terça-feira, dezembro 27, 2011



No Brasil arrecada-se 75% de impostos sobre o fumo. No entanto, ultimamente vem sendo orquestrada uma gigantesca campanha anti-fumo, ultrapassando o valor arrecadado, mas que parece estar se tornando uma cruzada anti-fumantes.

Paradoxalmente, ocorrem subsídios ao tabaco (plantio, adubos, pesquisas), com grandes descontos, por exemplo em calcário, impostos, principalmente no estado de Paraná. A própria EMBRAPA vem desenvolvendo muitas pesquisas, sobretudo com espécies de trangênicas, resistentes às pragas, por exemplo.

Na contramão do que houve há anos atrás, no auge da fama e glamour de cigarros como “Malboro”, que contém tabaco desenvolvido com os maiores índices de nicotina, hoje há o tabaco transgênico, com baixas taxas de nicotina, e vem sendo testado como possível medicamento no tratamento da AIDS, e também poderia ser uma alternativa menos tóxica para novos tipos de cigarros.

Mas...afinal, o que realmente faz tanto mal ao organismo humano, a nicotina ou as outras centenas de resíduos, decorrentes de herbicidas e aditivos(alcatrão, naftaleno, amônia, organofosforados, etc)? A nicotina é apontada como a grande culpada, provocando a dependência e os efeitos cancerígenos. Estão, porque são permitidos produtos alternativos para quem quer parar de fumar , vendidos em farmácias, como pastilhas e adesivos, também a base de nicotina? Porque não se desenvolve cigarros a base desse tabaco trangênico, sem os gens cancerígenos e a fumaça tóxica, já que a ciência genética está tão avançada?

Refletindo sobre isso, como faz o usuário dos adesivos e produtos alternativos ao cigarro, adicto da nicotina, para largá-los? Ele apenas deixará de “pitar”, mas continuará sendo um usuário, mudando apenas o enriquecimento das indústrias como a Philip Morris, como todo mundo sabe, das maiores sobre a indústria tabaqueira, para os conhecidos gigantes da indústria farmacêutica...

Por que não está havendo também programas televisivos, e nos jornais
escritos , matérias diárias contra os usuários de outras drogas, lícitas e ilícitas(que nem impostos pagam)? Por que nos rótulos das cervejas, vinhos, cachaças não há também aquelas fotos constrangedoras decorrentes de cânceres hepáticos, distúrbios cardiovasculares que o álcool em excesso produz, ou ainda aqueles chefes de famílias que ficam alucinados com a bebida e são capazes até mesmo de matar? Isto tudo são apenas meras cogitações....

Por que os consultórios de psicanalistas e terapeutas, procurados para o tratamento do vício do cigarro, estão sempre cheios, mas os resultados são relativamente baixos, se comparados com aqueles que recaem, somados aqueles que ingressam no vício? Qual seria a chave de controlar as pressões sociais, o estresse massacrante que leva as pessoas buscarem medidas paliativas, como ingestão de calmantes, tratamentos para úlceras, pressão alta, enxaquecas, e o uso de cigarros e bebidas alcóolicas?

A questão é mais intrincada do que parece. A grande campanha mundial anti-tabagista está se configurando um movimento preconceituoso contra pessoas, parece a vocação para a inquisição que a humanidade herdou...Há casos inclusive, no Brasil, de pessoas que sofreram físicas, como pedradas, por ter acendido um cigarro na rua, onde nem sequer estava proibido.

Tudo deve ser refletido, e termino pensando o que faz com que precisemos destas “muletas “ psicológicas, o que está faltando no mundo para sermos pessoas equilibradas, resolvendo os problemas com tranquilidade. Não seria o caso de mais cuidado com os jovens, orientando para que eles superem as adversidades, independente de classes sociais? Pois ao contrário do que se rotula, tantos o pobres quanto os ricos têm seus problemas. O diferencial da felicidade é saber viver bem, cada um dono de seus caminhos, sem permitir influenciar-se, sem ficar em cima de muros, enfrentando o dia a dia com naturalidade, tendo a auto estima sempre preservada.


Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)