domingo, novembro 27, 2011

HÁ LUZ NO FINAL DO TÚNEL



Felizmente, no meio de tanta irregularidades, vemos intenções nobres, e isto é um enorme alento. Sinal que a humanidade é capaz de despertar no meio do descompasso e espúria de muitos.

Só que o que se divulga nas primeiras páginas, o que dá ibope, é a miséria humana. È isso que não entendo, essa tendência do ser humano gostar mais do tenebroso, das notícias escabrosas, dos atos errados dos outros. Deveria haver uma equanimidade, entra as notícias boas e aquelas que não são.

Com muita satisfação então, divulgo o projeto em fim de tramitação do Deputado Federal Manato (PDT-ES). Trata-se de projeto de lei da Câmara dos Deputados que prevê a criação de um programa de recompensas a pessoas que denunciarem esquemas de corrupção em qualquer um dos três poderes das três esferas de governo. Esta proposta propõe o “Programa Federal de Recompensa e Combate à Corrupção”, o qual determina que o denunciante receba o equivalente a 10% do total de bens e valores recuperados pela Justiça. O montante , entretanto, será limitado a cem vezes o valor do salário mínimo (fixado em R$ 545). Ou seja, a recompensa máxima atualmente seria de R$ 54,5 mil.

De acordo com o informativo eletrônico “JORNAL CORREIO DA BR” , a proposta tramita em caráter conclusivo, ou seja, não precisa ser votada em plenário. Mas ainda tem de ser aprovado nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, seguirá então ao Senado.

Pelo mesmo informativo, através desta proposta, a União ficaria obrigada a criar um fundo para administrar os bens e valores recuperados em processos judiciais, do qual, seriam deduzido os 10% que devem ser pagos à pessoa que fez a denúncia. O restante seria devolvido ao órgão prejudicado pelo esquema.

Entre os crimes cometidos contra a administração pública constam:

PECULATO - apropriação ou desvio de verbas públicas
PREVARICAÇÃO - atrasar ou prejudicar o cumprimento de atos públicos em benefício próprio CORRUPÇÃO PASSIVA- recebimento de vantagem indevida
ETC...

É cedo para cantar os louros de vitória, é triste ser necessário estes instrumentos para moraliza a Ordem Pública e o Bem Comum, mas que seja um vento auspicioso soprando sobre nossa Pátria amada.


Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)