sábado, dezembro 24, 2011

Evaldo Peclat Nascimento

Aproximadamente duas mil pessoas já viajaram nas linhas de ônibus do Serviço Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), “Expresso Capivari”, lançado no último sábado (17/12) em rápida solenidade pelo Prefeito Marcello Zelão, no ponto final de embarque, na Praça Amaral Peixoto. Segundo o diretor do SMTU, Leonam Tobias Costa, nas dez linhas existentes, só na última terça-feira (20) circularam cerca de 800 pessoas. Os usuários estão satisfeitos com o lançamento do serviço. O preço da passagem é R$ 1,00 para todos os percursos.

Os coletivos (nos modelos microônibus e convencionais) fazem os itinerários do Centro de Silva Jardim para as localidades de Lagoa de Juturnaíba, Mato Alto, Caxito (via Imbaú), Aldeia Velha, Bananeiras, Gaviões, Pirinéus, Cesário Alvim (Via Varginha) e Goiabal (Via Coqueiro), além da linha Circular (Centro, Cidade Nova e Fazenda Brasil). De acordo com o assessor operacional de Tráfego, Wladimir Delphino da Silva, a linha que apresenta o maior movimento até agora é a Silva Jardim—Cesário Alvim (Via Varginha). Os carros fazem ponto final no trecho da Rua Silva Jardim junto à Praça Amaral Peixoto e ao Bar do Gilson, no Centro.

Os veículos circulam até as 19 horas, mas, seguindo sugestão do prefeito Marcello Zelão, em ocasiões de festas também deverão rodar durante a madrugada a fim de atender as pessoas que participarem delas. O prefeito, por sinal, é um dos mais entusiasmados com o novo serviço e sempre que pode vai até o ponto de embarque conversar com os usuários sobre a implantação. Como nas empresas particulares, no SMTU também é mantido o direito às gratuidades. Nos microônibus, por exemplo, depois que as duas vagas regulamentares são ocupadas, os demais que também tenham direito (idosos e portadores de necessidades especiais, entre outros) entram e saem pela porta traseira, sem limite de quantidade.

As viagens inaugurais do SMTU foram para as localidades de Gaviões, Aldeia Velha, Bananeiras, Mato Alto, Cesário Alvim, Caxito e Pirinéus além da Circular. Elas começaram a rodar às 12h30min de sábado (17).

As opiniões

A massoterapeuta Silvana Dias Batista, residente em Fazenda Brasil, é uma das que estão contentes com o novo serviço. Segundo ela, o município há muito tempo precisava dele. Ela é natural de Campos dos Goytacazes e reside em Silva Jardim há 14 anos. Silvana achou interessante, ainda, o valor da passagem que é bem acessível à maioria dos usuários.

Já a doméstica Maria Cândida Gouvêia, de 55 anos, moradora em Varginha, disse que o lançamento do serviço “foi uma bênção”, pois até então ela e outras pessoas tinham de pagar R$ 6,00 na empresa particular sempre que queriam se deslocar até o Centro da cidade e vice-versa. “Quem trabalha, ganha pouco e precisa viajar todos os dias, então, não tinha como arcar com essa despesa”, analisou.

A implantação também está beneficiando e agradando o comércio local, já que a circulação dos coletivos vem aumentando o fluxo de pessoas no Centro da cidade. “Agora, até as pessoas que moram em Cesário Alvim e Caxito, por exemplo, que achavam mais fácil ir direto a Rio Bonito fazer compras, aproveitando a viagem e a passagem na outra empresa, já podem vir para o Centro de Silva Jardim”, observou o comerciante Gilson, do Bar Sr. Alfredo. Tanto que as primeiras estatísticas do tráfego apontam as referidas linhas como as que apresentam maior volume de passageiros até o momento.

O que é o SMTU

O SMTU é uma autarquia municipal com personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira próprias. Seu objetivo fundamental é proporcionar a prestação direta de serviços de transporte a pessoas e bens nas áreas urbanas. Ao empossar o economista Leonam Costa no cargo de presidente, no último dia 13/05, o prefeito Zelão destacara que a criação cumpre mais uma de suas promessas de campanhas.

Na ocasião o prefeito lembrara que este é o segundo organismo desta natureza no Município (o primeiro é o Instituto de Previdência de Silva Jardim -- IPSJ), e que vai resolver o grande problema de transporte da cidade, principalmente para o interior. O vice-prefeito, Fernando Augusto, destacara que a implantação também desafogará o serviço de transporte escolar, que vinha conduzindo os passageiros até agora.

Leonam lembrara que já dispunha de um levantamento, feito pela Secretaria Municipal de Transportes, apontando que o município conta com uma demanda de oito mil passageiros por mês; e que a aceitação do cargo representa um desafio para ele. A princípio, o SMTU deverá contar com um ônibus para cada distrito, fazendo uma média de três viagens por dia. “Zelão me disse que quer a maior mobilidade das pessoas, assim como a melhoria da qualidade de vida dos munícipes; e vi nisso uma grande oportunidade de fazermos um trabalho diferente, para o qual esperamos contar com a colaboração de todos os secretários”, ressaltara.

Zelão observara que não ia pedir a colaboração, mas sim “exigir” que todos colaborem e façam o SMTU funcionar e virar modelo na Região, como já tem acontecido com outras iniciativas adotadas no município. E frisou que a criação do SMTU é a realização de um sonho, que se alongava desde 2005, época a partir da qual a cidade não contava com transporte coletivo.

Além de facilitar de modo geral a vida dos usuários, a implantação do SMTU também incentivará o desenvolvimento da economia local, pois colaborará com o deslocamento das pessoas aos centros comerciais para suas compras. Facilitará, ainda, o comparecimento aos serviços médicos e para a resolução de outras questões diárias.

Enquanto não obtém a sua sede própria, o SMTU ficará sediado na Secretaria Municipal de Transportes (Semtran), no bairro Fazenda Brasil. O patrimônio da Autarquia será constituído dos bens e direitos transferidos pelo Município de acordo com sua dotação orçamentária e dos que ela própria adquirir. Sua administração será formada por, além do presidente, uma Assessoria Jurídica, Gerente Operacional e Assessoria Operacional. A criação do SMTU, constante da Lei nº 1.554/2011, foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 20 de abril passado.



Evaldo Peclat Nascimento



Fonte:

P.M.S.J.

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)