sábado, novembro 19, 2016

5 armadilhas da Black Friday para o seu bolso

A data pode ser ótima para o “bolso” do consumidor, mas fique atento a essas dicas do especialista Fernando Shine (Yourviews)

Daqui a sete dias acontecerá a maior rodada de promoções em itens eletrônicos, vestuários, alimentos e bebidas, entre outros artigos: a conhecida Black Friday. A data, inspirada nos Estados Unidos, trará promoções na última sexta-feira do mês de Novembro, que será no dia 25. Os brasileiros aguardam a data para comprar itens eletrônicos e itens para presentear durante as festas de fim de ano. Todavia, muitos consumidores já tiveram problemas no recebimento de mercadorias, sofreram fraudes no ato do pagamento, ou tiveram a surpresa de receber o produto danificado neste período de Black Friday.
A data acontece no Brasil desde 2010 e ano passado cresceu os reviews, ou seja a troca de experiência entre os consumidores avaliando itens e serviços adquiridos na rede. Esse compartilhamento de informações espontâneas gera credibilidade a alguns e-commerces na Black Friday. Pensando nisso, Fernando Shine, um dos sócios da Yourviews, e desenvolvedor da principal ferramenta de reviews ( avaliações para e-commerces) divulga 5 atitudes que os internautas não devem ter na Black Friday:
1- Não ouvir a opinião dos outros consumidores
Antes de clicar no carrinho e fazer a aquisição de um eletroeletrônico ou um artigo com alto valor agregado: pesquise a opinião de pessoas que já compraram este item. Duas dicas para esta pesquisa ter sucesso: entre no site do Procon, http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php, há uma lista de e-commerces com índices superiores de reclamação, e entre no site loja confiável, http://www.lojaconfiavel.com/ , neste portal só há sites com selo de confiança e lojas que comprovam oferecer serviços com qualidade. O selo só é concedido mediante avaliações positivas dos consumidores.
2- Fazer depósito adiantado ou pagar com boleto
Opte sempre em fazer o pagamento via cartão de crédito. Essa modalidade de pagamento permite estorno junto ao banco, enquanto as demais formas de quitação não tem reversão. A maioria das fraudes acontece quando o internauta prefere o boleto, pois quando o documento é pago não tem como fazer estorno algum caso haja algum problema.
3- Gastar mais do que pode
É fato que aproveitar a Black Friday para comprar presentes de natal e itens que serão usadas nas festas de fim de ano, como bebidas, alimentos e decoração, podem ser excelentes. Todavia, faça uma planilha do quanto você tem em caixa e quanto vai receber em Dezembro, incluindo o 13º, e bônus, caso receba. Não adianta parcelar o produto adquirido e não ter como arcar. Segundo o Procon, 19% dos brasileiros que pretendem adquirir itens na Black Friday estão endividados, não faça parte dessa estatística e compre com consciência.
4- Não ler as entrelinhas do produto desejado
Cheque todas as informações sobre o serviço ou produto ofertado: preço, frete, prazo de recebimento, forma de pagamento. Enfim, leia tudo antes de finalizar a compra. Importante: confira os seus dados pessoais digitados. Certifique-se que não foram alterados.
5- Não anotar ou salvar o número da compra
Mesmo que o portal seja confiável, as formas de pagamento transparente e a opinião de todos os consumidores positivas: salve ou imprima a transação da sua compra. O documento serve de resguardo para qualquer eventual problema que você venha a ter. Cheque se o produto veio com a Nota Fiscal, pois você pode ter problema no futuro com o uso do item adquirido. Ter a Nota Fiscal é mais uma comprovação que o objeto foi comercializado na legalidade. Se você precisar recorrer ao órgão de defesa é de vital importância ter todos comprovantes possíveis de conclusão da compra.
Sobre a Yourviews
A Yourviews é uma empresa de tecnologia e inovação que tem o propósito de oferecer soluções para e-commerce. Promovendo o senso de comunidade entre as pessoas, trabalhando para convergir avaliações em vendas. A empresa trabalha com três frentes: review de produtos, perguntas & respostas e avaliações da loja.

Contatos para Imprensa:
Para mais informações, contatar:
Assessoria de Imprensa – ABlab
Juliana Queissada
juliana@ablab.com.br
(11) 99813 – 6291 ou (11) 5102 – 2367
Stefani Pereira
stefani@ablab.com.br
(11) 98077 – 0105 ou (11) 5102 – 2367

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)