quinta-feira, março 26, 2015

O poder judiciário, a Polícia Militar, o comércio local, Care-AD e Faetec apoiam o projeto
Foto: PMSJ
Uma parceria entre o setor público e a iniciativa privada está possibilitando que dependentes químicos em tratamento entrem para o mercado de trabalho em Silva Jardim. A medida está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Sempod) em uma ação conjunta com outras secretarias municipais, o apoio do poder judiciário, polícia militar, comércio local, além de Centros de Acolhimento Regionalizado para Álcool e outras Drogas (Care – AD), e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que está oferecendo vagas para ingressos em cursos técnicos.
Após nove meses, desde o início dos trabalhos, os primeiros resultados começam a surgir. O jovem João Paulo Costa Rocha, de 21 anos, está entre os dez ex-usuários de drogas que estão passando por tratamento, e já é considerado um exemplo de superação. “Estou me sentindo um homem renovado”, disse o rapaz, que está em recuperação há cerca de quatro meses em um centro de acolhimento em Itaboraí, na região metropolitana do estado.
João Paulo morava com o irmão no bairro Caju, em Silva Jardim, antes de se internar. Longe das drogas, ele revela o que o motivou a tomar essa decisão: “Eu já estava cansado dessa vida, fazendo meu pai e minha mãe sofrerem”.
A mãe de um outro jovem, que preferiu não ser identificada, disse que está acompanhando a recuperação do filho. “Eu notei uma grande diferença nele, graças a Deus. Eu tenho o observado e ele está reagindo muito bem ao tratamento. Começou a trabalhar e decidiu voltar pra escola”, relatou a dona de casa.
De acordo com a secretária da Sempod, Viviane Class, o trabalho da repartição pública consiste na prevenção às drogas, tratamento e reinserção social de dependentes químicos. “Eles são estigmatizados, são vistos pela sociedade de forma marginalizada, e nosso objetivo é oferecer, além do tratamento, a reinserção social desses indivíduos”, disse.
Ainda conforme a secretária, a Sempod já formalizou parceria com dois estabelecimentos comerciais da cidade que irão receber os dependentes químicos que estiverem passando por tratamento e em busca de emprego. “Eles precisam ser orientados, recolocados no mercado de trabalho”, reforçou Viviane Class.
A Sempod conta com profissionais na área de psicologia e conselheiros em dependência química, que executam o trabalho de recuperação de usuários de drogas. “Os trabalhos de prevenção serão feitos nas escolas do município, através de conscientização dos alunos, capacitação dos professores, diretores e orientadores educacionais, com palestras, estudos e esclarecimentos sobre o tema”, finalizou Class.


Fonte: PMSJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)