sexta-feira, novembro 18, 2016

No início do mês entrou em vigor os novos valores das multas de trânsito em todo o país. Infrações mudaram de categoria e ficaram bem mais caras. Falar ao celular, por exemplo, já era proibido, mas agora, segurar e manusear o aparelho é uma infração gravíssima e a multa foi reajustada em 244% - e, convenhamos, quem consegue passar o caminho inteiro sem dar aquela olhadinha no celular? O combustível, que teve seu valor diminuído nas refinarias e era esperança de preço menor no varejo, seguiu na contramão e aumento para o usuário final.
As situações descritas colocam em cheque uma indústria tradicional e representativa no Brasil: a automotiva. O setor sempre bateu recordes de vendas, mas foi uma das mais atingidas na recente crise econômica.
Além disso, os hábitos vêm mudando, dando espaço para outros modais de transportes e ajudando quem enxerga no carro apenas mais um gasto fixo mensal. Ter ou apenas utilizar? Algumas tendências mundiais, como o SaaS (Software como serviço, na tradução livre), mostram que a grande onda é “usar” e não “ter”. A relação entre as pessoas e seus bens têm mudado, e isso explica o sucesso de algumas startups, que dão o acesso sem a necessidade de compra.
Porém, se deslocar pela cidade não precisa ser uma experiência traumática e nem estressante. A tecnologia também facilitou, e muito, a vida das pessoas, tanto que em alguns casos nem é preciso mais dirigir, só aproveitar a viagem. O “mix” de transportes em uma cidade como São Paulo dá ao cidadão a chance de não ter um veículo e utilizar um apenas por algumas horas, usando, no dia a dia, outros meios, também facilitados pela tecnologia, com o transporte público.
Veja alguns exemplos de tecnologias que vêm mudando a relação dos moradores da cidade com a forma como consomem transporte:

1) Monitoramento do transporte público - TRAFI
Os altos preços pagos na manutenção de um carro próprio somado à quantidade exorbitante de automóveis nas ruas vêm acabando com antigas crenças. Uma delas é de que ir para o trabalho usando seu automóvel é mais rápido do que de transporte público ou de carro compartilhado. Principalmente nas grandes cidades, as pessoas já se deram conta que ter um carro próprio está sendo a opção mais cara (e lenta) para se locomover. Em setembro, a Rede Nossa São Paulo divulgou pesquisa apontando que quase metade dos paulistanos (49%) utilizou menos o carro próprio na comparação com o último ano. O app TRAFI carrega esse espírito de modernidade (e de mobilidade). Com o aplicativo, disponível para Android e iOS o passageiro confere em tempo real onde está passando o ônibus que ele precisa. Até mesmo atrasos de minutos são incorporados pelo moderno sistema de machine learning do aplicativo. Se o atraso for grande, o TRAFI ainda indica rotas alternativas para chegar ao destino.

2) Passagens de ônibus - Guichê Virtual
Para quem não é fã de pegar a estrada de carro e arcar com todos os custos que isso compreende, a melhor opção ainda é viajar de ônibus. Hoje, ninguém tem tempo sobrando para ir até a rodoviária comprar as passagens, então a melhor solução é contar com um app para garantir o lugar no ônibus. Pensando nisso, o Guichê Virtual, startup líder na venda de passagens de ônibus online no Brasil, acaba de lançar seu aplicativo nativo, que permite efetuar todo o processo de compra da passagem em menos de 1 minuto. Isso é possível por conta da capacidade que o sistema possui de salvar as preferências e personalizar a experiência de compra para cada cliente baseada em seus hábitos. É a primeira empresa do setor a ter um app especialmente desenvolvido para Android e iOS.

3) Locação de carro por hora - Zazcar
Não tem um carro próprio, mas gostaria de utilizar um veículo de vez em quando? O Zazcar é feito para você. É o modelo de negócio que dá a usabilidade ao invés da posse. Diferente das tradicionais locadoras de veículos em que você precisa fechar uma diária e dizer com antecedência quando devolverá o carro, a Zazcar permite que o usuário alugue um veículo por hora. Todo o processo é feito por meio do aplicativo, desde o cadastro, até o destravamento do veículo. A cobrança é feita com base em um cálculo que leva em consideração quilômetros rodados (R$ 0,50 por km) e tempo de uso (R$ 8/hora). No momento, o app está disponível em São Paulo, com 52 pontos para retirada de carros. O app de Zazcar está disponível para Android e iOS.

4) Táxi - Vá de Táxi
O táxi também é uma boa alternativa para quem precisa se locomover na cidade pensando, principalmente, na agilidade e segurança. A padronização das tabelas dos táxis, a isenção da bandeira 2, bem como o fim da cobrança dos 50% pela troca de município, deixou essa modalidade de transporte mais acessível para a população. Os táxis também podem usar livremente os corredores de ônibus, dando agilidade aos passageiros, sobretudo em horários de pico. Além dessas vantagens, o aplicativo Vá de Táxi permite que o passageiro localize o motorista mais próximo para atendê-lo e a corrida pode ser paga com cartão de crédito direto no app, sem a necessidade de andar com dinheiro ou ter surpresas desagradáveis no momento do pagamento, já que o aplicativo calcula o valor estimado da corrida. O aplicativo fornece ainda informações como o nome do motorista, modelo e placas do carro, garantindo a segurança do passageiro. O Vá de Táxi está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

RELACIONAMENTO COM A MÍDIA
SEVEN PUBLIC RELATIONS
www.sevenpr.com.br
Marcelo Volpato (marcelo@sevenpr.com.br)
Patricia Hidaka (patricia@sevenpr.com.br)
Rômulo Madureira (romulo@sevenpr.com.br)
Telefone.: (11) 2344-9144

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)