domingo, dezembro 04, 2011

Enquanto toda Rio Bonito parou na semana passada, entre a movimentação do mega espetáculo que tivemos com o julgamento, o vai e vem de repórteres de todos os lugares, e também com a beleza ofuscante da decoração natalina deste ano, poucos perceberam o que houve na 5ª feira última, quando os vereadores de nossa cidade aprovaram por unaminidade a permissão para que a Prefeitura Municipal ceda a concessão com a CEDAE (Companhia de Àguas e Esgotos) por vinte anos.

Agora é ver como a CEDAE tratará nossas águas, que são muitas, e que no momento andam tão necessitadas de uma proteção mais contundente, uma vez que o entorno de Rio Bonito é tão rico em belezas naturais, com grande diversidade de espécies animais e vegetais, e que em vários lugares já se acha tão depredada.

Espero que de alguma forma ela atue em relação às obras do Green Valley, que já recebeu no 2º semestre deste ano do governo federal , quase R$ 500.000,00 de recursos, e que precisa ter um sistema de drenagem pluvial e rede de esgotos executada de maneira que não desequilibre os bens naturais o Parque Municipal Verde Vale.

Ou que auxilie de maneira eficaz no controle da terrível Dengue, que está descontrolada no Estado do Rio de Janeiro.

Mas o que me preocupa mesmo, é sobre, agora que a CEDAE fica “dona” das águas, quem irá monitorá-la em relação aos próximos anos, em que as atividades da Petrobrás estarão em pleno vapor.



Todos devem estar acompanhando o drama recente no poço da Chevron, e suas desastrosas conseqüências por muitos anos. Sim, foi uma companhia estrangeira que não tem a competência (ou a preocupação) da Petrobrás. Fico muito indignado, pois ao se permitir uma empresa de “1o Mundo” vir aqui, supõe-se que eles não vão nos tratar como a casa da Mãe Joana. Mas por outro lado se pensarmos que os Estados Unidos NÂO assinaram o Protocolo de Kyoto, podemos pressupor que eles absolutamente não se importam. E embora tendo multas milionárias, o mal já está feito, e muito mal feito, como a nova denuncia que o poço de onde começou o vazamento também estava liberando o ultra tóxico gás sulfídrico. Como pode ser isso? Como ainda são ingênuos os detentores do poder de nosso país, neste sentido....



Bom, considero que a Petrobrás tem um COMPROMISSO com nossa pátria, de não permitir que tal aconteça, mas perfurar tão profundamente como eles pretendem, tem muito mais riscos, e isso significará, segundo o jornal “O GLOBO” de hoje, está nos colocando como 3º maior poluidor do mundo., ficando atrás apenas de China e EUA (atualmente se encontra em 6º lugar). Isto é muito triste....



A meta é triplicar a produção de petróleo, como prevê o Plano Decenal de Energia 2011-20120 , e isto significa jogar na atmosfera mais 955,82 milhões de toneladas de gás carbônico. È o correspondente às emissões de gases de efeito estufa de 5,7 milhões de viagens na ponte aérea entre o trecho Rio-São Paulo. Em 2015, espera-se a produção de 543 mil barris diários e em 2020 terá saltado para 1,9 milhões de barris dia.

Pelos cálculos do Greenpeace, o pré-sal vai aumentar as emissões em 197% nos próximos oito anos. Esse volume, incluindo a produção, a queima, a logística e o refino, vai neutralizar o ganho conquistado, com esforço do próprio governo, de reduzir o desmatamento, esforço este que já anda mal das pernas.

Será que os representantes da CEDAE, presentes no citado acordo junto à Prefeitura, já apresentaram seu plano de participação de contenção destes tremendos efeitos sobre a natureza, e em caso positivo, porque ainda de nada sabemos?

O fato é que se aproxima um momento para nós, em que muitos, enormes danos ambientais ocorrerão, e aliado ao dinheiro que esta empreitada trará, hordas de pessoas virão, como nas áreas de garimpo, e que precisarão ser orientadas e contidas, para que se preocupem em não depredar o meio ambiente.



A nossa verdadeira riqueza não é o petróleo, é a água limpa, ou pelo menos, a existência de água para todos. E agora, CEDAE, o que você REALMENTE fará por nós?


Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)