segunda-feira, abril 06, 2015



Segunda (06/04) fui à rua comprar jornal e ao sair de casa pela manhã, me deparei  com algo que logo me chamou atenção. Algumas faixas nas passarelas com os dizeres: “SEJAM BEM VINDOS A RIO BONITO, CIDADE DA PREFEITA MENTIROSA”. Logo notei que se tratava de uma cópia da faixa que fizeram em São Gonçalo, em relação ao prefeito de lá, cuja foto foi veiculada no Facebook.

            Voltei para casa com meus pensamentos dando voltas, e resolvi  ler mais uma vez o Gibi da nossa prefeita. Para quem ainda não sabe, o GIBI trata-se da “revistinha” de sua campanha eleitoral, que ela cismava em chamar de Plano de Governo.

            Pois bem, vamos acompanhar as promessas descritas naquelas páginas, e ver o que temos hoje, considerando que a “hora final” se aproxima, em 2016. Um fato que todos sabemos é que muito pouco do que lá está chegou a  se concretizar.

            Podemos começar pela Saúde, onde iniciou escrevendo sobre melhoria da Atenção Básica, no setor da Pediatria e fornecimento de medicamentos.  Além disso,  implantação de uma equipe multidisciplinar com Dentista, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Fonoaudiólogo e Professor de Educação Física. Não sabemos bem onde seria(m) esta(s) equipe(s) multidisciplinar(es), mas não percebi melhoria alguma nestes itens.

             Vocês tem tido fisioterapeutas domiciliares? Tem visto academias próximas aos postos de Saúde? Tem recebido seus medicamentos em domicílio? Têm tido facilidade em obter exames como Mamografia, Densitometria,  Tomografia, Ecocardiografia, Ecografia, Endoscopia, Colonoscopia, Eletrovascular e outros exames?

            E a Unidade de Saúde da Criança, que seria instalada no antigo Posto Almir Branco? Pelo que sabemos, o local está tomado pelo mato, e até mesmo os bebedouros têm sido furtados......

            E o Hospital da Mulher com  UTI neonatal? Quando as mulheres poderão finalmente ter seus filhos com segurança em nossa cidade, para poderem registrá-los como riobonitenses?

             E os sorrisos, estão mais bonitos? Estão cuidados em todas as idades, como diz o Gibi: ”Sorriso bonito, Saúde escolar, Terceiro sorriso e atendimento a pessoas com necessidades especiais”.

            Interessante o item sobre o HRDV, pois NADA se concretizou: aumentar o financiamento (muito pelo contrário,  os atrasos nos repasses só  têm prejudicado o nosso Hospital); igualar o salário dos plantonistas do HRDV com os da UPA, etc.

            Vamos agora averiguar a Educação. Uma das prioridades  foi :”Garantia de Educação de qualidade para todos os alunos”. Estou tentando achar algum exemplo positivo, mas não consigo, pois só tenho visto a deterioração, e o estado crítico das escolas, em toda parte.

             E a promessa da implantação de cursos da FAETEC e do SENAI? Ah!, sim, os ônibus universitários foram implantados, só que o valor  dos contratos para os mesmos, alugados ao “SENHOR DAS PASSAGENS”, seria suficiente para comprar estes ônibus. O aluguel deste transporte onera demais o orçamento da Prefeitura, teria que ser assim mesmo?

            Nada vemos da promessa de escola integral como foi prometido, nem as Bibliotecas Multimídia ou as salas de informática em todas as escolas....

            Quanto à Educação Democrática, não percebemos o desenvolvimento dos Conselhos Municipais de Educação, nem uma relação positiva com o FUNDEB e com a Alimentação Escolar. Também temos acompanhado toda a luta dos Profissionais da Educação pela valorização de sua profissão, já que nada do que foi prometido até agora se concretizou. Temos de lembrar que 2016 está às portas....

            E o Meio Ambiente? Não haverá espaço suficiente para escrevermos a respeito, pois o Meio Ambiente se tivesse voz, estaria clamando por socorro, por suas matas destruídas pelas queimadas, por suas nascentes de água depredadas, pela falta absoluta de cuidado. Não há aterro sanitário, não há geração de gás metano, tudo tem que ser levado para Itaboraí, mediante custos que poderiam estar sendo poupados, ou redirecionados para outros setores. E o que é a nossa iluminação? Nem a iluminação tipo LED, conforme prometido e não cumprido, quanto mais a reposição normal das lâmpadas queimadas, deixando as ruas escuras e  perigosas.

            Em relação aos esportes, então, temos o exemplo de Cidade Nova, onde o campo de futebol foi desativado, mas a própria população resolveu mantê-lo em atividade, após averiguar que nenhum apoio aconteceria. Quanto ao setor rural, nada de Abatedouro municipal, apoio ao produtor rural, agroindústrias, citricultura....Vejam vocês também, amigos leitores, vocês devem ter também este Gibi. E a nossa Segurança também anda periclitante, as cabines prometidas nos bairros e não instaladas, até porque não haveria como ter dois agentes da PM em cada cabine prometida...Nem mesmo as câmeras que antes existiam funcionam mais....

E o trânsito, nada sobre uma nova sinalização, impossibilidade de alargamento das vias, em vez disso, ocorreu no Parque Andréia estreitamento das mesmas. Enfim, vou continuar na próxima edição  comparando com o que temos hoje, mas  podemos ver que será quase impossível cumprir todas as metas deste devaneio publicado  com o nome  de Plano de Governo.

ENTÃO FICA A DÚVIDA, SERÁ QUE AS FAIXAS ESTAVAM ERRADAS?




0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)