sábado, novembro 26, 2016

4.193 mil casos de caxumba em SP: saiba como identificar os sintomas e prevenir a doença


O preocupante aumento de casos de caxumba no Estado de São Paulo alerta a população para a prevenção da doença. Apenas em 2016 foram registrados 4.193 casos - na capital paulista o crescimento chegou a 500% em relação ao ano passado. Mas, afinal, por que há tantas pessoas acometidas pelo vírus da caxumba? De acordo com a infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Graziella Hanna Pereira, a vacina contra a doença somente é eficaz se forem aplicadas as duas doses recomendadas; caso contrário não há proteção.
“É importante que crianças e até mesmo adultos tomem a vacina de forma correta. Só assim a caxumba poderá ser evitada com mais segurança”. A tríplice viral protege de três doenças: sarampo, rubéola e caxumba. Já a vacina quádrupla viral combate sarampo, caxumba, rubéola e varicela. A transmissão da caxumba ocorre pelo ar e pelo contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, por isso, a especialista também indica lavar sempre as mãos e manter os ambientes com boa ventilação.
Além da prevenção, é importante ficar atento aos sinais da doença que podem ser confundidos com uma simples inflamação na região do pescoço e face (que podem ser ocasionados por outros tipos de vírus) ou com a formação de cálculos (pedras) nas parótidas (glândulas salivares). A infectologista explica que a confusão existe porque ambas apresentam sintomas muito semelhantes.
Já a caxumba é contraída por contato direto, gotículas aéreas (espirro ou tosse), objetos contaminados por saliva e provavelmente urina. Fadiga, febre, mal-estar, perda de apetite e inchaço na região do pescoço são os sintomas mais comuns nos pacientes. Vale lembrar que uma vez contaminado o indivíduo não será infectado novamente.
“É um mito que precisa ser derrubado. Após a infecção, as pessoas sempre ficam imunes”, enfatiza a infectologista. Ela acrescenta que é possível identificar a doença com uma simples análise clínica. Entretanto, o mais seguro é solicitar o exame de sangue, que detecta a presença de anticorpos contra o vírus.
O repouso é um cuidado essencial para a recuperação do infectado, uma vez que não existem medicamentos específicos para tratar a caxumba. “Se não for respeitada a orientação médica, o paciente corre o risco de complicações sérias, como a inflamação dos testículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade, meningite asséptica, pancreatite, neurite e surdez”, lembra.
COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.
Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV
Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3093-3604 / 3093-3636
Isabel Lopes – isabel.lopes@tree.inf.br
Mariana Santos – mariana.santos@tree.inf.br
Simone Brambilla – simone.brambilla@tree.inf.br

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)