sexta-feira, julho 29, 2016

A Idade Média foi denominada “Idade das Trevas” por conta de uma baixa cultural justamente no mundo ocidental. Estamos em 2016...
No Brasil, alcançamos visibilidade no mundo de forma individual. Um país continental com uma diversidade tremenda de clima, vegetação, população e linguagens. Para onde caminha a nossa fala?
Fui tecendo uma linha de pensamento para chegar até aqui: precisamente no município de Rio Bonito, cidade de sessenta mil habitantes com senso demográfico defasado pois foi realizado em 2008, mas esses dados não influenciam no tema que venho desenvolver, somente ilustra que muitos escritos andam obsoletos, turvos e sem luz.
Falar de Educação de Qualidade e Democratização sem tratar da ELEIÇÃO para DIRETORES com a seriedade merecida é constatar as TREVAS em pleno século XXI. Não precisa ir muito longe, pois cidades próximas já usam dessa dinâmica a bastante tempo e o que garante o real progresso da Educação é o pensamento integrado dos três poderes, sem a pobreza de acreditar que se a diretora não foi indicação do prefeito ou presidente da câmara (pasmem) não garantirá os “votos de cabresto”.
O Capitalismo está tão em baixa que o que o patrão pede, seu empregado faz exatamente ao contrário para mostrar que existe liberdade de opinião ou mesmo só para contrariar. Então, não adianta achar que os cargos nomeados em qualquer pasta no município irá funcionar na Educação. Uma Gestão Democrática demanda um tato técnico administrativo e outro pedagógico, para tanto a linguagem precisa ter coerência com a comunidade escolar e essa harmonia só virá existindo um ATO DEMOCRÁTICO e um envolvimento dos docentes, discentes e pais de alunos. E o que irá demonstrar força efetivamente política para o cargo eleito é justamente a competência da gestora ( a forma de gerir aquele espaço formador, tendo conhecimento de causa) e que pode ser de comum acordo (poder executivo, poder legislativo e sociedade civil) e quando isso ocorrer, estarei no paraíso e a NOSSA EDUCAÇÃO estará no ápice de sua LUMINOSIDADE!

Virgínia Borges
Professora Alfabetizadora, Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica / Institucional, Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva.
Contato: voborges@hotmail.com

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)