quarta-feira, outubro 15, 2014

Foto: Flavio Azevedo

Estamos vivendo momentos na terra que são quadros repetidos por toda a História do homem. Falta de generosidade, apegos excessivos à materialidade, sede de poder, egoísmo, ganância, competição. Traços inerentes e evidentes das piores características humanas, que apesar dos séculos ainda não evoluíram, levando sempre às desigualdades, ao prejuízo dos mais frágeis, e à obliteração do Progresso do ser humano.

Poderíamos estar bem melhores, mas ainda a sede por riquezas fátuas, a ilusão da proeminência pessoal, a cultura nefasta que o importante é “dar um jeitinho” e se “dar bem”...tudo isso na verdade nos empurra ao abismo, da incompreensão, das competições inúteis, do medo, da desvalorização pessoal, da vida apenas a partir de relatórios frios e estatísticas matematicamente exatas, mas individualmente injustas....

Estaríamos bem melhor se cada um entendesse seu papel, sem querer tirar proveito, entender que direitos e deveres igualitários deve ser para todos e sempre, se compreendessem que há uma grande e única Lei que é a Lei do Retorno, que tudo absolutamente tudo que fizermos ao próximo voltará de alguma maneira para nós, seja para o Bem ou para o Prejuízo. Mas que não devemos fazer o Bem apenas parecermos bonzinhos ou ganharmos o Paraíso, mas sim porque é esta a maneira de evoluir e obter-se um mundo suportável e belo.

Então, quando vejo um local que deveria estar cuidando de saúde física de uma população, não cumprir integralmente com seus atributos. Quando interesses pessoais sobrepassam a mínima possibilidade de qualquer eficiência e conforto, eu me pergunto: Por quê tem de ser assim? Porque a natureza do ser humano  ainda não permite um desprendimento maior, de forma que possa haver um progresso mais uníssono, melhorias mais abrangentes, atitudes sociais mais eficazes?

Segundo o Ministério de Saúde a definição de hospital é:

 "O hospital é parte integrante de uma organização Médica e Social, cuja função básica, consiste em proporcionar à população Assistência Médica Sanitária completa, tanto curativa como preventiva, sob quaisquer regime de atendimento, inclusive o domiciliar, cujos serviços externos irradiam até o âmbito familiar, constituindo-se também, em centro de educação, capacitação de Recursos Humanos e de Pesquisas em Saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente."

Para a OMS:

 “O hospital é um elemento organizador de caráter médico-social, cuja função consiste em assegurar assistência médica completa, curativa e preventiva a população, e cujos serviços externos se irradiam até a célula familiar considerada em seu meio; é um centro de medicina e de pesquisa bio-social.”

Eu só posso lamentar o que tem me chegado através de depoimentos e queixas, a respeito do Hospital Darcy Vargas. Eu só posso torcer para que este cenário se modifique, seja saneado, assim como se saneia as doenças infecciosas que ameaçam uma localidade. Que as pessoas que precisam entregar sua saúde, e mesmo suas vidas aos cuidados deste Hospital, possam fazê-lo confiantes que há ali competência, proficiência e, sobretudo VONTADE, de ajudar, de cuidar verdadeiramente, Atenção Plena, foco na Cura.

Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)