quarta-feira, dezembro 21, 2011

Por Renata Nery Foto Sandro Giron

Já está em funcionamento a mais nova Farmácia Popular do Brasil. Itaboraí ganhou a sua unidade na última sexta-feira (16) e disponibilizará gratuitamente remédios para tratamento da hipertensão e do diabetes, além de oferecer cerca de 108 medicamentos, com redução de até 90% comparado com os preços oferecidos por farmácias e drogarias particulares. A iniciativa beneficiará cerca de 200 mil pessoas. Esta é a 45º unidade implantada no Estado. Em todo país o programa já conta com 572 Farmácias Populares.

O prefeito Sérgio Soares, acompanhado do vice-prefeito, Rafael Vitorino, e do vereador Valdir Batista, lembrou do trabalho desenvolvido pela Prefeitura quando foi encaminhado ao Ministério da Saúde o pedido de instalação da unidade na cidade. “Mostramos que Itaboraí tinha o perfil para receber uma Farmácia Popular e realizamos todos os trâmites para que este momento (inauguração) chegasse. Espero que em 2012 possamos fazer muito mais e melhor pela saúde de nossa cidade”, discursou. O programa beneficia pessoas com dificuldades financeiras para manter o tratamento da doença em razão dos preços dos medicamentos no mercado. O secretário de Saúde, Cézar Alonso, discursou sobre as vantagens que o povo terá com a abertura da Farmácia Popular. “Medicamentos costumam pesar no bolso no final do mês. A Farmácia Popular vai facilitar o acesso a medicamentos necessários por um preço quase simbólico”; disse.

A inauguração da Farmácia Popular do Brasil em Itaboraí é fruto de uma parceria do município com o Governo Federal e proporcionará ao usuário um atendimento humanizado e acolhedor. “Este programa, somado a Farmácia Básica Municipal, que continua distribuindo gratuitamente medicamentos à população, vai atender a todos os públicos que, muitas vezes, não podem continuar seu tratamento por causa do preço dos remédios”, afirma o farmacêutico e coordenador da unidade, Maxwell Velasco. Seguindo o padrão do programa, o estabelecimento está equipado com aparelho de televisão e DVD para a exibição de campanhas do Ministério da Saúde. Todas as unidades têm estrutura adaptada à realidade regional, além de farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

Para ter acesso a Farmácia Popular do Brasil, basta o interessado se dirigir a unidade com receita médica ou odontológica prescrita por profissionais da rede pública ou particular. Essa exigência busca evitar a automedicação, que pode causar intoxicação ou mascarar sintomas de doenças importantes. A Farmácia Popular do Brasil fica na Rua Vereador Hermínio Antunes Moreira, nº 129, no Centro (localizada entre o Conselho Tutelar e a Junta Militar). O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. Para obter informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos, a população pode acessar http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/elencoRP150611.pdf


Renata Nery Foto Sandro Giron


Fonte:

P.M.I.

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)