segunda-feira, dezembro 26, 2011

Maternidades estaduais adotam o modelo do Ministério da Saúde para nascimento seguro



O estado do Rio de Janeiro é o pioneiro no país na implantação da Rede Cegonha. Em agosto deste ano, as maternidades adotaram o modelo do Ministério da Saúde que visa garantir às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Algumas das maternidades da rede estadual, especializadas no atendimento às grávidas de alto risco, vão ganhar a Casa da Gestante, Bebê e Puerpério.

O espaço, que terá 20 leitos cada, servirá para hospedar as mães cujos bebês estão internados em UTIs ou UIs neonatal, permitindo a continuidade da amamentação e a proximidade entre mãe e filho.

As Regiões Metropolitanas I (Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica) e II (Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá), que concentram, juntas, cerca de 11.814.001 habitantes, já iniciaram o processo de adequação à Rede. Para 2012, a previsão de investimentos é de R$ 300 milhões e vai incluir também o custeio de leitos.

Em 2011, o projeto começou a ser organizado no estado através da realização de reuniões, fóruns e oficinas com gestores municipais, que passaram a conhecer a rede e estiveram envolvidos no aprofundamento das discussões sobre as linhas de cuidado materno-infantil. A capacitação das equipes prevê reuniões, fóruns e oficinas com gestores dos municípios de ambas as regiões.

No encerramento das oficinas, organizadas por membros da Subsecretaria de Atenção à Saúde e da Superintendência de Atenção Básica da SES, os grupos mostraram propostas para consolidação da Rede Cegonha em suas regiões. A rede inclui cuidados em etapas como o pré-natal, o parto e o nascimento, o puerpério e a atenção integral à saúde da criança além de sistema logístico (transporte sanitário e regulação).


Fonte:

Jornal do Brasil

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)