domingo, abril 06, 2014

 
 
 
 As leis brasileiras em relação à qualidade dos alimentos e vigilância sanitária são das mais rígidas e completas do mundo. Ocorre que no imaginário do povo brasileiro fixou-se o mito que a carne e o frango têm hormônio. Não é fato.
 
 Os produtos de origem animal industrializados passam pelo Serviço de Inspeção Sanitária Federal, e adquirem um selo (SIF) que garante a qualidade dos alimentos.
 
 Hoje em dia a excelente performance dos animais de produção, com índice de crescimento e ganho de peso acelerado, vem de criteriosa seleção genética, e uma alimentação balanceada, com nutrientes específicos não hormonais e sem conservantes. Qualquer indústria tem acesso a esta tecnologia, e cada uma faz uso de pesquisas para melhorar cada vez mais a produtividade.
 
 E principalmente, porque há Leis Federais que há anos estão em vigor, que proíbem o uso de hormônios ou conservantes,  como a Instrução Normativa no 17 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 18 de junho de 2004, em relação às aves, assim como já existia em relação à criação de bovinos, a proibição do uso de hormônios e anabolizantes através da Instrução Normativa no 10, de 27 de abril de 2001.
 
 Além de realmente ser um mito, a adição de hormônios para o incremento da produção de aves, não tem fundamento, pois não funciona com este objetivo. As indústrias têm investido com sucesso em quatro condições primordiais e não por acaso o Brasil está entre os maiores produtores e exportadores do mundo. São as seguintes as condições do sucesso: genética; ambiência; nutrição ; higiene e sanidade.
 
 Portanto, usar uma falácia para vender carne de frango sobre a ausência do uso de hormônios, mostra que o departamento de marketing da empresa está pelo menos desatualizado e em desajuste com as Boas Práticas de Produção, com as  técnicas utilizando o Bem Estar, os avanços em genética e medidas sanitárias, e principalmente, com as Leis vigentes. Teria sido muito mais válido investir nestes aspectos, mas preferiram reforçar erroneamente mitos que eram para ter sido extintos há tempos.
 
Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)