segunda-feira, março 04, 2013

AGU e MPF garantem que ex-prefeita de Rio Bonito/RJ devolva valores desviados de transporte escolar rural


Data da publicação: 28/02/2013

Ex-prefeita do município de Rio Bonito/RJ terá que devolver mais de R$ 20 mil por má utilização de financiamento de transporte de alunos da rede pública de ensino. A Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério Público Federal (MPF) comprovaram, na Justiça, que os valores foram obtidos com informações falsas inseridas no contrato, para receber os recursos, em 2004.

De acordo com a Procuradoria Seccional Federal em Niterói (PSF/NIT) e a Procuradoria Federal junto ao Fundo (PF/FNDE), os recursos deveriam ser direcionados exclusivamente aos alunos residentes na área rural, mas foram utilizados pelo município para pagar despesas relativas a transporte de professores, supervisores e coordenadores do sistema municipal de ensino.

Os procuradores informaram que os dados da Secretaria de Educação de Rio Bonito apontaram que o quantitativo de alunos matriculados na rede pública local foi decrescente nos meses subsequentes à assinatura do contrato. No entanto, a prefeitura havia apresentado um aumento de 25% do número de matriculados, para receber mais recursos.

A conduta irregular da prefeita de Rio Bonito levou a PSF-Niterói e o MPF a pedirem o afastamento da gestora por improbidade administrativa e o ressarcimento do dano causado ao erário.

Ao acolher os argumentos apresentados, a 2ª Vara Federal de Itaboraí condenou a prefeita por práticas ilícitas e acrescentou na decisão que "a utilização dolosa da verba do Programa Nacional de Transporte de forma contrária a determinada em lei, fere o princípio da legalidade previsto no art. 37 da Constituição Federal de 88, adequando-se a conduta à tipicidade prevista na Lei de Improbidade Administrativa".

A PSF-Niterói e PF-FNDE são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

Ref.: Ação de Improbidade Administrativa nº: 2009.51.07.000206-0 - 2ª Vara Federal de Itaboraí.

Adélia Duarte/Uyara Kamayurá



Fonte: AGU - ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)