segunda-feira, abril 20, 2015


Um dos grandes entusiastas com a chegada da Indústria de Rações Patense ao município de Tanguá, o presidente do Legislativo tanguaense, Luciano Lucio (PSDB); esteve visitando, ao lado do prefeito, Váber Carvalho (PTB), a área que vai abrigar a empresa. Eles foram recebidos por Fernando, gerente da Patense. O empreendimento vai gerar 150 empregos diretos e será erguida em Mutuapira.

– Eu quero destacar a importante atuação da Secretario Municipal de Meio Ambiente, o empenho do prefeito Valber, que viajou para conhecer as instalações da empresa; lembrar que ela vai resolver um problema do setor pesqueiro do Estado do Rio de Janeiro; e frisar que ela chega chancelada pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e o MAPA, uma das maiores autoridades do setor ambiental – informou.

A Patense tem 45 anos de existência e é considerada uma das maiores do Brasil no setor. Em Tanguá, a indústria vai beneficiar pescado e fabricar ração para peixe. De acordo com o vereador Luciano Lucio, além de resolver problemas que o setor pesqueiro fluminense enfrenta, por conta das leis ambientais e protocolos exigidos por órgãos reguladores, a geração de postos de trabalho em Tanguá num tempo onde a economia está retraída é muito importante.

– O pescador tem dificuldade de descartar o que sobra da limpeza do peixe. A especialidade da Patense é beneficiar esse produto que é transformado numa proteína que acaba sendo base para uma série de outros produtos, inclusive, rações. Os ganhos são muitos. Ganha Tanguá, que passa a contar com um contribuinte de grande porte em seu território, inclusive, a Patence poderá atrair outros empresários para o município; ganha a Patense, que estará próximo do Rio de Janeiro e do seu setor pesqueiro; e ganha o cidadão tanguaense, que terá oportunidade de empregos diretos e indiretos – analisou o vereador.

Farinha de peixe

De acordo com o diretor do Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Sub Produtos de Origem Animal (Sincobesp), Carlos Braido, há alguns anos a exportação e aumento de negócio com clientes externos é o grande objetivo das gigantes do setor. Ele lembra que para vencer este desafio, a primeira etapa é pensar na qualidade das farinhas produzidas pelas fabricantes nacionais, “que envolve desde a coleta e incorporação de matérias-primas até o processo industrial”.

Uma série de eventos fortaleceu o setor e a possibilidade de lucro com esse novo negócio colocou o assunto na agenda do governo e dos principais investidores do país nos últimos anos. Em 2011 o Sincobesp promoveu na sede Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o 1º Fórum Qualidade de Farinhas de Carne e Ossos. O evento contou com a participação de pesquisadores, profissionais e empresários que administram graxarias, rações, frigoríficos etc. Na ocasião foram debatidos inúmeros pontos técnicos, científicos e práticos para o incremento do setor.

Especialistas como o médico veterinário, Ronaldo Linares Sanches, do Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro-MG), explicam que para conseguir exportar, as empresas brasileiras precisam entender a demanda da nação importadora.

– Essa compreensão e foco na exigência do cliente externo são determinantes para o início das negociações com o mercado internacional. Por isso tenha um checklist do que o importador irá exigir – alertou Sanches acrescentando que a falta de qualidade dos produtos afastam o interesse do comprador internacional.

Visando atender essa demanda e expandir ainda mais os negócios, a Indústria de Rações Patense chega a Tanguá, com a certeza de retorno financeiro, proximidade de um dos principais setores pesqueiros do país; e também de um dos principais centros de exportação do Brasil.

Fonte: ASCOM - C.M.T.

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)