segunda-feira, abril 01, 2013


Rio Bonito poderia ter sua faculdade. Para quem não se lembra, há anos atrás a UFF estava para se instalar aqui, porém tal não ocorreu e foi instalada em Rio das Ostras. Quem impediu? Foi em governo anterior da atual prefeita...

Se a UFF aqui tivesse se instalado, muitos jovens não precisariam estar se deslocando para outras cidades para estudar, nem dependeriam do transporte capenga que os levam a viagens cansativas e desconfortáveis. Além disso, provavelmente a presença da UFF aqui, atrairia outras faculdades, aumentando o leque de opções.

Os ônibus para o transporte dos universitários começaram a circular, cedidos anos atrás pela Câmara Municipal de Rio Bonito, a partir do então vereador Marcos Abrahão. Com o tempo a população se acostumou com este benefício.

Em relação a isto, um dos pontos forte da campanha da prefeita eleita, foi assegurar transporte de qualidade aos estudantes universitários, para que eles possam se munir de habilidade e competências investindo posteriormente seus conhecimentos em prol do crescimento deste município.

O que está acontecendo? Realmente, ela forneceu mais ônibus, mas soa como um prêmio de consolação, pois os ônibus são muito precários, trazendo cansaço e desconforto, que poderiam ser diminuídos se houvesse mais cuidado e consideração, mas acima de tudo, um cumprimento adequado das promessas de campanha.

Na verdade, ainda está na hora de buscar patrocínios que se alinhem com a modernidade, com a qualidade que a prefeita almeja(?) para a cidade que governa, e trazer um transporte adequado ao valor da comunidade acadêmica, que é uma força ativa e promissora para todos os setores da cidade. Uma força que terá vontade de participar e desenvolver junto à sua terra natal.

Em tempo, não há razão para proibir da juventude se divertir sadiamente durante as sofríveis viagens. Os estudantes estão sendo proibidos de fazer qualquer manifestação para amenizar as más condições do trajeto, pelos monitores dos ônibus, que ameaçam de corte no transporte de quem brinca, canta ou fala mais alto.

Estes métodos, estes jeitos tortos de cumprir promessas de campanha, estão retrocedendo no tempo. O século XXI é um tempo de novas luzes, da energia sustentável, de investimentos em veículos movidos a biodiesel, de inúmeras parcerias de transporte com novas alternativas de combustíveis. Por que não ir atrás disso? Onde está a vontade de andar para frente, características impresncindível dos administradores e empresários?

Será um desânimo precoce, alguma dúvida na conitnuidade do mandato? O jovem tem pressa, precisa buscar os instrumentos de sua construção, precisa de ações a que o motivem e que os auxiliem para uma caminhada reta e vitoriosa.

Vocês estão satisfeitos com o transporte que estão utilizando? Duvido muito! Vocês esperam o melhor, então o que falta para exigirem o melhor?

Sou do tempo que o universitário pintava a cara por convicções próprias, forçava as modificações das leis, não se prestavam a ser massa de manobra, como usaram vocês nas ultimas eleições, pelo menos assim fizeram acreditar.

Sou do tempo em que os estudantes até morriam por um ideal comum.

Não estou meus amigos e amigas, de modo algum fomentando a violência, mas gostaria de ver a firmeza de objetivos, o sair da perplexidade e imobilidade para a ação raciocinada, reinvidicação justa das promessas nas quais acreditaram e não têm se cumprido. Pensar em melhorias, mas não apenas para conforto próprio, mas na conquista de valores que tenham continuidade.

Se a política é o instrumento pela qual  se dá o Progresso, que ele venha, então, da melhor maneira possível. Mas isso não acontece de braços cruzados, nem de um lado, nem de outro.


Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)