quinta-feira, janeiro 05, 2012

Projeto Fisioterapia Domiciliar atende a pacientes dentro da própria casa. O foco são idosos acima de 60 anos que estejam restritos ao leito. Os profissionais utilizam um veículo para chegar a casa dos pacientes.

Reportagem: Denilson Santos

A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Saúde, criou mais um serviço para facilitar a recuperação de pacientes que precisam fazer fisioterapia. O Projeto Fisioterapia Domiciliar é um serviço que já está em funcionamento, oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar o seu tratamento fisioterápico em clínicas, hospitais e ambulatórios de saúde, seja por motivos de transporte adequado ou condições físicas. Com esse novo serviço o fisioterapeuta atende, trata e reabilita o paciente na sua própria casa e de acordo com suas necessidades, distúrbios neurológicos, ortopéticos e respiratórios.

Segundo a Coordenadora do Projeto Fisioterapia Familiar, Roberta Frias Demier, a intenção é reabilitar os pacientes na sua própria casa. Ela afirmou que os objetivos básicos são os de melhorar a qualidade de vida destes pacientes; orientar familiares quanto aos cuidados paliativos; normalizar tônus muscular; desenvolver as capacidades sensórias, motoras de lateralidade, direção, imagem corporal e equilíbrio, além de inibir os padrões anormais de postura e estimular os normais, desenvolver a marcha e estimular a autoconfiança e auto-estima dos pacientes, entre outros.

Esse tratamento domiciliar é indicado a pacientes com idade igual ou superior a 60 anos, que estejam restritos ao leito, com sequelas neurológicas (AVC, Parkinson, Traumatismo Raquio-Medular (TRM), Alzheimer), sequelas pulmonares, como DPOC, Pneumonia ou sequela traumato-ortopédicas (fratura de fêmur, doenças agudas e crônicas do sistema músculo esquelético).

Os interessados em agendar ou obter mais informações sobre o atendimento, podem comparecer na Sala da Coordenação da Estratégia Saúde da Família, localizada na Rua Getúlio Vargas, nº 109, no Centro, ou entrar em contato pelo telefone: (21) 27340716 e falar com a fisioterapeuta Andressa Moraes de Melo Alves.



Fontes:

Texto: ASCOM - PMRB
Imagem: Google Imagens

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)