segunda-feira, novembro 21, 2011




Buscando as raízes da Democracia encontrei:


“A base da democracia é a igualdade de todos os cidadãos. Igualdade perante a lei (isonomia), e igualdade de poder se pronunciar na assembléia (isagoria), quer dizer direito à palavra. Essas duas liberdades são os pilares do novo regime, estendidos a ricos e pobres, a nobres e plebeus. O sistema de sorteio evitava em parte, a formação de uma classe de políticos profissionais que atuassem de uma maneira separada o povo, procurando fazer com que qualquer um se sentisse apto a manejar os assuntos públicos, eliminando-se a alienação política dos indivíduos.
Procurava-se, com o exercício da participação, tornar público coisa privada. Sob o ponto de vista grego, o cidadão que renegasse a participar dos assuntos políticos, em nome da sua privacidade, era moralmente condenado. Criticavam-no por sua apatia ou idiotia. Quem precisava de muros para se proteger era a comunidade, não as casas dos indivíduos.”


Um dia sonhei em ser advogado, chegando a cursar algum tempo. Não foi possível terminar a faculdade, mas foi o suficiente para fortalecer um sentimento que já existia dentro de mim. O sonho de Justiça para todos, a consolidação de palavras reverberadas num dos maiores movimentos políticos do mundo : Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

Fazer algo pelos meus irmãos de Humanidade, saber que não é possível dormir enquanto crianças do outro lado do mundo bebem urina de elefante para não morrerem de sede e capim para não morrerem de fome. E que mesmo o nosso Brasil tendo melhorado muitíssimo, ainda há esta enorme desigualdade que todo mundo vê, e que poderia ser muito diferente não fossem ainda os pensamentos de soberba, altanaria, prepotência, falsidade, ganância.

Se todos aprendessem que ao dividir, os bens se multiplicam, que ao se fazer o bem apenas pelo bem, sem nenhuma moeda de troca, o sentimento de bem estar decorrente disso não tem preço, tudo seria mais fácil.

Quando escrevo empolgadamente, jogo talvez farpas, e aponto erros, não é porque sou melhor do que ninguém, ou que eu próprio não tenha erros. Mas minha consciência ao dormir, tenham certeza, está tranquila.

Muitos estão pensando que estou fazendo joguinhos políticos. Não, apenas estou exercendo a Democracia, que é Bela, que é o resultado da evolução de um povo. Uma ideologia que vem ultrapassando os milênios, muitas vezes massacrada, mas ainda o melhor modelo de se viver em uma Sociedade.

Alguns podem achar que estou aqui passando o tempo, brincando de apontar as pessoas e fatos. Ou um bufão, que vem a público falar de ameaças reais a própria integridade.

Já tivemos um movimento no Brasil, uma era sombria em que ninguém podia falar nada, tudo poderia ser considerado subversivo. Hoje, pessoas se incomodam com o que eu estou falando e escrevendo, esquecendo que sou um cidadão e que posso falar e escrever meus pensamentos livremente, desde que não fale inverdades ou xingamentos.

Quem tem a consciência tranqüila não se incomoda com falatório, pois são os atos de uma pessoa a melhor vitrine, não palavras mais ou menos bonitas. È o cumprir o prometido, é construir sempre ao seu redor, seja construir conhecimento, como casas, jardins e obras públicas. È ter fluidez nos gestos, expressões e alma. Não deixar que uma política doente e corrompida lhe carregue de roldão e sem volta.

Vejo há muito tempo, muita coisa errada. Estou num momento, em que quero expressar. Se achar que não está valendo a pena, o meu idealismo, de despertar corações e mentes não está alcançando seu objetivo, eu da mesma forma poderei me silenciar e voltar a ser um mero observador.

Eu sou assim, e assim serei. Não sei porque há pessoas da minha própria família ameaçando que vão falar a verdade sobre mim, preferindo os antolhos do que a parentela. Afirmo que se as “verdades” que espalharem não condizerem com minhas ações, apontarem para outras direções que não minha vontade sincera de que os cidadãos riobonitenses tenham suas vidas valorizadas, serão meras mentiras, na realidade.

Já disse que não sou santo, sou uma pessoa como todos, mas antes de passar a régua e fechar este texto, eu pergunto a vocês. O COMPERJ aí está, já vem operando há cerca e 3 anos em toda esta região. Há uma série e qualificações e cursos sendo oferecidos, para dar mais condições de trabalho, de acordo com as inúmeras funções que estão se tornando necessárias.

Vocês estão preparados para esta nova era? Vocês ainda acham que os empregos cairão em seus braços e basta estar próximo deste enorme projeto que tudo vai melhorar?

Vocês têm noção de quantas pessoas estão vindo, altamente qualificadas, de todas as partes do Brasil, prontas para ocuparem com habilidade e competência as vagas dos concursos que já estão começando a acontecer?

Enquanto vocês ficam grudados no Facebook, e no acompanhar das palavras deste que aqui vos fala,muitas coisas estão ocorrendo, num Universo bem mais amplo que comezinhas políticas, “disse que disse”.

O que eu tento trazer é apenas um exemplo que cada um pode pensar por si, refletir, escolher, sem amarras, sem estar ancorado em promessas e compromissos de escambo. Podem ver o que é melhor para vocês, o melhor candidato político, mas muito, muito mais além disso.

Se eu lhes passo atitude, é porque quero que vocês também sejam pessoas de atitude.

Então, vamos parar com estas mesquinharias, de ficar me ameaçando, disto e daquilo, façam vocês também a sua parte. Cada um pode, se quiser, escrever palavras, mostrar sua opinião, assim como ter força para olhar nos olhos do outro na rua. Cada um pode e tem o direito de melhorar de vida, buscar condições melhores, por si só, por sua força pessoal, sua vontade e esforço. Pode comentar ou não as coisas erradas do caminho, mas as identifica e se afasta delas.

Estes que estão tão preocupados com minhas palavras, que venham ao bom combate, que é feito não com violência ou com ameaças, mas com palavras, com argumentos, com feitos. Escrevam, em vez de me parar na rua para me jogar palavras amargas, em vez de ficarem as escondidas (privadas) mandando mensagens que burlam a minha vontade e que principalmente tentam me intimidar. Debatam, e provem que a honestidade e o desapego acompanham o seu ideal de altruísmo, ou que pelo menos estão tentando. Somos todos humanos, mas podemos ser humanos melhores. Não mais que os outros, mas ter uma visão mais Universal, sair do âmbito de Rio Bonito, pensar que o Planeta Terra agradecerá medidas positivas.

Que cada um olhe-se no espelho e possa responder a estas perguntas: O QUE EU SOU ? O QUE EU FAÇO? PARA ONDE VOU?

A vida é curta, senhores, vivam as suas próprias vidas, não vivam o sonho de outros, não comprem brigas pelos sonhos de outros, sejam felizes por si e não por promessas. E gostaria de finalizar, que é muito bom, chegar até aqui, íntegro, fazendo parte do povo, como vocês, e acreditando que essa DEMOCRACIA, que encontrei nos antigos escritos gregos é aquela em que me espelho.



Alex Hudson

Rio Bonito - RJ


Fonte de Pesquisa

POLITICA - OS GREGOS E A DEMOCRACIA

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)