domingo, janeiro 15, 2012




O que faz alguem enveredar pelo caminho das drogas?

Penso que são muitas portas largas, pois todos sabemos, desde os tempos bíblicos, que o caminho do equilíbrio e serenidade se acha pela porta simples e estreita.

O domínio da droga destrói um povo, como ocorreu com o ópio na China, na época do final do Império, alienando completamente e enfraquecendo muitos de corpo e alma.

A China antiga foi conhecida como produtora de seda, chá, cerâmica e finos artesanatos. Porém, no início do século XIX, o poderio inglês lá chegou com a Companhia das Indias Orientais, e por motivos econômicos favoreceu o comércio de ópio, assim levando a derrocada em prol de seu enriquecimento. Houveram muitas guerras por lá em torno disso, e tal tema deveria ser mais explicado nas escolas.

Mas não vamos falar de tais questões, mas sim tentar entender porque alguem segue o caminho das drogas.

Sabemos que alguns carregam em seu organismo a susceptibilidade à dependência. Mas quais seriam os fatores causais que se somam a esta predisposição ?

As raízes em geral estão na infância e na juventude. Desesperança, talvez, em um ambiente de pobreza. Mas não a pobreza material apenas, mas sobretudo aquela em que o núcleo familiar é pulverizado, ou nulo. Isto é, pais, mães, responsáveis que não levam àquela criança as possibilidades futuras que todos têm, descortinando o mundo como um lugar de lutas, mas também de vitórias, de respeito mútuo, companherismo, presença, fidelidade de palavras e ações, mesmo de firmeza no dizer sim, ou não, paciência ao explicar o certo, o errado, os merecimentos e as faltas, caminhar lado a lado sob as mais difíceis circunstâncias.

Outra causa seria a sensação de solidão que alguns sentem mais intensamente, deslocados no ambiente por terem idéias e necessidades que não são ouvidas, dificuldade em amadurecer, saindo de um mundo de sonhos e idealismos para um mundo concreto, murado pelas convenções exageradas, tantas vezes supérfluas, preconceitos de cor, raça, religião, escolhas pessoais não respeitadas, que vão, no cristal que é o coração de um jovem, se despedaçando.

Viver alienado é fuga fácil, é o engano de se estar integrado a alguma coisa, que são as loucuras maiores e menores que mimetizam, e muito mal a sensação de felicidade. Passando esta sensação, lá está de novo o vazio, e aí já está a dependência, superando o raciocínio de encontrar outras sáídas, enganando o usuário com a coragem fugaz.

É necessário plantar nos corações a auto estima, a confiança que se é único no mundo e que pode fazer a diferença, se quiser, e nunca é tarde , enquanto o coração estiver batendo.

O jovem hoje em dia dificilmente escapará de ter em algum momento contato com as drogas, leves ou pesadas. Ele deveria sair de sua redoma e se ver alguns anos depois, no que pode se trasnformar, o que estará fazendo por sua família e por extensão à sua comunidade.

Se será um pedinte maltrapilho ou um construtor de sua própria vida, e mantenedor de muitas mais.

Os professores devem mostrar o valor do amanhã, pois tudo parece estar guiando para a famosa frase: “ Viva hoje, pois pode não haver amanhã”..Mas o hoje é o amanhã de ontem, e se ele existe, e todas as coisas boas e confortáveis que a tecnologia nos fornece, é porque muitas pessoas estão pensando no amanhã, e cada um desses pequenos devem ser incentivados em suas habilidades e conduzidos ás suas profissões..

Hoje o ensino é baseado no conceito de inteligências múltiplas. Não se obriga com palmatórias a se saber matemática. Sim, é necessário aprender o básico, o máximo, se houver aptidão, mas se o aluno é razoável em matemática, tira as notas para passar, mas tem habilidade para o esporte, vamos levá-lo ao esporte!

Se gosta de português, vamos levantar bibliotecas e fazer concursos de redação.

Se é tímido, com baixa auto estima, vamos tentar montar peças teatrais infantis com fantasias, para que ele tome gosto saudável pelo aplauso.

Se aquele vive desmontando brinquedos, direcionemos a cursos de mecânica, eletrônica.

Aconselhar os pais a limitarem as horas frente ao computador e televisão. Não forneçam a seus filhos pequenos celulares avançados, em que eles fiquem pendurados nas mídias eletrõnicas.

Pais,não se preocupem com presentes caros, mas presentes com amor.

Aquela pequenina é curiosa na cozinha, mostrem como se faz um bolo e biscoitos.

Outra gosta de limpeza e arrumação, qual o problema de ensinar a varrer e a manter a casa em ordem? Trabalho edifica, nunca diminui ninguem, já diziam nossos avós.

Quando estiver junto a um jovem, pode ser parente, pode ser alguem que encontre de repente, antes de julgá-lo, ouça-o, escute-o, olhe em seus olhos. Porque o que interessa entre seres humanos, não é o que se fala ou o que se escreve apenas, poque nem sempre ali está tudo o que se tem a dizer., mas o que está nos olhos do outro. Isto pode significar tudo, para alguem que está à beira de um abismo.




Alex Hudson

Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)