terça-feira, maio 28, 2013

Imagem ilustrativa

Em Tanguá, já teve início o plantio de mudas da Mata Atlântica


Mudas de espécies nativas de Mata Atlântica começaram a ser plantadas nas áreas externas do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, marcando o início de uma nova etapa do Plano de Restauração Florestal do empreendimento. A iniciativa, que vai recuperar a flora tanto na parte interna do Comperj quanto no seu entorno, prevê a recuperação de uma área total de 4.584 hectares, maior que o Parque Nacional da Floresta da Tijuca (3.953 hectares).

O projeto já registrou a marca de 500 hectares em processo de recomposição vegetal, área equivalente a 780 campos oficiais de futebol. No último dia 14, foi realizado o plantio de mudas no município de Tanguá por representantes da Petrobras e da prefeitura.

Estão sendo plantadas na região do empreendimento da Petrobras mais de 80 espécies nativas da Mata Atlântica, com destaque para mudas de quaresmeira, pau-brasil, ipê, jacarandá e maricá.

A restauração florestal foi estabelecida, em outubro de 2011, a partir da assinatura do Termo de
Compromisso firmado entre Petrobras, Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto
Estadual do Ambiente (Inea). Coube à Companhia a implantação dos projetos de restauração florestal em áreas localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Macacu e Caceribu. O projeto tem previsão de término em 2020.

O plano trará diversos ganhos ambientais para a região onde está sendo implantado o empreendimento. Entre os principais, estão a proteção dos manguezais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, a ampliação da área de floresta e a conexão dos fragmentos de floresta existentes permitindo o fluxo de animais e a proteção das nascentes de rios da região.

 O FLUMINENSE

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)