quarta-feira, fevereiro 08, 2012



Eu tenho motivos para acreditar que existe uma grande infestação de ratos pelas bandas do Bosque Clube e até aqui próximo do Campo do Rio Bonito, não apenas por animais doentes e muito menos por pessoas doentes, pois em ambos locais é nítido a permanência destes roedores, infelizmente em nosso País e não seria diferente em nossa cidade, esperamos a porta ser arrombada para depois colocarem cadeados, então eu já faço a minha parte como cidadão tentando escrever, com auxilio de uma profissional o texto que segue a respeito da doença, não devemos esquecer que um empresário tempos atrás foi infectado por esta doença ao tentar desentupir a rede de esgoto de sua empresa que é localizada próxima ao Bosque Clube, fora os casos que não foram comprovados.

Outra situação são os animais domésticos que começam serem infectados, aqui mesmo próximos a minha residência percebi os sintomas que descrevo abaixo em alguns animais, na semana passada um outro animal veio a óbito na Serra do Sambê com mesmo diagnóstico, lógico que não foi confirmado se os animais estavam com a doença, mas nos chega agora via Facebook através do amigo Machado um alerta que aproximadamente três animais com os sintomas e que foram constatados por Veterinários a tal doença.

Segundo informações o pessoal que trabalha no combate ao mosquito que causa o Dengue, irá começar a trabalhar com "desratização", pois este serviço estava parado a algum tempo e nem mesmo os rapazes souberam dizer porque da paralização dos serviços.

A leptospirose é uma doença infecciosa que acomete várias espécies animais, inclusive o homem. É transmitida através da urina do rato, por uma bactéria chamada Leptpospira interrogans. Ela existe na natureza em todo o planeta, mas ocorre mais naquelas localidades onde há falta de higiene, rede de esgotos, ausência de controle dos roedores. Tambem é uma doença que acontece epidemicamente após chuvas e enchentes, pois pelo transbordamento dos esgotos, contaminados com a urina do rato, ela facilmente penetra pela pele .

Há centenas de subtipos desta bactéria, que se chamam sorovares, e há a prevalência maior ou menor de cada um de acordo com o pais. No Brasil, os sorovares mais comuns são a Leptospira canicola., L. Ictherohemorragica, L.hardjo, L. Griphotyphosa. Os cães são extremamente sensíveis à doença, alcançando alta mortalidade. Eles passam a ser portadores da bactéria, mas podem se curar e deixar de transmitir, desde que sejam adequadamente tratados por um médico veterinário a tempo.

Os principais sintomas no cão são vômitos, inapetência, emagrecimento, febre, seguido de mucosas ictéricas (amarelas), insuficiência renal, hemorragias e se não tratado a tempo pode morrer.

O ser humano também é bastante suscetível à enfermidade, mas tem mais resistência, e tratado convenientemente se cura sem sequelas, porém ainda não desenvolveram vacinas para humanos, então é necessário ter cuidado, não nadando em aguas sujas, não bebendo água não tratada, combatendo os ratos, mantendo ao redor das habitações o mato limpo e baixo, não jogando lixo no leito dos rios, que aumenta o número de roedores. Não é fato que se adquire leptospirose de latinhas de cerveja ou refrigerante. A hipótese é remota, a não ser que o estabelecimento que as comercializa não tenha nenhuma fiscalização sanitária e ainda por cima a pessoa esteja com ferimentos na boca ou trato digestivo, pois normalmento o suco gástrico elimina a bactéria.

Nos outros animais, a doença não se mostra tão aguda e mortal, mas causa abortamentos e infertilidade, com queda da produção, e não havendo a eliminação dos restos fetais e placenta, a bactéria volta à natureza, ali proliferando.



Em Saúde, a melhor estratégia é SEMPRE a prevenção. Portanto, pode-se evitar a doença em cães, porcos , bois e cavalos através da vacinação. No Estado do Rio de Janeiro preconiza-se, pela alta prevalência da doença, a vacinação dos cães duas vezes por ano, sendo que uma das vezes os antígenos estão junto à vacina anual déctupla, que protege o cão de outras doenças, como a cinomose, a hepatite, a tosse dos canis, a traqueobronquite infecciosa, a coronavirose e a parvovirose. Não se deve vacinar com vacinas vendidas em balcões de loja, pois sua eficácia não é comprovada. Somente o médico veterinário está autorizado a obter e aplicar as vacinas devidamente .

Quando o cão apresenta sintomas sugestivos com leptospirose, é necessário fazer exame de sangue para comprovar, ou a prova terapeutica, isto é, medicar imediatamente com a terapia específica, enquanto tenta obter diagnósticos diferenciais como a doença do carrapato, envenenamentos, e outra doença que tambem cause icterícea, como a hepatite infecciosa, mas esta não é transmitida ao homem. Os testes laboratoriais para comprovação mostram enzimas hepáticas muito elevadas, hemograma demonstrando infecção grave, e as provas de função renal tambem estarão muito alteradas. O ideal é o teste para identificação de anticorpos, ou cultivo da bactéria em meios especias, mas estas últimas provas só alguns laboratórios estão habilitados, embora fôsse o ideal sempre fazê-las.

Deve-se ter muita atenção quando há surto de leptospirose, porque no homem nem sempre há icterícia nos primeiros estágios, podendo ser confundida com uma simples gripe.

No caso deve-se diferenciar com várias doenças:

• Formas anictéricas:

viroses em geral, dengue, riquetsioses, hantavirose, bacteremias, septicemias, febre tifóide, colecistite aguda, infecção de vias aéreas superiores e inferiores, malária, meningites, toxoplasmose, febres hemorrágicas, pielonefrite aguda, apendicite aguda e outras.

• Formas ictéricas:
hepatites, febre amarela, riquetsioses, septicemias, malária grave, febre tifóide com icterícia, colangite, coledocolitíase, síndrome hepatorrenal, esteatose aguda da gravidez e outras.

Comprovando-se casos de leptospirose em qualquer espécie, inclusive no homem, é caso de notificação compulsória ao orgão do governo responsável pela Saúde Pública do municípío.

Só para terminar, uma curiosidade. Os gatos domésticos, inveterados caçadores de ratos, são muito resistentes à doença, embora haja casos raros. Papai do Céu é sábio mesmo...




Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

Fontes consultadas:

Secretaria Municipal de Saúde - SP
Saúde na Internet
Portal Saúde



Auxiliando no texto:
Link
Dra. Maria Leonora Veras de Mello/CRMV-RJ
(Homeopatia, Acupuntura, Problemas Reprodutivos, Endocrinologia )

Especialização em Patologia Veterinária com ênfase em Reprodução dos Animais de Companhia, Homeopatia, Acupuntura. Mestrado em Medicina Veterinária pela UFF em 1997. Docente das Disciplinas de Clinica Médica dos Animais de Companhia e Epidemiologia e Saúde Pubica na Centro Universitário Fundação Educacional Serra dos Órgãos ( UNIFESO ). Coordenadora em Veterinária do Curso de Especialização em Homeopatia da Federação Brasileira de Homeopatia. Atuação em Clínica Geral Veterinária.

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)