terça-feira, dezembro 27, 2011

Reportagem: Denilson Santos


O prefeito José Luiz Alves Antunes anunciou que as instalações da Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) para tratamento de câncer, começa a receber pacientes a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de janeiro.



Uma boa notícia para quem precisar fazer tratamento contra o câncer e mora na Região Metropolitana II. As instalações da Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), que funciona no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), em Rio Bonito, começa a receber pacientes na próxima segunda-feira (2/01). A novidade foi anunciada pelo prefeito José Luiz Alves Antunes, o Mandiocão, que visitou a unidade na manhã desta segunda-feira (26/12), acompanhado do vice-prefeito Matheus Neto, da secretária de Saúde, Maria Jaraci Dutra, da subsecretária Executiva, Márcia Beatriz Melo e do subsecretário de Atenção Básica, Francisco da Gama, ambos de Marica, e de representantes da diretoria do HRDV. A unidade foi credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atender os municípios da Região Metropolitana como Marica, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, entre outros.

A comitiva percorreu todas as dependências da unidade e ouviu explicações do administrador da Unacon, Marcelo Pereló, sobre como será feita o acolhimento e o tratamento dos pacientes. No fim da visita, o chefe do Executivo local estava impressionado com a estrutura da unidade. Ele ressaltou os benefícios que a Unacon vai proporcionar aos moradores locais e comemorou a implantação de mais um equipamento importante para a Saúde dos municípios da região. “O nosso objetivo é que a população não tenha que se deslocar para outros locais para receber tratamento médico. Pensamos nisso quando inauguramos a CTI do próprio Darci Vargas e também com a abertura da UPA, que atende tanto os moradores de Rio Bonito como de municípios da região”, garante Madiocão.

A Unacom agora é uma das referências no tratamento contra o câncer na Região Metropolitana II, com capacidade para atender 300 pessoas por semana. “Na próxima segunda-feira já estaremos iniciando o atendimento. Alguns pacientes, que eram atendidos em Cabo Frio, agora darão continuidade ao tratamento aqui em Rio Bonito, bem mais próximo de casa. São cerca de 15 pessoas nessas condições, mas temos capacidade para atender 300 por semana”, explica Marcelo Pereló.

INVESTIMENTO DE R$ 1,2 MILHÃO - Segundo a secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra, a Unacom foi inaugurado em 27 de julho deste ano, com a presença do Governador Sergio Cabral. Nessa oportunidade também foi entregue a população o Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Regional Darcy Vargas, construído com recursos dos governos federal, municipal e federal, que totalizaram R$ 1,2 milhão. “Aos poucos estamos dotando a nossa região com equipamentos e infraestrutura necessária para que a população receba tratamento médico bem próximo das suas casas”, garante Maria Juraci”, que também falou que próximo objetivo é construir uma UTI Neo-natal em Rio Bonito.


PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RIO BONITO - RJ
Texto e Foto: ASCOM - Assessoria de Comunicação
Reportagem:
Denilson Santos

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)