sábado, abril 13, 2013





Por suas características de grande mutabilidade, neste primeiro semestre de 2013 tem havido preocupação quanto ao surto de gripe aviária no México. O último informe no final de março, o governo do México anunciou que a gripe aviária, a qual foi registrada nos estados de Guanajuato e Jalisco em fevereiro, está "controlada" dentro do cerco sanitário imposto pelas autoridades locais. O Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Alimentar (Senasica, na sigla em espanhol) declarou que "não existe risco de contágio em outro estado do país". Em comunicado, o organismo ligado ao Ministério de Agricultura indicou que o surto da doença pode ter sido controlado graças a ações estabelecidas pelo governo. Brigadas sanitárias aplicaram cerca de 131 milhões de doses de vacina contra a doença em Jalisco e Guanajuato e em outros dez estados. Até o momento, cerca de 3,7 milhões de aves foram mortas no estados atingidos. Em junho do ano passado, o México registrou uma onda de infecção que fez as autoridades sacrificarem 22 milhões de aves, provocando escassez da carne de frango e ovos. O tipo viral deste surto foi o H7N3.

Enquanto isso, a autoridades de saúde da China disseram que não há nenhuma evidência de transmissão de humanos para humanos da gripe aviária causada pelo vírus H7N9 no país. As informações são da agência de notícias oficial do governo, a "Xinhua". Mas outro parecer foi dado por outra fonte chinesa que noticiou o seguinte:

“A China foi paralisada por uma cepa humana emergente da gripe aviária, H7N9, que já infectou 28 pessoas, oito das quais morreram. Apenas nos últimos dois dias, mais quatro pessoas testaram positivo para o vírus, de acordo com a Xinhua.O caso mais recente foi internado um homem de 62 anos de idade, em Xangai. Cerca de 30 por cento dos pacientes que foram diagnosticados com o vírus morreram.O vírus tomou suas primeiras vítimas no início de março. Esta é a primeira vez que a cepa da gripe H7N9 fez o salto para os seres humanos, por isso não ter construído uma resistência natural. Por sorte, o vírus não parece ser capaz de se espalhar entre os seres humanos, mas é possível que ele possa sofrer uma mutação e adquirir essa capacidade.”
    
O órgão chinês encarregado dos alimentos e remédios anunciou ter agilizado a aprovação da droga intravenosa antigripal Peramivir, produzida pela empresa de biotecnologia listada nos EUA BioCryst Pharmaceuticals Inc.O Peramivir é alvo de experimentos de comprovação de sua eficácia contra as variantes de influenza tipo A e tipo B, informou o órgão chinês em um comunicado. A cepa H7N9 se insere no grupo de tipo A. As autoridades de Xangai enfatizaram que o vírus H7N9 permanece sensível à droga Tamiflu e as pessoas diagnosticadas logo no começo da doença podem ser curadas. O Tamiflu é fabricado pela Roche Holding AG.

O Ministério da Saúde  e no Brasil está acompanhando  e informa que acompanha os casos de H7N9 - o vírus que atinge aves na Ásia e pode matar humanos - por intermédio do monitoramento de dados informados regularmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para as autoridades brasileiras, a contaminação do vírus em pessoas deve ser observada.A assessoria de imprensa do ministério ressaltou que o H7N9 é um vírus semelhante ao H5N1, que circula em alguns países da Ásia e Norte da África desde 2005 e sua transmissão entre humanos é rara. O Ministério da Saúde lembra que não há restrição a viagens, para países nos quais foram identificados casos do H5N1.

É necessário que o risco desta e outras pandemias seja acompanhado pelo mundo inteiro, sem pânico ou alarde, mas com o bom senso necessário em caso de verdadeira epidemia.

Texto Retirado do Site: Bichos On Line

Fontes consultadas:
Bol Noticias
Avicultura Industrial
Business Insider

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)