quinta-feira, outubro 20, 2011

Do R7 | 19/10/2011 às 09h53

Dinheiro será usado em ações ambientais na Reduc e no Comperj



A Petrobras terá de investir R$ 1 bilhão em ações ambientais e de melhorias da área operacional da Reduc (Refinaria de Duque de Caxias). O compromisso foi firmado na terça-feira (18), por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, na sede da Petrobras, entre a companhia petrolífera, a Secretaria do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente.

Na mesma cerimônia também foi firmado o Termo de Compromisso Ambiental do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) para a restauração florestal com o plantio de 9 milhões de mudas de espécies de Mata Atlântica dentro e no entorno do Comperj, uma das condicionantes para a emissão da licença ambiental. Para esta iniciativa, a estatal vai investir cerca de R$ 112 milhões, no plantio e na manutenção das mudas ao longo de dez anos.

Os recursos do TAC serão investidos em uma série de projetos, entre eles, para reduzir as emissões atmosféricas da Reduc, na melhoria do tratamento de efluentes da refinaria, na construção de uma Unidade de Tratamento de Rio na foz do rio Irajá, na macrodrenagem de Campos Elíseos, e na compra do gás produzido a partir do lixo descartado no aterro controlado de Gramacho. Estes compromissos são condicionantes determinadas pela Secretaria do Ambiente e pelo Inea para a renovação da licença de operação da Reduc, que precisa ser feita a cada cinco anos.

Em relação ao TAC da Reduc, o secretário Carlos Minc destacou que para renovar a licença de operação o primeiro passo foi realizar uma auditoria ambiental com o objetivo de apontar as melhorias que precisavam ser realizadas sob o ponto de vista operacional da Reduc e também em ações ambientais.

- Estas ações implicam não só em melhorar a qualidade do ar como na despoluição da baía de Guanabara. No TAC, a estatal também terá de investir em coleta seletiva e na reciclagem do lixo, beneficiando as cooperativas de catadores.

Sobre o Termo de Compromisso Ambiental do Comperj, Minc ressaltou que o reflorestamento é uma condicionante prevista na licença ambiental emitida para a Petrobras.

- Em breve, estaremos firmando outros dois termos de compromisso com a Petrobras, nas quais a estatal terá de investir na ampliação do abastecimento de água para a população do entorno do Comperj, a partir da construção da barragem do Guapiaçu, e no saneamento dos municípios de Maricá e Itaboraí, outras duas condicionantes impostas no licenciamento ambiental.

Segundo Minc, a restauração florestal será feita em um prazo de até sete anos, e sua manutenção, em três anos, abrangendo a bacia hidrográfica dos rios Macacu e Caceribu.

De acordo com o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a área total de restauração é de 4.584 hectares, maior que a área do Parque Nacional da Tijuca (3.953 hectares). Para a produção de mudas, foi implantado no empreendimento um viveiro florestal, com capacidade para produzir até 300 mil mudas/ano.

Fonte:

Portal R7

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)