sábado, dezembro 08, 2012


                A expressão “boi de piranha” significa que algo ou alguém considerado de menos importância, é sacrificado em troca de algo mais valioso.

            Ela veio do hábito dos vaqueiros , ao precisarem atravessar um rio infestado de piranhas, sacrificam o animal mais fraco ou mais velho, atraindo os peixes carnívoros, dando tempo para o resto da boiada atravessar.

            Na política, pode servir ao que tem maior hierarquia, observar seu “staf”, de quanto aqueles que lhe seguem são fiéis, se amoldam a seus interesses. Pode ser uma forma de satisfazer os pedidos de nomeação e depois decidir quantos serão defenestrados, em prol da adequação de seus interesses.

            Dizem que Marcos Valério foi o “boi de piranha” do mensalão. É uma expressão parecida com “bucha de canhão”, “bode expiatório”...

            Agora, em nossa cidade, estamos aguardando os que formam a equipe que pretende trabalhar com a prefeita eleita. Parece que num evento inédito, a equipe já está praticamente nomeada antes mesmo da diplomação.

            Certamente terão de cumprir ordens e determinações vindas da gestão instaurada, senão pelo rigor pessoal da disciplina, também pela ansiedade de agradar e se sobressair. Serão  os que estarão na frente, dando as primeiras cabeçadas, os tropeços e inevitáveis confrontos.

            Vão exercer a função de primeira fila de infantaria, participar da dança das cadeiras,. ser  “buchas de canhão” ou ”bois de piranha”, no sentido da expressão popular e do insustentável peso das segundas e terceiras intenções.

Alex Hudson
Rio Bonito - RJ 

 

 

 

 

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)