quinta-feira, abril 25, 2013

 

SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO

 

            Venho fazendo uma reflexão sobre a escalada da violência em toda parte, e em especial sobre a discussão atual sobre diminuir a idade da pena dos infratores da Lei. Sei que estou dando neste momento a cara a tapas, mas eu tenho falar sempre o que penso e o que realmente acontece.
 
            Lendo bastante, me deparei com inúmeros pontos a serem vistos, e trago aqui, para o amigo leitor e a amiga leitora, reflitam comigo.
 
            Em novembro de 2012, o  Ministro da Justiça, , o Sr. José Eduardo Cardozo, chamou o sistema carcerário brasileiro de medieval e disse que preferia morrer a cumprir pena nele por longo tempo. Afirmou ainda que na verdade, o sistema carcerário brasileiro na verdade alimenta a criminalidade.
 
            O Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, sendo o Estados Unidos o primeiro com 2,2 milhões, China o segundo com 1,6 milhões e Rússia com 740º mil.
 
            Temos quase 500 mil presos, 56% destes já foram condenados e estão cumprindo pena, e 44% são presos provisórios que aguardam julgamento de seus processos. Em geral são jovens com idade entre 18 e 29 anos, afrodescendentes, com baixa escolaridade, sem profissão definida, baixa renda, muitos filhos e mãe solteira (no caso das mulheres). Em geral praticam mais crimes contra o patrimônio (70%) e tráfico de entorpecentes (22%). A média das penas dos julgados é de quatro anos. Lembrando ainda que não há distinção na hora de prender réus julgados com provisórios, e criminosos homicidas junto a infratores primários não violentos.
 
            A ineficácia do sistema de ressocialização do egresso prisional, leva a 90% dos ex-detentos a voltarem a delinquir e acabam sendo novamente presos.
 
            Em geral, há superpopulação nas penitenciárias, onde o Departamento Penitenciário Nacional aponta déficit de 180.000 vagas no país. Presos que estão cumprindo pena nos distritos policiais devido à falta de vagas nas penitenciárias, por conta disso acabam sendo tolhidos em vários direitos, dentre eles o de trabalhar para ter sua pena remida e também o de auferir determinada renda. Cerca de 40% dos presos, provisórios ou sentenciados estão sob a guarda policial civil nos distritos policiais, não sendo estes locais adequados para o cumprimento de pena de reclusão. Por outro lado também são mais vulneráveis às tentativas de resgates dos criminosos perigosos.
 
            Há por um lado o acentuado avanço da violência, o clamor pelo recrudescimento da pena e do outro lado, a superpopulação prisional e as deletérias falhas carcerárias.
 
            Juristas, advogados e sociólogos apontam como fatores para o precário sistema prisional brasileiro o abandono, a falta de investimentos e descaso do poder público. A prisão surgiu como instrumento substitutivo à pena de morte, das torturas públicas, mas ainda não consegue alcançar e efetivar o fim correcional da pena, resultando na impossibilidade de ressocializar qualquer ser humano.
           
A socióloga Julieta Lemgruber aponta como uma solução a maior racionalidade na imputação das penas alternativas e o empenho do Estado na melhoria dos presídios existentes e na construção de novos.
 
            Um exemplo do desacerto começa na disparidade das penas. Há o crime famélico, aquele que furta uma lata de leite para alimentar seu filho. Trata-se de um crime de furto contra o patrimônio com pena de reclusão de um a quatro anos (art.155,CP). Porém, se este réu for por qualquer motivo “esquecido” enquanto aguarda o julgamento e sua pena, poderá ficar muito mais tempo que isso, misturado a bandidos perigosos, sofrendo todo o tipo de afronta, como às vezes lemos nas páginas dos jornais.
 
             De acordo com o advogado Rafael Damasceno de Assis, as rebeliões e fugas de presos são uma resposta e ao mesmo tempo um alerta às autoridades para as condições desumanas a que são submetidos, apesar da legislação protetiva existente. Além da violação de direitos dentro do cárcere, chama a atenção a ineficácia do sistema, e a principal solução para o problema de reincidência, é o efetivo apoio ao egresso prisional, pois o egresso desassistido de hoje, continuará sendo o criminoso reincidente de amanhã.
 
Inúmeros são os problemas enfrentados do lado de dentro das grades:
 
INSALUBRIDADE – ambiente propício a proliferação de epidemias, contágio de doenças, onde aproximadamente 20% dos presos são portadores de HIV (alguns falam em 1/3 da população carcerária), em decorrência do homossexualismo, da violência sexual praticada por outros presos e uso de drogas injetáveis. Falta de estrutura básica, além da má alimentação, sedentarismo, uso de drogas, falta de higiene e toda a lugubridade da prisão, fazem com que o preso que adentrou em condição sadia, de lá não saia sem ser acometido de uma doença ou com sua resistência física e saúde fragilizadas. São altíssimos os índices de prevalência de tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis (DST), hepatite e dermatoses.
 
CASTIGOS E TRATAMENTO EXECRÁVEL - quando sofrem os mais variados tipos de castigos, que acarretam degradação da personalidade e perda da dignidade num processo que não oferece quaisquer condições de preparar o seu retorno útil à sociedade. Torturas e agressões físicas de outros presos e dos próprios agentes penitenciários.
 
HOMICÍDIOS, ABUSOS SEXUAIS, ESPANCAMENTOS, EXTORSÕES – são prática comum por parte dos presos mais “criminalizados” dentro do ambiente da prisão, os quais, em razão disso, exercem um domínio sobre os demais, que acabam subordinados a essa hierarquia paralela. Contribui para esse quadro, o fato de não estarem separados dos condenados primários, os marginais contumazes e sentenciados de longas penas. Os presos que detém esses poderes paralelos dentro da prisão, não são denunciados, e na maioria das vezes, também permanecem impunes em relação a suas atitudes, pois na prisão, além da “lei do mais forte”, também impera a “lei do silêncio”.
 
PRIVILÉGIOS E CORRUPÇÃO NAS PRISÕES – aquela parte da população carcerária privilegiada, com vantagens ora por relações existentes na prisão com envolvimento de dinheiro e tráfico de drogas, ou por vantagens pessoais.
 
FALTA DE OCUPAÇÃO, TEMPO OCIOSO - onde além de não fazerem nada para desenvolvimento físico, emocional ou intelectual, não conseguem trabalhar para poder ganhar algo e ir reduzindo suas penas, como emana a lei.
 
FACÇÕES CRIMINOSAS – a não resolução destes problemas possibilitou ao surgimento de facções criminosas. Ao contrário de ter acesso a políticas de reinserção social efetivas, grande parte do detentos brasileiros fica exposta à influência do crime organizado. Dentro das cadeias, muitos deles ficam submetidos às regras das facções.
 
Além desses problemas crônicos como a tortura, maus tratos por partes de outros presos e agentes penitenciários, a ineficácia de programas de ressocialização, ocorre em casos extremos de superpopulação, uma política de aprisionamento insano, como juntar homens e mulheres na mesma cela, ou colocar os presos em contêineres.
 
Outra violação cometida é a demora em conceder os benefícios àqueles que já fazem jus à progressão do regime, ou em soltar os presos que já saldaram suas penas. Isto ocorre por negligência e ineficiência dos órgãos responsáveis pela execução penal, o que constitui constrangimento ilegal por parte dessas autoridades, podendo ensejar inclusive a responsabilidade civil do Estado, por manter o indivíduo encarcerado de forma excessiva e ilegal.
 
Paula Guimarães Ferreira, acadêmica de Direito na Faculdade Politécnica de Uberlândia escreve que, na atual conjuntura da Administração Pública em que se preza por eficiência, tanto no sentido de economia financeira, quanto no de obtenção de máximos resultados, manter uma estrutura carcerária deficiente implica tanto em desrespeito aos princípios que regem a Administração Pública, quanto, por via oblíqua, o desrespeito ao Interesse público.
 
Ao invés do sistema carcerário ser algo benéfico para a reestruturação dos indivíduos, ele é um retro alimentador da criminalidade, segundo o doutor em Segurança Pública, especialista em superpopulação carcerária, Alexandre Ferreira Rocha.
 
Em 1996, o advogado Eduardo Albuquerque Rodrigues Diniz, escreveu um artigo sobre a realidade do sistema penitenciário brasileiro, onde falava sobre a adoção de Penas Alternativas, ao invés de Penas Privativas de Liberdade. Não defendia ali deixar os criminosos sem punição, mas sim aplicar-lhes penas condizentes com a gravidade de seus crimes. Também não pretendia deixar os criminosos fora das prisões pelo simples fato de não existirem dependências nos presídios. Dentre as penas alternativas, citou as Restritivas de Direitos, previstas nos artigos 32,43 e 48 do Código Penal. Também podem ser adotadas outras formas de sanção, como penas intimidatórias, vexaminosas e patrimoniais como: admoestação, confisco, expropriação, multa, desterro, liberdade vigiada, proibição de frequentar determinados lugares, etc. Em seu texto, deixa muito claro a necessidade de não se confundir um homicida com um ladrão de galinhas, com um sonegador de impostos, ou um funcionários que comete peculatos.
 
As soluções para este sombrio quadro atual do Sistema Penitenciário Brasileiro seriam voltadas à erradicação da pobreza, geração de empregos, reestruturação da educação fundamental, além de investimento em estudos pertinentes à prevenção da criminalidade.
 
Antes de pensar em reduzir a maioridade penal para  criminosos adolescentes, tirando-os das vistas da sociedade, como se o problema estivesse resolvido, é necessário conscientizar-se que há uma crise. E esta crise que afeta o sistema penitenciário brasileiro, requer a adoção de medidas efetivas e urgentes ou novas alternativas para os detentos. A prisão tem de estar adequada para a tarefa de reabilitação e ao final, devolver à sociedade pessoas preparadas para a convivência harmônica com os demais cidadãos.
 
Considerando que o sistema penitenciário está sob a responsabilidade do Poder Público, que até hoje não demonstrou preocupações com a ressocialização dos detentos, a privatização das penitenciárias pode ser uma alternativa eficaz para o problema.
 
A administração dos presídios fica sob a responsabilidade da iniciativa privada, ficando o poder público com o apoio através de incentivos fiscais e subsídios, bem como a fiscalização e controle, com o apoio da sociedade, da imprensa e do Ministério Público..
 
Os detentos podem trabalhar mediante justa remuneração, podendo em parte ser revertido à reparação ao dano causado à vítima e até para justificar a desnecessidade de um auxílio reclusão, desonerando o Estado. A iniciativa privada também contribui para proporcionar qualificação através de cursos profissionalizantes e da própria escolarização e/ou alfabetização.
 
Em Minas Gerais, foi inaugurado em janeiro de 2013, o primeiro Complexo Penitenciário do Brasil, construído e administrado por empresas particulares, numa Parceria Público-Privada. Com capacidade para receber 3.060 detentos do sexo masculino, seguindo modelo da Inglaterra.
 
O custo mensal é de R$2.700,00 por cada detento, contra os atuais R$ 2.800,00 que cada detento custa mensalmente ao Estado atualmente. Em contrapartida, terá que atender aos indicadores de desempenho, como impedir fugas e rebeliões. Tanto a manutenção das unidades prisionais quanto à execução de serviços como fornecimento de refeições, uniformes, atendimento à Saúde e assistência jurídica, ficarão a cargo de funcionários contratados pelo grupo empresarial responsável, e agentes penitenciários do Estado cuidarão do entorno da unidade.
 

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

 

 

 
Frente a todos estes problemas apresentados, podemos inferir que a mesma Sociedade que aponta para a resolução simplista de encarcerar o menor junto a outros criminosos, ação decorrente da diminuição de sua idade penal, se esquece de se unir para buscar soluções que resolvam os problemas sociais que a cercam.  Aumentam em geral o cortejo daqueles que apontam e discriminam, predispondo a acontecer de fato o que antes era alto risco. Isto é, jogando literalmente o adolescente que só tem como exemplo o crime, a violência e o medo, dentro do cadinho borbulhante da insana realidade dos presídios brasileiros.
 
Ações governamentais e civis deveriam ser implementadas e mantidas, para identificação da criança em situação de risco, com pais violentos, dependentes químicos ou transtornos comportamentais, ou ainda morando em região de alto risco. Reduzir a marginalidade precocemente, para que haja  condições de vida digna, livre, para que a criança e o jovem veja um sentido num futuro construído com estudo  disciplina.
 
Remover o adolescente infrator da cena social, fornece por um lado, conforto e comodidade à sociedade, mas também joga um véu por sobre a cena, onde este adolescente praticamente morrerá para o mundo, não tendo provavelmente a menor chance de se regenerar, logo sendo recrutado pelas facções por trás das grades, e vivenciará a prisão dentro da prisão, dentro de um círculo intransponível.
 
Pesquisas feitas com crianças e adolescentes que crescem em áreas de risco mostram que apesar de terem uma família, estão em situação de risco, pois apresentam os fatores que são: maus-tratos, gravidez, prostituição, droga, estupro, alcoolismo, dificuldades de aprendizagem, família desestruturadas, trabalho infantil e depressão. Apesar desses fatores, eles ainda apresentam expectativas e sonhos que são: adquirir um trabalho, continuar estudando, ter uma melhor família, ter uma boa situação econômica, ser feliz, ter tranquilidade familiar, ter uma profissão, nessa prioridade. Nota-se que os reais problemas das crianças e adolescentes passam, na maioria das vezes, despercebidos pela escola e pelos acadêmicos/professores do projeto, não havendo ações efetivas nesse sentido.
 
Ao longo do tempo, porém, verificam-se as inúmeras contradições entre a vida deles e as suas expectativas. Mesmo com sonhos e esperanças, esses sujeitos não esperam grandes conquistas. No meio social em que vivem, ter um emprego fixo e um salário no fim do mês já é uma vitória, mesmo que isso não seja o suficiente para uma vida digna. Mas às vezes obter um diploma  e uma profissão passa a ser a última das prioridades, pois esses seres humanos frequentemente não chegam à condição de cidadãos, ficando empenhados em busca de uma sobrevivência diária, ou seu leque de expectativas passa a ser somente: "Curtir muito a vida porque a vida é curta" .
 
Aliás, frase cansativamente repetida por toda a sociedade, de modo geral na atualidade, e que pode ser analisada como um egocentrismo e uma insensibilidade cada vez mais aprofundados nas classes mais privilegiadas, e naquelas mais pobres desvela  uma tragédia  baseada numa total desconexão e despersonalização, um não saber quem  é, o que importa e porque está vivo.
 
Um dos exemplos mais marcantes disso escutei há alguns anos, antes dos movimentos de pacificação das favelas no Rio,  um episódio ocorrido numa creche mantida por iniciativa particular de alguns que se preocupam. Lá, um grupo de pedagogas e psicólogas tentavam reintegrar crianças que passaram por todo tipo de abalos psicológicos, além de má alimentação, hábitos higiênicos precários. Estas crianças estavam na idade pré escolar, entre 3 e 5 anos. Uma das formas de analisar a profundidade de problemas de seu desenvolvimento como pessoas, era apenas reuni-las diante de um grande espelho. Na primeira vez que isso era feito, aqueles profissionais muitas vezes não seguravam as lágrimas, porque observavam que as crianças reconheciam os coleguinhas, mas não encontravam suas próprias imagens no espelho. Normalmente  um bebê começa a se reconhecer no espelho a partir de 10 meses, e esta compreensão de si e do outro se dá plenamente aos dois anos.  Esta dificuldade de obter uma personalidade poderá se estender por toda a infância, somando-se problemas como dificuldade da fala, da escrita, impossibilidade de alfabetizar-se, e assim a criança cresce, num meio violento, sob todo o tipo e tensão que lhe bloqueia o raciocínio, e acaba abandonando a escola, porque cresceu e tem vergonha de continuar nas primeiras séries. Nem todos conseguem libertar-se dessas teias cruéis, onde o crime é logo ali, como próximo passo.
 
O Ministro Chefe da Secretaria da Presidência da República, o Sr. Gilberto Carvalho, afirma que o Palácio do Planalto é contra a redução da maioridade penal. Da mesma forma o Presidente da OAB, Dr. Marcos Vinícius Furtado  Coelho afirma que seria um retrocesso para o país, além de transformar o menino num delinquente sujeito à crueldade das prisões.
 
Porém, são necessárias extremas lucidez e clareza em cada situação, principalmente no aspecto de perversão patológica da personalidade. Um psicopata pode começar a apresentar sintomas na infância, e se não houver algum tipo de controle, não importa classe social ou nível intelectual, uma vez cometendo crimes, não terá volta, pois como não consegue ter qualquer sentimento, não se regenerará sob qualquer tipo de reeducação social ou moral. Precisa ser tratado de modo diferenciado e de acordo com a impossibilidade de regeneração. Aí sim, não há idade, e sim responsabilidade dos pais e responsáveis por um indivíduo deste, antes que ele coloque em prática sua insanidade. As delegacias têm muitas fichas onde o criminoso psicopata já aponta este desvio de personalidade na infância, por exemplo, furando os olhos de gatinhos, cometendo todo o tipo de crueldade com animais e crianças menores. Muitas vezes crescem sob a proteção de pais que se iludem que isso é fase, ou apenas “coisas de criança”, e subitamente se veem diante de crimes hediondos e irreparáveis.
 
Tudo tem seu limite, cada caso é um caso, é preciso bom senso, tolerância sim, mas visibilidade, e acima de tudo conhecimento na aplicação da Lei, retidão e  boa vontade política e social.
 
Temos de aplaudir de pé aqueles que se importam, que se incomodam, que arregaçam as mangas e vão ajudar anonimamente, voluntários que fazem diferença. Pessoas que nem têm tanto assim, mas vão aos finais de semana aos orfanatos, às creches, aos asilos, vão de porta em porta pedir alimento, agasalho e doações, estão sempre atentos usando a internet e todos os seus recursos, movendo-se na rede com motivos nobres, de auxílio, de ações generosas. São aqueles que não se conformam com a situação atual, mas ao contrário daqueles que socam o ar, esbravejam, estes que se importam de verdade, acordam cedo, vão dormir mais tarde, distribuindo sopa nas ruas, fazendo trabalho de formiguinha, ajudando um a um, na medida de suas possibilidades.
 
Muitas vezes coloca-se tudo nas costas dos governos, dos governantes. Muitas vezes acham que o pagamento dos impostos é o suficiente e já se cumpriu seu dever. Mas para muitos ainda falta muito, falta quase tudo, e antes que estes se percam, se a gente conseguir fazer ao menos um pouco, já estaremos mobilizando o coração, saindo da inércia, aí sim, realmente curtindo a vida de verdade.
 
Alex Hudson
Rio Bonito - RJ
 

Fontes consultadas:
G1(1)
 G1(2)
 

 

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)