quinta-feira, dezembro 08, 2011

Embora brincando, o professor de Educação Física e humorista Paulinho Cintura há décadas vem alertando a todos da necessidade de priorizar e ter zelo com nosso bem maior, que é a saúde.

Tudo deve ter seu equilíbrio. Não se deve ter fixação nas possibilidades de doença, a ponto disto lhe causar transtorno. Nem tampouco ignorar a necessidade de auxílio quando não se está sentindo bem. Muitas doenças são completamente curadas e mesmo evitadas se tratadas aos primeiros sintomas.

E muitos ainda estão no antigo pensamento que quando se adoece em nossa cidade, é necessário se deslocar para outras localidades para ter um bom atendimento. Se esquecem, ou ainda não atinaram que temos o Hospital Regional Darcy Vargas, que dentro de suas possibilidades sempre fez o melhor possível, e vem cada vez mais adquirindo merecimento para captação de verbas, mostrando uma excepcional (e rara) eficiência em sua administração.

Sob a direção do Dr.º Luis Gustavo Siqueira Martins , que demonstra uma inegável vocação para administrar esta entidade filantrópica, numa visão clara de bem comum, que vem sido favorecida com captação de recursos vários que resultaram na aquisição de várias melhorias.

Em julho, com auxílio de verbas do Município e do Estado foram concluídas as obras para uma completa e eficaz Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da aquisição de vários equipamentos como seis leitos completos, dois ventiladores de transporte, um marca passo, monitor de débito cardíaco, 12 mesas Mayo, mesas de anestesia, maca hidráulica para transporte de pacientes, entre outros.

Na UTI, a maioria dos leitos são credenciados ao SUS , com referencia ao atendimento de pacientes de Rio Bonito e mais seis municípios.



Além do atendimento de urgência, o Hospital possui profissionais das seguintes especialidades: Clinico geral, pediatra, obstetra, cirurgião, ortopedista (12 horas) e anestesista.

De acordo com o Presidente da citada instituição, também haverá o Centro de Oncologia, que ainda não iniciou suas atividades, mas está em fase final de credenciamento junto a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. O serviço já existindo fisicamente, possibilitará e autenticará a solicitação de recursos Por isso a inauguração do centro que já está pronto para atender os pacientes, e agora, será providenciada a finalização do credenciamento ao SUS, para que se possa efetivamente atender aos pacientes em Rio Bonito. Disse ele ainda que credenciamento desse serviço é do HRDV e foi feito um contrato com uma empresa, que já atua em Cabo Frio e é muito elogiada pelos usuários e pela Secretaria Estadual de Saúde. Onde era o ambulatório Romário de Azaredo Muniz, ficarão os atendimento de quimioterapia e os consultórios clínicos. Serão realizadas cirurgias oncológicas no Hospital e a coordenação dessas equipes será da distinta Empresa através de médicos de Rio Bonito e outros que virão através da mesma empresa. Todo o investimento ali é privado, não há recurso público envolvido neste projeto. A área já era do Hospital e a reforma, adequação, equipamentos foram investimentos da Empresa. O serviço será credenciado ao SUS como também a outros planos de saúde privados. O SUS pagará pelos serviços prestados aos pacientes. Tudo isso está regido por um contrato privado firmado entre o HRDV e a Empresa, e o atendimento para pacientes do SUS será feito mediante convênio da Secretaria Municipal de Saúde e o HRDV.



Temos então de aplaudir o Presidente desta Instituição Filantrópica, pela competência, pelo espírito generoso, pela dedicação constante e pela habilidade em gerir, junto com sua equipe dedicada e eficaz tantas vidas, zelando pela Saúde, que é sim, o que realmente interessa. E podemos atribuir o sucesso à sua equipe coesa e motivada citando um velho jargão: “A União faz a Força”.



Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

Fontes pesquisadas:

Subsecretária de Comunicação Social

Blog do Jornalista Flávio Azevedo

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)