domingo, dezembro 11, 2011

Rio de Janeiro, 11 dez (EFE).- Com 80% dos votos apurados, os eleitores do Pará rejeitaram neste domingo em um plebiscito a divisão em três partes do estado, que tem 1,2 milhão de quilômetros quadrados, um território do tamanho da Colômbia.

O plebiscito foi convocado para que os eleitores do estado com 7,6 milhões de habitantes definissem se gostariam de manter a integridade administrativa do estado ou fazer a divisão em três: Pará, Carajás e Tapajós.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às duas horas do fechamento das urnas eletrônicas, com 80% dos votos apurados e já sem a possibilidade matemática de um resultado diferente, os defensores da manutenção de um único estado venceram com grande diferença.

De acordo com a autoridade eleitoral, 67,93% dos 4,8 milhões de eleitores rejeitaram a criação do estado de Carajás, contra 32,07% que apoiaram o nascimento do novo estado.

Já com relação ao estado de Tapajós, 67,36% dos eleitores fizeram oposição a sua criação, e apenas 32,64% apoiaram a divisão. Os votos em branco representaram 0,5% do total e os nulos 0,94%. O tribunal informou que a abstenção chegou a 25,45%.

Apesar do enorme território que é administrado da capital, Belém, uma cidade com porto no oceano Atlântico e acesso ao rio Amazonas, o Pará é um dos estados de menor densidade demográfica do país, em grande parte por ser ocupado pela floresta amazônica.

Este estado do norte, com 143 municípios, conta com apenas 6 habitantes por quilômetro quadrado e uma extensa história de conflitos rurais, com causa na luta pela terra entre grandes fazendeiros e camponeses sem-terra, e conflitos ambientais, com a atuação de madeireiros ilegais em várias frentes.

O plebiscito sobre a divisão do Pará, autorizado pelo Congresso em maio, é uma reivindicação dos habitantes das regiões mais ao sul e mais ao oeste do estado, que se sentem discriminados pela distante Belém.

Os defensores da divisão reivindicavam um Governo regional exclusivo para Carajás, uma região rica em minerais e onde a gigantesca empresa Vale explora as maiores reservas de ferro do mundo, e outro para Tapajós, uma região com extensas reservas ambientais e indígenas, e na qual está sendo construída Belo Monte, a terceira maior hidrelétrica do mundo.

Carajás nasceria com cerca de 300 mil quilômetros quadrados (24% do total do Pará) e 1,6 milhões de habitantes (20,7%) e Tapajós com 732,5 mil quilômetros quadrados (59%) e 1,2 milhões de habitantes (15,3%).

Já o estado do Pará ficaria reduzido a 218 mil quilômetros quadrados (17%) após a divisão, mas manteria a maior parte da população (4,8 milhões de habitantes ou 64% do total).

Os políticos de Belém alegavam que a criação de duas novas administrações regionais geraria grandes custos fiscais e o aumento da burocracia.

A possível divisão não estaria garantida pelo plebiscito, caso o sim tivesse vencido, porque a fragmentação ainda teria que ser referendada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e poderia ainda ser vetada pela presidente. EFE


Fonte:

Yahoo Notícias

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)