quinta-feira, abril 19, 2012




                Um modo diferente de comemorar este dia é relembrar de um filho de nossa terra, chamado José Cardoso da Silva, que desenvolveu em nossa cidade um jipe chamado Tupi, no início dos anos 50.

Seu filho, Sebastião Cardoso, escreveu um livro contando a saga da história da construção do Jipe Tupi chamado “Sou pequeno mas sou brasileiro”.

O livro conta a história de José Cardoso da Silva e de seu sonho de criar uma indústria automobilística no Brasil. Em 1953, ele começou a projetar no chão de sua oficina em Rio Bonito, no Estado do Rio, o esboço do que seria o menor automóvel construído no Brasil :o jipinho.

O mini-carro era o centro das atrações em todos os lugares pelos quais passou, e virou notícia em vários jornais, revistas e programas de rádio. O momento crucial desta história foi o encontro de José Cardoso e seu jipinho com o Presidente da República, Getúlio Vargas. Depois da surpresa em saber que no Estado do Rio de Janeiro já se fabricava carros, afirmação feita pelo próprio presidente, Getúlio Vargas prometeu apoio federal à criação da IBASA: Indústria Brasileira de Automóveis. O objetivo era que o país pudesse, em pouco tempo, fabricar automóveis 100% nacionais. No entanto, com a morte do presidente e a burocracia governamental, que dificultaram a realização do projeto, a IBASA não decolou e o jipinho passou a fazer parte somente da memória de poucos brasileiros que sonharam com ele nas ruas de todo o Brasil.

Diante da impossibilidade de levar à frente a IBADA, José Cardoso  fundou a Incomatol – indústria de máquinas para retífica de motores-  empresa que já mais de 45 anos fabrica máquinas para retífica de motores, para todo o Brasil e exterior. Muitas máquinas produzidas pela Incomatol, estão hoje justamente na indústria que José Cardoso da Silva sonhou fabricar..


Alex Hudson

Fonte consultada:

 

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)