quinta-feira, março 01, 2012

Devagar, devagar, devagar, devargazinho.........

Está parecendo um pouco o samba do Martinho da Vila, mas na falta de maiores informações na mídia, e se a mesmas existirem para discordar deste meu pensamento, ficarei muito grato se forem divulgadas.

O que observei porém foi um hiato no tempo de 5 anos, sem muitas concretizações, apenas muitas palavras e planos, que vão se modificando de acordo com a troca dos grupos que discutem a Agenda 21 do Comperj, onde os atores sempre estão muito identificados e motivados, porém não consegui visualizar a concretização nem a continuidade de um fio condutor adequadas à magnitude das necessidades e demandas das modificações de imensa profundidade que estão acontecendo e acontecerão continuamente a partir deste ultra-mega-projeto.

Não vou ficar remoendo nem colocando palavras minhas. Apresento aqui apenas fatos, para a apreciação dos prezados leitores:

Em 2007 ocorreu :


Fórum Regional da Agenda 21 COMPERJ

Princípios e Objetivos Comuns para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar nos Municípios Diretamente Influenciados pelo COMPERJ

- Capacitação e fortalecimento da produção orgânica;
- Capacitação para o controle e redução do uso de agrotóxicos;
- Planejamento para implantação de biodigestores;
- Aumento da produção leiteira;
- Dimensionamento dos recursos humanos para o desenvolvimento da agricultura do município;
- Identificação de produtos para o desenvolvimento e a produção em escala com o apoio da Prefeitura Municipal e de órgãos do setor;
- Criação de cooperativas para promover compra de insumos e reduzir custos de produção;
- Promoção de cursos para a capacitação do pequeno produtor rural;
- Desenvolvimento de programas de educação ambiental para a redução do uso de agrotóxicos e produtos químicos na produção familiar;
- Implantação de Escola Técnica Agrícola;
- Desenvolvimento de parcerias para a obtenção de recursos para a produção agrícola do município;
- Promoção de um sistema de venda intermunicipal de produtos agrícolas e de comercialização local da produção;
- Estímulo ao manejo de sistemas agroflorestais;
- Fortalecimento da apicultura e formalização da Associação de Apicultores de Rio Bonito;
- Melhoramento das estradas vicinais para escoamento da produção.


E em fevereiro de 2012.......................


Coordenadores dos Fóruns Locais definem estratégia de trabalho para 2012

... ” Após o lançamento das Agendas 21 Locais, o projeto Agenda 21 Comperj entrou em uma nova etapa. Se antes o foco era estruturar o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) e transformá-lo em um documento formal, agora chegou o momento de torná-lo, efetivamente, uma referência nos municípios e fortalecer a atuação dos Fóruns Locais.

Este foi o fio condutor da primeira reunião de coordenadores dos Fóruns de Agenda 21 Local de 2012, realizada no dia 9 de fevereiro no Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo. O encontro teve como objetivo identificar as principais demandas dos Fóruns e do projeto, para estabelecer um planejamento estratégico para 2012.”


Entre os avanços conquistados pelos Fóruns desde a última reunião de coordenadores, realizada em setembro de 2011, está o aumento da inserção dos membros nos conselhos municipais. São Gonçalo, por exemplo, está presente em nove conselhos; já Guapimirim participa de seis. O Fórum de Casimiro de Abreu participa de cinco conselhos, e em três deles um membro é presidente. Os municípios de Itaboraí, Tanguá e Saquarema fazem parte de quatro conselhos cada, e a coordenadora desse último é presidente de um deles.”

O que observei, neste lapso de tempo de 5 anos, é os “avanços conquistados” ainda estão dentro das salas de reunião, entre as simpáticas confraternizações dos envolvidos, e pouco se tem notícia de ações concretizadas. Alem disso, não vi citações de participação conjunta e agregada em relação a nossa cidade..
Observei que foi marcada para 1º de fevereiro deste ano uma reunião do Fórum de Rio Bonito. Esta reunião se deu em 15 de fevereiro onde a pauta foi discutir ideias para dar continuidade ao trabalho da Agenda 21 em 2012.

Gostaria de convidar a Secretaria do Meio Ambiente de Rio Bonito a nos ajudar a divulgar mais amplamente este trabalho citado, de forma que possamos ficar a par e nos rejubilarmos das ações que nos inserem na meta tão esperada e necessária de alinhamento com a Agenda 21, de modo que a população fique bem informada e sobretudo nossos jovens encontrem caminhos e motivação para se orgulharem de ser cidadãos Riobonitenses.







Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

2 comentários:

Manuela Nygaard disse...

Amigo, infelizmente esse problema é generalizado.
A Agenda é uma ferramenta importantíssima, mas não ha quem saiba maneja-la adequadamente. Fato!

Anônimo disse...

Caro Alex e Manuela, eu fico triste de ter que me esconder atrás de um anônimo, mas infelizmente na nossa cidade quem coloca a cara, toma tapa, e no momento não estou podendo me expor, mas não posso ser omisso, por isso, por enquanto, uso esse artifício. Como a Manuela disse, é uma ferramenta extraordinária, pouquíssimas são as pessoas que sabem o que tem na mão, podem gerar um diferencial, mas (sempre tem um mas)quase nunca são escolhidas as pessoas CORRETAS para assumir essas empreitadas... Olhem o exemplo de nossos edis, ao invés de lutar por uma Rio Bonito forte, pelo progresso da cidade, pois progredindo trará mais recursos, com mais recursos trará prosperidade, qualidade de vida, e por conseguinte melhoria financeira para todos, ficam todos se debatendo em concurso próprio, interessados em suas próprias convicções, com soluções minimalistas que visam atender seu público cativo, criando os currais de ondem conseguem suas reeleições, ficam dividindo o centavo achacado do povo, denegrindo e desmerecendo a cidade. Esse é o exemplo da cadeia pública mais elementar e visível a população, subindo nessa cadeia encontramos o estafe municipal com o prefeito e suas secretarias (também com várias pessoas sem tarimba profissional para o cargo), e assim segue para a classe dos deputados, governadores, etc. Então quando alguns bagrinhos (muitas das vezes indicados pelos políticos, ou correlacionados, acima) são escolhidos para esses eventos, comportam-se como tal, sem qualquer afeto aos problemas que poderiam ser resolvidos em seus domicílios, só pensam em oba-oba, seguindo o exemplo de nossa classe política. Já temos o ficha limpa, vamos lutar pelo voto limpo, sem barganha financeira, sem currais, sem o famigerado toma-lá da-cá. Colocar uma ferramenta dessas em mãos tão desclassificadas é um tremendo desperdício. Infelizmente o futuro cobrará pesado a omissão do presente. Em tempo, já que o assunto roda em torno do COMPERJ, é fato claro que nossa cidade foi invadida, tomada de assalto, pelos trabalhadores de lá, ouvimos pelas ruas sotaques oriundos de outras regiões do Brasil, não há casas para alugar, vagas em hotéis, etc, e quando acabar a grande obra? Sim ela termina, segundo previsão, em 2014, e como ficara essa população que não é tão nômade assim? Lembre que a operação do complexo utilizara um número muito menor de trabalhadores, e com grande especialização. Vamos nos tornar Campos Elíseos (vejam REDUC)? Creio que valha uma matéria. Ano que vem, prefeito e câmara nova (talvez nem tão nova assim), qual a estratégia? Ou vai continuar do deixa assim que tá bom? Cade nosso parque industrial? Cada as obras de urbanização do parque industrial? Cadê a pavimentação da trepidante (paralelepípedos) cidade? Tudo devidamente sob cuidados do nosso Chef de cozinha aimpinzístico, que está levando tudo em banho maria... Grande concurso essa semana, não percam, diversos cargos por um contrato de salario mínimo, procurem o SEMEC.

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)