quinta-feira, outubro 20, 2011



No jornal “O Globo” diariamente temos lido referências às dificuldades operacionais quanto às medidas de controle da dengue em nosso estado. Segundo estudo realizado, 77% das 92 prefeituras do estado não estão tomando as medidas necessárias para conter a epidemia.

Há quatro tipo de vírus da dengue. Nas grandes epidemias de 2002 e 2008, ocorreram os tipos 2 e 3. Assim grande parte da população encontra-se resistente a estes tipos. No entanto, atualmente já está sendo considerado como surto epidêmico, sendo que houve uma reincidência do tipo 1 depois de muito tempo( desde 1986, porém esta nova linhagem do tipo 1 está bem mais agressiva), e a entrada do tipo 4 que até então não havíamos ainda tido contato. Daí, espera-se que haja uma epidemia de grandes dimensões do tipo 4 em 2012. O problema maior é que a pessoa que contrai a doença pela segunda ou terceira vez terá mais chances de desenvolver a forma mais grave.

Quanto às cidades que cumpriram suas metas considerou-se:

Região Metropolitana: Itaboraí; Tanguá; Nova Iguaçu.

Interior : Barra do Piraí; Barra Mansa; Bom Jesus de Itabapoana; Campos de Goitacazes; Comendador Levy Gasparin; Itaperuna; Itatiaia; Lage de Muriaé; Macuco; Petrópolis; Porciúncula; Porto Real; Quatis; Resende; Rio das Ostras; São Fidélis; São José de Ubá; Volta Redonda.

Somente os acima citados 21 municípios cumpriram os itens pactuados pela Comissão Intergestores Bipartite, de junho deste ano. As Secretarias Municipais de Saúde deveriam elaborar um plano de contingência e alimentar os sistemas de informação do Programa Nacional de Controle da Dengue (Sislad) e da Secretaria Estadual de Saúde do Rio (RH Dengue). De acordo com o levantamento, 52 municípios sequer entregaram o plano de contingência. Será dada uma última chance até o ia 15 de novembro para que as prefeituras regularizem a situação.

O Coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, afirmou que se reunirá com representantes de municípios do Rio para verificar porque eles não estão agindo. Ele referiu-se ainda a um plano do Ministério da Saúde, anunciado no último dia 11, que prevê repasses 20% mais altos para cidades que cumprirem metas de prevenção da doença, totalizando 90 milhões.
Segundo o Ministério da Saúde, basta que os municípios enviem o plano de ação para receber os recursos. A expectativa é liberar a verba ainda neste ano.

Há pesquisas quanto ao desenvolvimento de vacinas eficazes, mas que até o momento ainda estão em observação quanto à segurança e eficácia.

A Prefeitura de Rio Bonito, em parceria com Governo do Estado, realizou entre janeiro e fevereiro de 2011, uma ampla campanha de combate à dengue. No dia 2 de abril houve uma grande mobilização para combater e eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti. Organizou-se o Dia “D” de Combate à Dengue, que é uma das ações que estão sendo organizadas pelo Comitê Municipal de Combate a doença, e foi realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Rio Bonito (ao lado da UPA), na Praça Cruzeiro, das 8 às 13h. O prefeito José Luiz Alves Antunes e vários secretários municipais participaram do evento. No dia “D” foram realizadas inúmeras ações pelo Comitê Municipal de Combate a Dengue, composto pelas secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Obras e Bem Estar Social. Agentes de Saúde e alunos do Projovem percorreram as ruas do bairro, conscientizando a população sobre as formas de prevenir e eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Pneus velhos, garrafas pets e vários outros tipos de lixo foram recolhidos durante a ação no bairro Praça Cruzeiro, com a participação da secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra.

Equipes da campanha Rio Contra Dengue visitaram em 4 de agosto deste ano (04), o bairro Cidade Nova, em Rio Bonito. Durante a visita, os agentes da campanha visitaram cerca de 100 casas e colocaram 20 telas de proteção para caixa d’água,além de distribuírem cartazes e panfletos informativos alertando a população para os cuidados que precisam ser tomados para evitar a proliferação das larvas do mosquito causador da doença.

No entanto, estas medidas não foram suficientes para que o município de Rio Bonito fosse listado como cumpridor das metas necessárias. Caso estas medidas estejam ocorrendo em caráter permanente, e se foi entregue o plano de contigência exigido pelo governo, será preciso retificar a ausência do nome da cidade na listagem divulgada. De outro modo, há necessidade de se acirrar a campanha, minimizando os riscos e evitando que a população adoeça.





(Clique nas imagens acima para melhor visualização)





Alex Hudson
Rio Bonito - RJ


Fontes:

Jornal ”O GLobo” de 18 e 19/10/2011

Guia RB

Blog do Alexandre Felipe

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)