domingo, janeiro 29, 2012



Sai de Rio Bonito quando tinha meus 9 para 10 anos de idade, retornei em 1992 e o que aqui vi era aterrador, pois acostumado em outra cidade, onde as Leis funcionavam, onde muitas coisas que aqui existia lá nunca havia visto. Foi um tremendo choque de desordem que eu percebi, mas eu escolhi retornar para onde estavam meus parentes, amigos eu quase não se lembrava deles.

Andar nas calçadas era um verdadeiro tormento, tínhamos que desviar das bancas das lojas, dos penduricalhos e outros, logo no primeiro mês que aqui estava fui fazer um lanche no extinto Bar Nacional e percebi um rapaz mexendo com uma menina e ela não deu “mole” para ele, então ele pegou da lixeira um monte de papel e amaçou e jogou no rosto da menina, aquilo me deixou aterrorizado, mas bem depois percebi que era um ato isolado, de um sem educação, mas a primeira vista logo “rotulei” todos como aquele rapaz.

Passado algum tempo eu mesmo resolvi os problemas das bancas, das placas e dos penduricalhos e outros das calçadas, pois junto aos fiscais que comandava fizemos um verdadeiro choque de ordem na cidade, que ainda perdura.

Aprendi muito sobre a cidade e seus habitantes, percebi que as pessoas não eram muito acostumadas com Leis, existia fiscais e poucos deles cumpriam seus deveres, na maioria das vezes a pedido dos Prefeitos, Vereadores e outros, pois fiscalizar, cobrar as Leis Municipais, Estaduais e Federais, tiravam votos, não posso deixar de esquecer os “Donos da Cidade”, que era um grupinho que adora dizer “Você sabe com quem você está falando?”, a minha resposta era imediata “Não, mas eu me chamo Alex Hudson e estou aqui para dizer que o senhor está ferindo o Código de Posturas ou Código Tributário”, foi muito difícil, fui muito hostilizado e até hoje muitos não gostam de mim apenas por eu ter cumprido meu dever, sempre que podia eu estava junto aos Fiscais que eu comandava e sempre dizia quando eles iam a algum lugar sem a minha presença, se a pessoa lhe hostilizar deixe a notificação e nem mesmo retruque o que você ouvir, vamos cumprir a Lei e quem não atender a notificação iremos lá os intimamos ou ainda autuamos e pronto. Eu nunca ouvi falar que um dos Fiscais que eu comandava foi agredido ou tenha agredido alguém, muito menos ouvi falar que outro Fiscal de outras Secretárias havia sido agredido ou cometeram alguma agressão a alguém. Sim, o povo da nossa cidade não gosta muito das Leis, mas isso não é só aqui em Rio Bonito, existe outros locais com mesmos problemas. Foram quase sete anos de muito trabalho e a população começou a conhecer o verdadeiro papel da Fiscalização, eu sempre era muito duro em minhas palavras, principalmente aos que descumpriam a Legislação Municipal, até que a pessoa aceitasse que realmente estava errado, mas que não tinha condições de pagar os débitos, então era aí que nós mostrávamos o nosso verdadeiro papel que era mais para auxiliar do que fiscalizar.

Então vamos a Guarda Municipal de Rio Bonito, pois o que escrevi acima foi para explicar que nosso povo pode até não gostar e não respeitar as Leis, mas não é um povo que agride fisicamente os funcionários públicos, muito menos os funcionários públicos agridem fisicamente o povo, o que aconteceu foi um ATO ISOLADO, infelizmente em nossa cidade por causa de politicagem costumam colocar todos no mesmo saco e sentar a paulada e dizer que todos são gatos PARDOS, o que não é verdade. Infelizmente a Guarda Municipal já começou errada, ela iniciou-se com quase todos os Guardas que não eram da nossa cidade, estes por exemplo eram oriundos de grandes e médias cidades e bem sabemos que nestas metrópoles o bicho pega, a Guarda Municipal cai matando mesmo, pois se não forem assim eles é que apanham, o que difere daqui, infelizmente os Municípios pequenos tendem a copiar quase tudo dos grandes cidades, este é o grande erro de cidades como a nossa, pois nem sempre o que funciona na Capital irá funcionar aqui em nossa cidade.

Outra coisa é uma grande covardia colocar os Guardas Municipais na rua sem que eles tenham a sua ferramenta, ou seja, o talão de multas e até um reboque, isso é uma verdadeira covardia, pior acaba a população não aceitando muito a intervenção destes agentes. Como disse acima o problema maior foi no inicio da formação da Guarda, com toda certeza se no inicio ela fosse formada por moradores da cidade a população não teria tantos problemas em aceita-la, se desde o inicio a Guarda Municipal pudesse agir de forma que deveria agir com suas ferramentas em mãos, muita coisa já estaria mudada em nossa cidade. Na ocasião existia um Guarda Municipal que se chamava Jesus que do Mestre ele nada tinha e fez coisas que até o próprio Mestre duvida, até mesmo levar alguns munícipes para locais esmos e sentar a pancada este ser fez, ameaçava a todos e até foi flagrado portando arma de fogo, tudo isso na ocasião a anterior administração abafou e fez algumas ponderações ($$$), assim conseguiram abafar tudo. Enfim o tal Jesus era um verdadeiro capeta e logo o povo mostrou a ele qual era seu lugar. Então sobrou o asco da população para com a Guarda Municipal e entenderam que se os Guardas nada faziam, ou seja, eles não multavam então também não mereciam respeito.

Então o erro não é agora e sim desde a constituição da Guarda, eu li alguns comentários onde as pessoas disseram que não necessitamos deles, sim necessitamos e acredito que o efetivo deveria aumentar, mas eles deveriam estar munidos de suas ferramentas, serem verdadeiramente preparados, terem acompanhamento psicólogo e psiquiátrico, assim é na PM, Civil e Policia Federal, isso garanto a vocês que eles não tem e se tem com toda certeza estes profissionais da saúde não estão dando resultados.

O ato que aconteceu no centro da nossa cidade é um ato infeliz, o Guarda em questão deve ser sumariamente expulso em nome da Guarda Municipal e se assim não agirem dificilmente os guardas municipais poderão agir em nossa cidade, percebam que todo este furdunço pode ser o fim da Guarda Municipal, pois o povo irá dar a resposta nas ruas quando forem interpelados pelos agentes, com toda certeza teremos outros atos parecidos com o que aconteceu na ultima sexta feira. Não tem desculpas ou versões e sim constatações, não tem que apurar nada e sim agir imediatamente.


Exemplo para nossa Guarda Municipal:




Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

2 comentários:

Charles Emanuel disse...

Bem...rsrsrs... Lembro de um Guarda Municipal de Araruama/RJ, em meados de 95, que atuava no centro daquela cidade desse mesmo jeito e até mais artista, era engraçado vê-lo trabalhar, qdo eu saia de vila isabel e ia visitar minha falecida mãe em São Pedro D'Aldeia, do ônibus da 1001, gostava de vê-lo trabalhar, ele sempre ficava na altura da rodoviária de Araruama. Os turistas e moradores da cidade adoravam a forma que ele "puxava" o trânsito. Um dia, o prefeito mandou exonerar o tal Guarda, pois o mesmo fazia o maior sucesso. Qdo a população soube da exoneração dele, eu fiquei sabendo, que foi realizado um abaixo-assinado pedindo a volta do guarda para o trânsito de Araruama/RJ. O cara era mais popular que o prefeitinho.
Mas...; o inspetor em questão, que é AGENTE DE TRANSITO de Vila Velha/ES, pois, lá não tem Guarda Municipal. Alguns colegas desse inspetor (MEIRELLES) já foram meus alunos, isso anos atrás. Alunos do curso de manuseio com bastão Tonfa, curso que realizei naquela cidade. Pois lá em Vila Velha, assim como em Vitória, qdo a Prefeitura começou a atuar com agente de trânsito na fiscalização, a população não respeitava os agentes, a época, o sindicato dos servidores daquela cidade pediu ajuda ao SINDIGUARDA/RJ.
Apesar que o diretor deles, não permitiu que eles usassem o tal bastão em serviço. Mas, isso é passado! rsrsrs...
Bem... esses agentes de Vila Velha/ES, foram alunos de um guarda municipal de Rio Bonito.
DIGO! DE UM GUARDA MUNICIPAL DE UMA INSTITUIÇÃO QUE COMEÇOU ERRADO!
Alex o "X" da questão em Rio Bonito é que aqui ninguém, digo, ninguém, quer ser incomodado ou interpelado por um "GUARDINHA"! E isso é fato!!! Aqui em pleno século XXI, a população ainda convive com obsoletos conceitos típicos de cidade pequena.
A cidade foi fundada com conceitos bem arreigados e elaborados por um pequeno grupo de famílias "DONAS DA CIDADE" que a época ditavam as regras e, um conceito eu posso afirmar que é: "SE VC É FILHO DE FULANO, VC É ALGUÉM! SE NÃO, VC NÃO É NINGUÉM!". Em Rio Bonito, usa-se muito o "DR" como nome!
Rio Bonito precisa de um PREFEITO de pulso que faça valer as leis, doa a quem doer! Enquanto não tivermos um PREFEITO assim e que não tem rabo preso com grupos de donatários de Rio Bonito, aí sim teremos ORDEM e PREGRESSO. Fora isso É UTOPIA!
Abçs em Azul-Marinho!!

Administrador disse...

Charles,


eu gostaria de discordar de você, mas você foi na jugular.

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)