sábado, novembro 26, 2011


Alguém já disse que “um povo sem memória é um povo sem história”. Baseado nesta premissa é que o jornalista Alexandre Nóbrega montou e está lançando o site “Álbum de Memórias de Silva Jardim” (www.albumdememorias.com.br) que tem por objetivo recuperar e reunir num acervo virtual a disposição do público antigas imagens de pessoas, pontos e situações, entre outros aspectos do Município. Assim como contribuir para a preservação da memória histórico-documental da cidade. Segundo ele, que também é webmaster da Subsecretaria municipal de Comunicação Social, o portal é dividido em submenus por décadas (a princípio dos anos 10 aos 70) e documentos (digitalizados, datilografados/manuscritos e recortes de jornais, entre outros). Depois terá, também, dos anos 80 em diante.

Entre as muitas imagens estão as de filhos ilustres do Município, como o patrono da cidade, Antônio da Silva Jardim; a atriz Zezé Macedo e o jogador de futebol Jorge Mendonça; além de antigos atletas do União F.C., e políticos a exemplo de Santinho André. Nos documentos há certidões de nascimento (batismo) de Antônio da Silva Jardim e seus irmãos, conseguidos junto à Paróquia local (Nossa Senhora da Lapa); assim como um recibo de compra e venda da escrava Josefa, em 1856. Também fotos de prédios, eventos e outros acontecimentos em diferentes épocas. Embora tenha um caráter de utilidade pública em geral, o trabalho é uma iniciativa particular.

O autor da página busca parcerias com o empresariado local para ajudar na manutenção e solicita e aceita colaborações de munícipes que disponham de fotos e documentos antigos e queiram ceder (emprestar e/ou doar) para que sejam digitalizados e colocados no site e devolvidos em seguida. Os materiais saem com o crédito (nome) de quem os cedeu ou emprestou. As empresas que prestarem apoio financeiro também terão direito a veicularem banners publicitários na página principal do site como forma de contrapartida aos patrocínios.

O idealizador do site já conseguiu inclusive cópias de fotos e documentos através do

Departamento de Cultura da Secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), disponibilizadas do acervo do mesmo, por meio da diretora Carmem Valéria Freitas de Castro. Entre esses, o recibo de venda da escrava, as certidões de Antônio da Silva Jardim e fotos de Zezé Macedo. O acervo do site poderá, ainda, servir de base para futuras exposições temporárias e permanentes até mesmo no Centro Cultural Capivari que está sendo construído no prédio da antiga delegacia de polícia, no Centro da cidade.

Para capturar as fotos e documentos de seu interesse basta as pessoas colocá-los em modo de “slides-show” e clicarem em cima deles que será aberta outra janela do navegador através da qual elas podem mandar “salvar imagem” com a tecla direita do mouse. Alexandre solicita a quem souber as datas e nomes de pessoas que aparecem em fotos, assim como as origens dos documentos que lhe informem a respeito a fim de que ele também possa fazer a identificação das mesmas no site. O site está no ar desde o último dia 11/11/11. Maiores contatos para empréstimo e/ou doação de materiais podem ser feitos pelos telefones (22) 9761-8037 e 2668-2087.

Evaldo Peclat Nascimento


Fonte:

Nova Saquarema/Jornal Poiésis

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)