, além da medalha de prata (2011), na Jamaica e em 2012, no Canadá.
O Subsecretário de Esporte e Lazer, Manoel Gonçalves, também esteve presente e entregou aos campeões, medalhas e troféus. O subsecretário destacou a crescente participação de meninas nas competições.
- Semana passada, assisti a um jogo de futsal feminino, em Casimiro de Abreu. Hoje, no badminton e no tênis de mesa, as meninas deram um show. É muito bacana ver que, alguns esportes que eram ligados ao universo masculino, estão sendo praticados por meninas também. Em breve, elas serão atletas de alto rendimento. É um passo certo para 2016 – ressaltou Gonçalves.
O subsecretário Manoel Gonçalves com uma das atletas premiadas: ele ressaltou o desempenho das equipes femininas dos Jogos Estudantis
No tênis de mesa, as categorias A e B já têm os respectivos campeões e representantes nacionais. Sofia Calderano se sagrou bicampeã na categoria A, ao vencer Amanda Mendes por três sets a zero. Lorena Ribeiro derrotou, por também três sets a zero, Camila Kubo e conquistou o primeiro lugar na categoria B. Os meninos também fizeram bonito e, pela categoria A, Juan José venceu Pedro Ribeiro por três sets a zero. Gabriel Ribeiro foi o vencedor da categoria B, ao derrotar pelo mesmo resultado, Fernando Ribeiro. Sofia é irmã de Hugo Calderano, que joga pela seleção brasileira de tênis de mesa e tem no sangue, a paixão pelo esporte.
- Fico muito feliz em poder novamente representar o meu estado nos Jogos da Juventude. Vou treinar muito e dar o meu melhor para que eu possa trazer de novo o título para o Rio de Janeiro – conta Sofia, de 14 anos e estuda no Colégio Santo Inácio. Gabriel tem 16 anos. Há quatro, já participa dos Jogos Estudantis e, na edição do ano passado, perdeu na final. O estudante não mediu esforços para que em 2013, o final fosse diferente.
Sofia Calderano (ao centro) é a bicampeã do tênis de mesa e garantiu vaga para a etapa nacional dos Jogos da Juventude
- Treinei todos os dias. Não pensava em outra coisa. Quando entrei em quadra, foquei no que havia treinado e no que sei. Só tenho a agradecer aos meus professores Ricardo, Alexandre e Valesca, que me ajudam muito. Esse ano, eu sou o campeão – orgulha-se Gabriel.
Jogos Estudantis 2013 é só sucesso: estimativa de 13 estudantes de 437 escolas de 55 municípios do estado
Divididas em duas categorias – A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos) e 14 modalidade (Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Badminton, Luta Olímpica, Xadrez, Tênis de Mesa, Natação, Vôlei, Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei de Praia), os Jogos Estudantis envolvem cerca de 13 mil estudantes de mais de 430 escolas públicas e privadas de 55 municípios do Rio de Janeiro. Com partidas em sete regiões fluminenses, a competição vai até o mês de outubro e são classificatórios para representar o Rio de Janeiro na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A competição nacional da categoria A será em Natal (RN) e as finais da B, em Belém (PA). A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer custeará as passagens aéreas e dará uniformes aos atletas para duas categorias. Os Jogos Estudantis 2013 são realizados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer com a parceria da Secretaria de Estado de Educação.
Confirma abaixo a classificação:
Badminton - Categoria A
Feminino / Simples (Individual)
1° lugar – Claudia Macedo (E.M. Sobral Pinto)*
2° lugar – Thaís Ferreira (Colégio Getúlio Vargas)*
3° lugar Gleicimar Silva (E.M. Sobral Pinto) e Milly Eduarda (Colégio Getúlio Vargas)
*Classificadas para os Jogos Escolares da Juventude
Feminino / Duplas
1° lugar – Claudia Macedo e Gleicimar Silva (E.M. Sobral Pinto)
2° lugar – Milly Eduarda e Thaís Ferreira (Colégio Getúlio Vargas)
3° lugar – Lorraine Silva e Vitória Cunha (C. E. Professor Dyrceu Rodrigues da Costa)
Masculino / Simples (Individual)
1° lugar – Jonathan Santos (E.M. Professora Felicidade Moura Castro)*
2° lugar – Donnians Lucas (Colégio Pedro II – São Cristóvão)*
3° lugar – Lucas Gomes / Thiago Firminado (Colégio José Botelho de Athayde)
*Classificados para os Jogos Escolares da Juventude
Masculino / Duplas
1° lugar - Isac Pinheiro e Jonathan Santos (E.M. Professora Felicidade Moura Castro)
2° lugar – Lucas Firminado e Gabriel Ortega (Colégio José Botelho de Athayde)
3° lugar – Alexander Mendes e Elder Darla (C.E. Professor Dyrceu Rodrigues da Costa)
Geral (colégios)
Feminino
1° lugar - Escola Municipal Sobral Pinto
2° lugar - Colégio Getúlio Vargas
3° lugar - Colégio Estadual Professor Dyrceu Rodrigues da Costa
Masculino
1° lugar – Escola Municipal Professora Felicidade Moura Costa
2° lugar - Colégio José Botelho de Athayde
3° lugar - Colégio Pedro II (São Cristóvão)
Tênis de Mesa
Categoria A / Feminino
1° lugar - Sofia Calderano (Colégio Santo Inácio)*
2° lugar – Amanda Mendes (Centro Educacional Santa Mônica)*
3° lugar - Isabela Soares (Colégio Santa Mônica – Taquara)
*Classificadas para os Jogos Escolares da Juventude
Categoria A / Masculino
1° lugar - Juan José (Colégio Santa Mônica)*
2° lugar - Pedro Ribeiro (Colégio Santa Mônica)*
3° lugar - Bruno Delorenzo (Colégio Percepção)
*Classificados para os Jogos Escolares da Juventude
Geral (colégios)
Categoria A / Feminino
1° lugar – GEO Juan Antonio Samaranch
2° lugar – Colégio Santo Inácio
3° lugar – Colégio Santa Mônica
Categoria A / Masculino
1° lugar – Centro Educacional Santa Mônica
2° lugar – Colégio Percepção
3° lugar – GEO Juan Antonio Samaranch
Categoria B / Feminino
1° lugar - Lorena Ribeiro (Colégio Santa Mônica)*
2° lugar - Camila Kubo (Colégio Santa Mônica)*
3° lugar - Iasmin Lopes (Colégio Santa Mônica)
*Classificadas para os Jogos Escolares da Juventude
Categoria B / Masculino
1°lugar - Gabriel Ribeiro (Colégio Santa Mônica)*
2° lugar - Fernando Ribeiro (Colégio Santa Mônica)*
3°lugar - Mateus Ribeiro (C.E. Comendador Soares)
*Classificados para os Jogos Escolares da Juventude
Geral (colégios)
Categoria B / Feminino
1° lugar – Colégio Santa Mônica
2° lugar – Centro Educacional Santa Mônica
3° lugar – Colégio Estadual Professor Daltro Santos
Categoria B / Masculino
1° lugar – Centro Educacional Santa Mônica
2° lugar – Colégio Estadual Comendador Soares
3° lugar – CAP-UERJ
Fonte:
SEEL-RJ
0 comentários:
Postar um comentário