terça-feira, janeiro 24, 2012



Hoje em dia, as pessoas passam grande parte do dia fora de casa. Quando têm disponibilidade, levam suas marmitas para o trabalho, o que de modo algum é motivo de vergonha, além de ser mais seguro, dependendo dos lugares acessíveis que tenha para almoçar.

Preparar alimentos para muitas pessoas demanda critérios e normas higiênico-sanitárias essencias para a saúde. Mas mesmo em casa é necessário cuidado e muita higiene na manipulação de um alimento.

O alimento preparado após cozido ou assado terá uma durabilidade maior ou menor, dependendo de suas condições “in natura”



Não devem manipular alimentos pessoas com feridas, lesões ou cortes nas mãos e braços; que estejam com gastroenterites agudas ou crônicas; acometidas de infecções pulmonares ou faringites.

Devem manter-se asseados, com unhas curtas sem esmalte, se adornos (anéis, pulseiras, relógios,etc.). precisam de uniforme completo de cor clara e limpo (guarda-pó, calçado fechado, gorro).



Higiene frequente das mãos, antes de iniciar a manipulação dos alimentos, após o uso dos sanitários, após recolher lixo e resíduos, quando houver interrupção no serviço, após fumar. Panos de prato e panos de mão têm de ser trocados com frequencia, e sempre estar brancos, lavados em agua quente e depois desinfetados com cloro.

Uso de escovas ao lavar as mãos, e luvas quando estiver manipulando alimentos prontos para consumo. O uso de luvas não dispensa de modo algum a higiene adequada de acordo com as observações acima.

Não é permitido durante a manipulação dos alimentos : falar; comer; mascar chicletes; coçar-se; assoar o nariz; manipular dinheiro; fumar

A água utilizada sempre deve ser tratada e o gelo, sobretudo, de água filtrada e consevado em recipientes higienizados.

Todas as instalações, equipamentos, móveis e utensílios devem ser mantidos limpos e higienizados.

Acondicionar o lixo em lixeira com tampo e pedal mantidos limpos e higienizados.(limpar com sabão, a sujeira aparente, e higienizar com agentes bactericidas e fungicidas como agua com cloro). Remover o lixo constantemente, impedir a presença de animais e insetos no local.

Objetos pessoais e aqueles que não estejam em uso, assim como produtos de limpeza, devem ser retirados da área de manipulação.

A higienização dos utensílios deve passar por uma pré-lavagem com água a 40 oC, e em seguida utilizar detergentes eficientes, com enxague com água a 70oC.

Em relação aos alimentos, devem ser transportados em recipientes limpos, higienizados e sanitizados. As verduras e carne crua têm de ser lavadas em agua corrente. As verduras em seguida, devem ser imersas em água com hipoclorito por 15 minutos (mata parasitas, bactérias e fungos), e depois em agua com vinagre a 2% por mais 15 minutos (diminui a ação dos pesticidas). As carnes devem ser preparadas em seguida à lavagem com água corrente potável e tratada.

A carne sempre deve ser comprada em local seguro, onde a vigilância sanitária tenha dado permissão para a comercialização da mesma, isto é ter o SIF- o selo do Serviço de Inspeção Federal. São muitos os perigos de ingerir carne não fiscalizada, e mais ainda se ingerida mal passada. Doenças como tuberculose, brucelose, toxoplasmose, contaminação por coliformes e salmonellas. Entre os sintomas básicos destas doenças estão vômitos, enjôos, fortes dores de cabeça e febre intermitente.

Na preparação, cuidado com a contaminação cruzada ,por ex.:alimentos crus X alimentos cozido, ou usar mesma faca para cortar legume, ou carne crua, e uma carne cozida.. Alimentos resfriados à temperatura ambiente devem permanecer o mínimo possível. Se fôr necessário conservação à quente, a temperatura tem de estar acima de 60 oC, e no máximo por 6 horas. O descongelamento dos alimentos não pode ser lento, o ideal é utilizar o forno de micro ondas . Nunca recongelar um alimento que foi descongelado.


Aliás, em relação a falta de energia, quando os refrigeradores podem ficar muito tempo sem gelar, são necessários alguns cuidados . Carne, frango, peixes, frutos do mar, leite e ovos se estragam facilmente se não forem mantidos em ambientes refrigerados ou congelados. Se não forem adequadamente armazenados, esses alimentos não podem ser consumidos mesmo bem cozidos, pois alguns micróbios e toxinas não são eliminados com o calor. Ocorrendo corte de energia, as portas da geladeira e do congelador devem seguir fechadas para que a temperatura interna se conserve fria por mais tempo. O ideal é adicionar gelo aos compartimentos. O tempo máximo de conservação dos alimentos nessa circunstância é de quatro horas na geladeira e de 24 horas no freezer. Passado este tempo, os produtos devem ser descartados.



Quando a energia se restabelecer, se o período for inferior ao tempo mínimo de conservação (quatro horas na geladeira e 24 horas no freezer), é essencial observar se os alimentos congelados estão firmes e sem sinais de descongelamento como acúmulo de líquidos ou gelo por fora da embalagem. Nestes casos, os produtos não devem ser consumidos.

A maioria das doenças transmitidas pela comida é causada pela Salmonella, Escherichia coli patogênica e Clostridium perfringens, pelas toxinas do Staphylococcus aureus e Bacillus cereus. Os sintomas mais comuns são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais e febre.


Óleos e gorduras com alteração de cor, cheiro, sabor, formação de espuma ou fumaça, devem ser imediatamente trocados.

Todo estabelecimento que comercialize alimentos prontos, deve ter seu Manual de Boas Práticas e um documento com os POPs- Procedimentos Operacionais Padronizados.

Os POPs são:

1) Limpeza das instalações, equipamentos e móveis;
2) Controle e vetores e pragas;
3) Limpeza de reservtórios de água;
4) Higiene e saúde dos manipuladores

Todos os funcionários devem estar cientes dos POPs e do Manual de Boas Práticas, e os mesmos devem estar acessíveis à consultas sempre que necessário.

Tem de existir um Supervisor dos manipuladores, função esta que pode ser do proprietário, do responsável técnico, ou um funcionário destinado a este cargo. Tem de ser especializado , isto é, ter feito cursos sobre o assunto, para saber o que fiscalizar a respeito de contaminates alimentares, doenças trqnsmitidas por alimentos, manipulação e higiene dos alimentos, conhecer perfeitamente as Boas Práticas e POPs.

Alex Hudson
Rio Bonito - RJ




Fontes consultadas:

Faculdade Assis Gurgacz - Aula Controle Higiênico Sanitário

Suinocultura Industrial

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)