quinta-feira, março 21, 2013


Saúde é o que interessa, quem de remédio precisa tem pressa!


Acredito que algo anda errado no formigueiro, pois a atual prefeita vive batendo no peito dizendo que seu carro chefe é a saúde, mas com toda certeza não é o que estamos presenciando nas ruas.

Hoje, estive com duas senhoras aqui de Boa Esperança e uma delas disse: “Ei Alex, coloca lá na “nenete” o que anda acontecendo conosco, os diabéticos de Rio Bonito”! Parei, e à medida que ouvia tudo, fui ficando pasmo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a Lei Federal no. 11.347 (assinada em 27 de setembro de 2006 pelo Presidente da República) está em vigor e determina que os pacientes com diabetes recebam gratuitamente, do Sistema Único de Saúde – SUS --, os medicamentos necessários para o tratamento, assim como os materiais exigidos para a sua aplicação e a monitoração da glicemia capilar. O texto da lei afirma que, para ter este direito, é preciso estar inscrito em algum programa de educação especial em diabetes.
           
            Na prática, a pessoa precisa ir ao posto de saúde mais próximo de sua residência e cadastrar-se como paciente com diabetes do SUS ou do Sistema de Informação em Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). No mesmo local, deve-se pedir pelos medicamentos necessários ao tratamento, prescritos pelo médico responsável em uma receita que será ali apresentada (perceba que já há um erro, em nossa cidade estes medicamentos são entregues, isso quando há os medicamentos, na Clinica Loyola, deveria ser entregues nos postos de saúde próximos a residência do diabético). Caso não seja plenamente atendido, o paciente deverá relatar o caso à ouvidoria da Secretaria da Saúde do estado ou do município, e também na própria sede da mesma. Se ainda assim não for atendido, em último caso, o paciente poderá entrar com uma ação judicial exigindo o fornecimento gratuito de todos os itens indispensáveis ao seu tratamento médico. Para tanto, precisará de um advogado, que pode ser público (Defensoria Pública, localizada nos fóruns de cada município) ou um profissional particular de sua confiança.

            Meus amigos e amigas, a partir do texto acima, estas pessoas têm  direito ao tratamento, orientação e a medicação.  As nossas Leis garantem aos diabéticos este direito, porém, desde de janeiro deste ano a PMRB não tem repassado aos diabéticos da cidade tais elementos para sua sobrevivência .E quando tem, não há para todos, de maneira que os força até a dividir com o vizinho. Segundo o que se informa, a PMRB não comprou em quantidade suficiente. Uma destas senhoras que estava conversando comigo, faz uso da insulina 3 vezes ao dia, o uso das fitas então nem se fala, e pelo que percebi não tem qualquer condição financeira para obter insulina, seringas, agulhas e fitas reagentes senão pela gratuidade fornecida pelo governo. Pior que ainda tem a dieta, que sempre é por conta do paciente, leite não é qualquer um e sim o mais caro, fora algumas frutas e não pode ser qualquer uma, ou seja, uma alimentação dispendiosa, para garantir o mínimo de saúde ao diabético.

Se não bastasse tudo isso, ainda há o atendimento médico que não está acontecendo de forma adequada.  Cada receita tem a validade máxima de três meses, no entanto, estas senhoras no final desta semana, há quatro meses não são atendidas pelo médico, pois não conseguem marcar uma consulta, e estão tentando desde inicio de janeiro.  A sua última consulta foi em novembro, e, além disso, foram pegar os medicamentos e chegando lá a pessoa que a atendeu “quebrou o galho”, assinou atrás da receita e autorizou a entrega, esta tal pessoa nem médica é, isso é crime. O que me deixa muito chateado é que parece que este atual governo pensa que os diabéticos da nossa cidade só vão ao médico para pegar receita. È óbvio que isto  não é bem assim, são necessários exames e consultas periódicos, check ups cuidadosos, aferição da dose de insulina em relação à glicemia, enfim mais cuidado, mais respeito ao juramento hipocrático, mais vontade política, mais respeito às Leis Federais.

E depois querem que eu fique calado...


Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)