segunda-feira, novembro 28, 2016

BULLYING está sendo estudado como “Síndrome do Assédio Moral nas Escolas

A palavra “bullying” foi proposta nos Estados Unidos, após o Massacre em Columbine, numa escola no estado do Colorado, quando dois estudantes seniores, apresentando sérios problemas de sociopatia, mataram 12 alunos e um professor, além de ferir mais 21 pessoas e destruir a escola com inúmeras bombas caseiras. A palavra “bully” significa tiranizar, oprimir, ameaçar ou amedrontar, e a palavra “bullying” é usada para definir os valentões que nas escolas, procuram intimidar os colegas, os quais consideram inferiores.
A atitude de massacrar moralmente outros, sempre existiu nas escolas. È difícil a gente compreender como crianças têm este potencial de maldade, mas ele realmente existe. As raízes deste distúrbio vêm sendo estudadas, para que seja possível resgatar estes jovens sociopatas à uma vida normal junto à sociedade. O que se sabe, é que quem pratica bullying, continuar sem qualquer freio, com certeza um dia, ou a justiça dos homens, ou a Justiça de Deus, o encontrará. Isto é certo como a mais correta equação, sem sombra de dúvida, é só estudar o numeroso relatório das consequências de caso de bullying extremo nos Estados Unidos, onde quase 100% deles acaba em morte dos culpados, ou pela polícia, ou pelo suicídio.
Qualquer tipo de agressão gratuita contra outro ser vivo, quer humano ou animal, é uma agressão que reverbera em si, pois é a negação básica ao respeito à vida. Se não respeita ao outro, não respeita a sim mesmo, não reconhece a humanidade, que é uma grande e interligada corrente indissolúvel.
Talvez seja um tema recorrente constatar que a Educação é a fonte primordial de uma Humanidade mais igualitária, libertadora e que respeite os direitos dos outros, cumprindo com seus deveres. O filósofo Immanuel Kant escreveu sobre isso: “É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.”
Hoje em dia o bullying está sendo estudado como “Síndrome do Assédio Moral nas Escolas”. Interessante que o padrão costuma ser o mesmo em todo lugar , caracterizando um distúrbio psicológico de dificuldades relacionais do agressor, que infelizmente se alastra de forma absolutamente prejudicial a todo ambiente escolar, como uma erva daninha, como uma grave doença infecciosa. Pode ocorrer por meio de violência física ou psicológica, de modo propositado, agressivo e repetido, agressivo, praticado por um individuo metido a valentão, numa situação de desequilíbrio de poder entre vitima e agressor. Normalmente o valentão é na verdade um covarde que tem em sua retaguarda um grupo formado por ele para garantir-lhe segurança. Esse grupo é que funciona como intimidador, pois a vitima ao tentar se impor contra o valentão estará sujeita a represália do grupo. Assim, o agressor consegue coagir, silenciar, amedrontar suas vitimas. O grupo pode ser composto de sujeitos agressivos, de sujeitos que para não serem vitimas escolhem estar do lado do agressor, e também de vitima.
Talvez poucos saibam que desde 2015 há uma Lei Federal contra o bullying; LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015 (clique)- Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).
Mas eu gostaria de colocar aqui os artigos 4º, 5º e 6º, pedindo encarecidamente para que as instituições de ensino de nossa cidade tomem conhecimento, e principalmente medidas responsivas a respeito disso. Não são medidas que precisem de verba, e sim de tomadas de posição, por parte dos diretores, professores, psicólogos e todos aqueles agentes educacionais envolvidos nestas situações. Há necessidade de amplas discussões sobre este assunto, e são inadiáveis.
LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015
“Art. 4o Constituem objetivos do Programa referido no caput do art. 1o:
I – prevenir e combater a prática da intimidação sistemática (bullying) em toda a sociedade;
II – capacitar docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;
III – implementar e disseminar campanhas de educação, conscientização e informação;
IV – instituir práticas de conduta e orientação de pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores;
V – dar assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores;
VI – integrar os meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade, como forma de identificação e conscientização do problema e forma de preveni-lo e combatê-lo;
VII – promover a cidadania, a capacidade empática e o respeito a terceiros, nos marcos de uma cultura de paz e tolerância mútua;
VIII – evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores, privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil;
IX – promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com ênfase nas práticas recorrentes de intimidação sistemática (bullying), ou constrangimento físico e psicológico, cometidas por alunos, professores e outros profissionais integrantes de escola e de comunidade escolar.
Art. 5o É dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying).
Art. 6o Serão produzidos e publicados relatórios bimestrais das ocorrências de intimidação sistemática (bullying) nos Estados e Municípios para planejamento das ações.
Art. 7o Os entes federados poderão firmar convênios e estabelecer parcerias para a implementação e a correta execução dos objetivos e diretrizes do Programa instituído por esta Lei.
E se os pais, professores e outros profissionais do ensino não sabem ainda como lidar com o grave e crescente problema do bullying em nossas escolas, que utilizem o cyber-espaço, pesquisem na internet, estudem, conheçam este câncer social que intimida nossas crianças, que estão roubando a juventude de muitos, pois agressores e agredidos, todos terão o ônus desta violência. A escola deve ser um espaço para estudo, progresso, folguedos, convivência, não para este estúpido sofrimento. Sofrem todos, o autor do bullying é um sofredor sociopata, com prováveis crises de identidade e sofrem os agredidos, que se tornam amedrontados com esta violência sem sentido algum.
O emponderamento, palavra tão em moda ultimamente, NUNCA deve ser usado para submeter o outro. Não se sai de uma situação de baixa estima e subvalorização para o outro extremo de querer esmagar a liberdade do outro. Isto é distorção da realidade, é doença mental que deve ser tratada, física e espiritualmente. Sim, toda e qualquer violência contra o ser humano deveria também passar pela introspecção religiosa, seja ela de qualquer vertente, porque na minha opinião, quem é violento é infeliz, com raízes profundas, na alma, e não só os remédios da medicina do homem vai curar, mas a reforma íntima, que passar pelo retorno na Fé em Deus. Sim, eu acho que é uma questão que deve ser estudada, e sem o selo de qualquer preconceito contra qualquer religião. Passa por outra problemática, que é reconhecer e acabar com todas as diferenças e preconceitos, QUAISQUER que sejam.
É necessário estudar, muito além da matéria das salas de aula, é conhecer a raiz do homem, daí a necessidade de estudo, sobre as leis da nossa nação, sobre as raízes do ser humano e seus problemas atuais. Reflexão, estudo, discussão ampla. A internet está aí, com toda a informação gratuita, muitíssimo além do que se usa, geralmente para apenas satisfazer o ego e vaidade pessoal. Vamos nos emponderar, mas de autoconhecimento, de compreensão do comportamento humano, e buscar os melhores caminhos, os verdadeiros caminhos de uma Humanidade do TERCEIRO MILÊNIO, pois o que tenho visto por aí, ainda está na Idade da Pedra. Quem pratica o bullying deveria se envergonhar e não se vangloriar. Está indo em direção a características sub-humanas e não a futuros cidadãos que vão ficar com a responsabilidade do mundo de amanhã.
Que se pense nisso:

O que se espera de uma Sociedade que está perdendo a própria Humanidade??????

Alex Hudson
contato@rbrj.com.br

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)